7 de novembro de 2015

100 Melhores Personagens de Séries - Nº 99



Série: American Horror Story
Actor: John Carroll Lynch

por Miguel Pontares


    O mítico Joker. O animado Krusty. O real John Wayne Gacy. O comercial Ronald McDonald. O português Batatinha.
    Depois de uma valente palhaçada, passo à personagem de hoje. Entre as 100, é uma das que precisou de menos episódios (5) para aqui constar.
    Os criativos Ryan Murphy e Brad Falchuk gerem agora um hotel, mas outras antologias vieram antes - Murder House Asylum (as duas mais fortes, na minha opinião), Coven e Freak Show. Twisty é uma personagem secundária na 4.ª temporada, que se foca no espectáculo de aberrações da cidade de Jupiter.
    Poucos sofremos de coulrofobia (medo de palhaços), mais frequente nas crianças, mas há de facto figuras menos desconfortáveis do que a de um palhaço.
    Jogando com isso, 'American Horror Story' criou uma personagem completa. Emblemático e inesquecível do ponto de vista visual (uma boa inspiração para máscaras de Halloween), com um comportamento assustador, assassino, mas com uma história de vida triste.
    Tudo em Twisty é assustador. É-nos apresentado ao interromper um piquenique de um casal, iniciando o seu "número" ao entregar educadamente um ramo de flores à rapariga, antes de assassinar o namorado, raptando-a depois. Mentalmente debilitado, mata pais e "salva" crianças. É a cena dele, para ter o seu público de outrora para actuar. Para além do impacto da sua primeira impressão, tornam-se highlights da quarta temporada o seu relacionamento com Dandy (o verdadeiro antagonista) e a história, contada no duplo episódio de Edward Mordrake, do seu passado. Sem apagar ou desculpar os seus assassinatos e raptos, conhecemos a génese de Twisty - era o grande sucesso do seu circo até ao momento em que os outros freaks espalharam a mentira de que seria um pedófilo, condenando para sempre a sua proximidade em relação a crianças, e impedindo a sua vocação. Em desespero, Twisty tenta suicidar-se com uma caçadeira, mas acaba apenas por destruir o seu maxilar inferior, criando depois uma prótese facial (quase tão assustadora quanto a imagem que ela esconde).

    Twisty acaba por ser uma boa ilustração do que é 'American Horror Story'. 
   Uma série sempre criativa a criar personagens, e que tem contado com grandes actores (todo e qualquer papel de Jessica Lange, e as contribuições de nomes como Denis O'Hare, Zachary Quinto, James Cromwell, Lily Rabe ou Kathy Bates) em cada temporada. Coube a John Carroll Lynch, que recentemente apareceu em The Walking Dead a contracenar com Morgan, ser Twisty; uma personagem que parece ter influências de Pennywise, o palhaço de Stephen King em It, possivelmente do famoso serial-killer John Wayne Gacy, e cuja cena do piquenique carrega a curiosidade de se assemelhar a um momento do filme 'Zodiac' no qual a personagem de John Carroll Lynch é o principal suspeito sem provas de um conjunto de crimes, incluindo o homicídio de um casal.. durante um piquenique. E peço desculpa por vos ter sujeito a ler tantas vezes a palavra piquenique. Prometo que não volta a acontecer.                                                                                       

← Anterior (100)                                                                                                                                                                                                            Seguinte (98) →                  

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Lorena Wildering, Nuno Cunha, Cê e SWP.
Foram tidos em consideração séries com pelo menos 1 temporada, concluída a 1 de Outubro de 2015. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou às séries que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário