9 de novembro de 2015

100 Melhores Personagens de Séries - Nº 98



Série: Sabrina
Actor: Nick Bakay (voz)

por Lorena Wildering


    Recuemos até ao final dos anos 90, de volta aos serões com os olhos colados à televisão, mais especificamente na RTP2. Antes de dar a clássica cantiga infantil que nos mandava vestir o pijama e lavar os dentes antes da hora de dormir, ainda havia tempo de ver um ou dois episódios de 'Sabrina The Teenage Witch'.
     Depois do divórcio dos pais, Sabrina Spellman, aparentemente uma adolescente normal, parte para ir viver com duas tias excêntricas, Hilda e Zelda, que ainda vivem juntas. Muda-se para o pacato subúrbio americano de Westbridge, para a única casa Vitoriana dos arredores que sempre levantou muitas suspeitas.
    No seu 16º aniversário, as tias encarregam-se de finalmente lhe revelar um segredo há muito guardado: Sabrina é uma bruxa. Mas não é a protagonista que dá o nome à série que pertence a este lugar do top, mas sim alguém mais peludo. Com a sua verdadeira identidade revelada, Sabrina não só aprende que o armário da roupa a leva até ao “Outro Reino”, como descobre que o inocente gato preto que vagueia pela casa afinal… fala. E não só fala, como tem apelido. Saberhagen. Salem Saberhagen.
    Salem, com voz de Nick Bakay, foi também bruxo, mas um que organizou um esquema para dominar o mundo. O plano não só acabou por cair por terra, como ainda foi condenado pelo Conselho das Bruxas a permanecer cem anos como um gato sem quaisquer poderes mágicos.

    Ao longo das sete temporadas que acompanhamos a vida de Sabrina, Salem está sempre por perto para se intrometer na sua vida ao bisbilhotar o seu diário e dar-lhe (por vezes maus) conselhos. É motivado principalmente pela fome e pela sua ambição que, mesmo condenado a gato, ainda está um pouco presente debaixo do pêlo. Vinte e cinco anos de sentença já cumpridos e Salem ainda deixa escapar a vontade de dominação mundial ao Conselho.
    Além da sua veia maléfica, também é muito conhecido pelo seu soluçar quando se sente angustiado e pelo orgulho que tem na sua capacidade vocal. Apesar da sua maldade e egocentrismo, Salem revela muito carinho pela família Spellman, a quem foi dada a sentença de adoptar o felino.

    Sabrina foi um marco na televisão americana que tinha como único objectivo transmitir bons valores aos seus espectadores mais novos através das peripécias da protagonista, e até contou com convidados especiais como Britney Spears, Paula Abdul, The Violent Femmes e a drag queen RuPaul. Por cá também deu cartas e seguramente incentivou várias meninas a esticar o dedo para ver se saía alguma faísca. Ou se calhar fui só eu.

← Anterior (99)                                                                                                                                                                                                              Seguinte (97) →                                                                                                                                                                               

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Lorena Wildering, Nuno Cunha, Cê e SWP.
Foram tidos em consideração séries com pelo menos 1 temporada, concluída a 1 de Outubro de 2015. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou às séries que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário