14 de fevereiro de 2015

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 70



Filme: 12 Monkeys
Actor: Brad Pitt

por Miguel Pontares


    Jeffrey Goines, interpretado por Brad Pitt nos 12 Macacos de Terry Gilliam, é o exemplo perfeito de 2 elementos que contribuem para a edificação de uma boa personagem - o olhar, e a primeira impressão.

    Muito poucas personagens ao longo de décadas e décadas de Cinema conseguiram transmitir tão bem a loucura e demência, com uma pontinha de naive, apenas com um olhar hipnotizante e assustadoramente focado e desorientado ao mesmo tempo. Quando James Cole (Bruce Willis) regressa ao passado e a uma instituição psiquiátrica, calha a Jeffrey Goines (Brad Pitt) dar-lhe a conhecer o local. E a verdade é que aqueles primeiros minutos, numa tour pela insanidade, chegam tanto para Goines comprar o bilhete para este Top, como para '12 Monkeys' ter o seu ponto alto, para além do conceito-geral que ganha sentido na última cena.
    Goines surge em mais do que um período em '12 Monkeys', aparecendo também fora da Instituição por se tratar do filho de Dr. Goines (Christopher Plummer) e o inesperado líder do movimento 12 Macacos, com objectivo de libertar os animais do jardim zoológico de Filadélfia. No entanto, é de calças de pijama e a saltar de cama em cama enquanto grita e destrói almofadas que Jeffrey Goines cativa, voando em alguns momentos "sobre um ninho de cucos".

    Brad Pitt, nos seus áureos mas pouco reconhecidos anos 90 (Pitt nunca ganhou um óscar como actor), foi nomeado para Melhor Actor Secundário em 1996, perdendo para Kevin Spacey. Este Jeffrey Goines surge indubitavelmente pelo menos entre as 3 melhores personagens do marido de Angelina Jolie, e faz-nos enlouquecer com ele no meio das suas teorias da conspiração, defendendo os direitos dos animais e revoltando-se contra o consumismo (ao ouvi-lo até parece que adivinhamos a que outra sua personagem aquilo vai parar..).
    Terry Gilliam, um dos Monthy Python, sempre se ligou a filmes "estranhos", mas Jeffrey Goines mantém-se até à data como a melhor personagem sob a sua alçada. E Brad Pitt, tal como Leonardo DiCaprio, Ryan Gosling ou recentemente Matthew McConaughey, provou em '12 Monkeys' - como em vários outros filmes - que o rótulo de "cara bonita" de Hollywood é demasiado redutor para um actor com um talento aparte.

← Anterior (71)                                                                                                                                                                                                              Seguinte (69) →                                                                                                                                                                                 

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário