16 de fevereiro de 2015

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 69



Filme: Reservoir Dogs
Actor: Michael Madsen

por Miguel Pontares


    Quentin Tarantino é um dos realizadores com assinatura mais vincada e característica na actualidade. Realizou até hoje 8 filmes, e com o nono The Hateful Eight a caminho, já pôs a hipótese de se aposentar depois de completar 10 filmes. Era pena, mas percebe-se a ideia de deixar um legado coeso.
    Falo de Tarantino porque este Mr. Blonde (Michael Madsen) pode ser encarado como uma representação figurativa do ADN Tarantino, sendo ao mesmo tempo o responsável pela primeira cena emblemática de um filme do realizador nascido no Tennessee.
    Em 'Reservoir Dogs' - é discutível mas juntamente com 'Pulp Fiction', 'Inglourious Basterds' e 'Django Unchained' formam o melhor quarteto de Quentin - o Argumento não é complexo mas é inteligente, com várias peças a movimentarem-se num tabuleiro criminoso, e conhecendo-se entre si como Mr. Pink, Mr. White, Mr. Orange, Mr. Blue, Mr. Brown e Mr. Blonde. Tarantino conseguiu criar praticamente uma peça de teatro do ponto de vista cénico, adaptada ao grande ecrã, com alguns flashbacks pelo meio. E claro, um elenco de excelência a juntar a Madsen e ao próprio Tarantino actores como Harvey Keitel, Tim Roth e Steve Buscemi.
    O assalto corre mal e é num armazém que a dúvida se instala, com todos estes senhores a suspeitarem uns dos outros, achando que um é informador da polícia infiltrado. Para além daquele célebre tiroteio a três, fica na retina Mr. Blonde. A personagem de Michael Madsen aparenta tranquilidade, uma postura "cool", e não perde essa postura durante o momento mais psicótico de 'Reservoir Dogs'. É ao som de "Stuck in the Middle with You", dos Stealers Wheel, que Mr. Blonde tortura um polícia, deixando-o com uma orelha a menos e regando-o com gasolina. A cena e a personagem dizem "isto é Tarantino" por todos os lados, impressionando a forma como conseguem coexistir vários factores - uma violência que nos surpreende, coreografada de uma forma que nos deixa boquiabertos com a crueldade e atrocidade existentes na personagem com mais estilo. A marca de um psicopata singular.
    Vic Vega, nome de código Mr. Blonde, não é a única personagem-Tarantino a surgir neste conjunto de 100 Personagens. Mas é a primeira a surgir, tal como foi a primeira personagem-ícone, a apadrinhar o baptismo de uma carreira de um realizador original. 


← Anterior (70)                                                                                                                                                                                                              Seguinte (68) →                                                                                                                                                                      

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário