21 de fevereiro de 2015

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 67



Filme: Lars and the Real Girl
Actor: Ryan Gosling

por Tiago Moreira


    Um dos melhores papéis de Ryan Gosling que certamente passou ao lado da generalidade das pessoas. Um grande actor que tende a ser subvalorizado pelo seu passado. Tal como Leonardo DiCaprio outrora sofreu na pele - agora já é correctamente valorizado pelos amantes de cinema, excepto pela Academia - Gosling não consegue fugir ao rótulo de actor de filmes românticos. Mais um menino bonito do cinema que não passa disso mesmo. Uma conclusão completamente descabida dado o talento de Ryan. O próprio demonstra neste Lars and the Real Girl.
    Um homem introvertido e extremamente envergonhado, é encorajado pelos seus mais próximos a tentar relacionar-se com pessoas - mais concretamente com mulheres. Lars acaba por ceder à pressão do seu irmão e da sua cunhada e apresenta-lhes Bianca. Só que Bianca não é um ser humano. Ou melhor, só é um ser humano na cabeça de Lars. Para todos os outros terráqueos não passa de uma boneca sexual de silicone. Contudo, não é com intuito sexual que Lars olha para ela. Lars vê-a como um humano e trata-a como uma verdadeira companheira. Aconselhados por um psicólogo, o seu irmão e a sua cunhada acabam por concordar com a loucura de Lars e tentam lidar como se de uma pessoa verdadeira se tratasse. Acaba por se envolver numa profunda e sentida relação emocional e acaba por ter em Bianca o seu pilar no que toca aos seus problemas mundanos.
    Uma história muito idêntica a 'Her' - de Spike Jonze e com Joaquin Phoenix -, mas sem o lado futurista que este apresenta. Uma história de Nancy Oliver mais realista mesmo com todos estes contornos tão ilusórios que embelezam a própria película.
    Um papel em que Gosling merece todo o louvor e que merece constar no nosso Top 100. Existe sempre alguém como Lars que se isola do mundo e se limita a ver o tempo passar. Sem objectivos e com medo das relações interpessoais. E tudo isto acontece muito provavelmente derivado à rejeição social. Muitas pessoas preferem viver no seu mundo sem incomodar ninguém ao invés de arriscar na vida. Preferem nada sentir do que experienciar todos aqueles sentimentos negativos. Certamente que a maioria de vocês já os sentiu na pele e preferia não os voltar a sentir. Quem não preferia? Contudo, a vida é um risco. E é feita de sentimentos maus e bons que até ao fim das nossas vidas iremos sentir na pele. O mundo é feito de equilíbrio e resta-nos tentar viver da melhor forma possível.

← Anterior (68)                                                                                                                                                                                                              Seguinte (66) →                                                                                                                                                                               

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário