18 de fevereiro de 2015

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 68



Filme: The Usual Suspects
Actor: Kevin Spacey

por Miguel Pontares


    O maior truque já realizado pelo Diabo foi convencer o mundo de que ele não existe. É com esta citação do poeta francês Charles Baudelaire, proferida por Verbal Kint em Os Suspeitos do Costume, que se pode resumir tanto o filme como o antagonista.
    Nós avisámos que existiriam "spoilers" nestas 100 Personagens e este #69 é porventura o maior deles todos. Pelo simples facto de acima da imagem do actor Kevin Spacey constar Keizer Söze e não Verbal Kint.
    Hoje em dia ligamos o realizador Bryan Singer ao universo X-Men (e a verdade é que os melhores X-Men são dele), mas foi no início da sua carreira que Singer (só me apetece dizer "tem tudo como ninguém") realizou aquela que continua a ser por larga margem a sua obra-prima.
    Em 'The Usual Suspects', galardoado com os óscares de Melhor Actor Secundário (Kevin Spacey) e Melhor Argumento Original, Roger "Verbal" Kint (Kevin Spacey) é um "aleijado" e único sobrevivente conhecido - para além de um húngaro - de um massacre no porto de Los Angeles. Verbal narra, aos inspectores responsáveis pelo caso, os acontecimentos passados nas 6 semanas anteriores nas quais ele e outros 4 criminosos (Keaton, McManus, Fenster e Hockney, interpretados por Gabriel Byrne, Stephen Baldwin, Benicio del Toro e Kevin Pollak) começaram reunidos como suspeitos de um crime, e acabaram todos envolvidos num massacre com argentinos e húngaros envolvidos.
    Entre informações acrescentadas e pormenores que tornam a história coesa e praticamente sem pontas soltas, Roger "Verbal" Kint leva o agente Kujan (Chazz Palminteri) a crer que Keaton (Gabriel Byrne) fora o responsável pelo massacre, e enquanto que o agente refuta a existência de um Keizer Söze, defendendo que Keaton era o homem procurado, Verbal insiste que Söze - um criminoso turco sem piedade e que conseguia sempre levar a cabo os seus esquemas sem que os seus operários soubessem sequer que estavam a trabalhar para ele - não é mito, e é bem real.
    Pois bem, no fim - e é por isso que ele aqui está entre os 100 - confirma-se Roger "Verbal" Kint como o próprio Keizer Söze (embora através de um isqueiro já o pudéssemos saber antes), revelando-se um dos maiores contadores de histórias do Cinema, e traduzindo-se na perfeição a "transformação" da personagem na sua locomoção, endireitando o seu andar.
    É impressionante o talento de Kevin Spacey. Até hoje ganhou dois óscares mas é fascinante quando pensamos que o mesmo homem - e sempre com pouca caracterização, embora se transforme com a mesma figura em homens completamente distintos - foi David Gale, Lester Burnham, Verbal Kint/ Keizer Söze e é agora Frank Underwood. Um gradiente que é.. qualquer coisa.
     Todos os caminhos de 'The Usual Suspects' vão dar a Keizer Söze, o diabo que consegue escapar; mas fica a curiosidade - na célebre cena em que os 5 actores estão alinhados e repetem a mesma frase, Benicio del Toro optou por soltar um gás impróprio, e a reacção genuína do restante elenco foi aproveitada.
    É tudo, por agora.

← Anterior (69)                                                                                                                                                                                                              Seguinte (67) →                                                                                                                   

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário