28 de fevereiro de 2015

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 64



Filme: The Departed
Actor: Leonardo DiCaprio

por Miguel Pontares

    Dêem as boas-vindas a Leonardo DiCaprio, o actor capaz de partilhar a divisão dos injustiçados cinematográficos com por exemplo Stanley Kubrick e Christopher Nolan. O ex-Romeu e Jack Dawson que os espectadores, felizmente, já valorizam.
    Embora o seu talento em pequeno (What's Eating Gilbert Grape) já indicasse um futuro promissor, só foi nos anos 2000 que DiCaprio se fez efectivamente homem no Cinema. De forma parcelar. E singular, também. 2002 foi determinante - teve a sua 1.ª colaboração com Scorsese (Gangs of New York) e deixou também Spielberg ajudar a esculpir o camaleão (que raio! Isto poderia ser uma metáfora ordinária, mas não o é); mas foi em 2006 (ano de 'The Departed' e 'Blood Diamond') que, a meu ver, DiCaprio explodiu de vez. E este William "Billy" Costigan Jr. foi a primeira vez em que ficou a sensação de que o actor estava efectivamente a colocar tudo - e mais alguma coisa - na personagem.
    O Melhor Filme dos Óscares 2007, jogo do gato e do rato de Scorsese, foi bem pensado de uma ponta à outra. Mas embora o filme valha pelo todo, com vários momentos em que não sabemos como é que os infiltrados vão passar entre os pingos da chuva, há uma percentagem elevada de responsabilidade da personagem de DiCaprio. 'The Departed' figura entre os Grandes filmes de Gangsters e explora a Identidade como ninguém. William Costigan Jr. e Colin Sullivan (Matt Damon) cruzam destinos - Costigan infiltra-se na organização criminosa de Costello (Jack Nicholson) e Sullivan, apoiado por Costello, sobe a pulso na polícia.
    O que é que faz de Costigan a grande personagem que é? Primeiro, a dedicação à causa - Costigan faz tudo pela operação para a qual o designam, com o histórico criminoso da sua família a jogar a seu favor, acabando por cumprir tempo na prisão apenas para que as aparências façam sentido. E 'The Departed' é um jogo. De aparências, identidades, e conflitos interiores. Segundo, Costigan torna-se paranóico, reportando as suas crises de ansiedade apenas à psicóloga interpretada por Vera Farmiga; e é impossível não sentir a tensão do infiltrado Costigan junto de Costello. O que nos leva ao terceiro ponto: a brutal capacidade de Costigan em viver numa segunda pele.
    DiCaprio não foi nomeado neste seu papel, num ano em que poderia ter acumulado 2 nomeações para Melhor Actor (teve o azar de coincidir com os papéis da carreira de Forest Whitaker e Will Smith), mas talvez tenha ganho algo mais importante - manteve o seu caminho dourado com Scorsese, e dominou algumas cenas com o mentor Jack Nicholson ao lado. Se pensarmos que DiCaprio teve o privilégio de ver bem perto o trabalho de DeNiro, Nicholson e Day-Lewis, não é de admirar que se tenha tornado no actor que tornou.
    Podem esperar mais Leo nestas 100 Personagens, mas começamos com este William Costigan Jr., progressivamente incapaz de confiar nos outros e devoto à sua missão. A prova de que por vezes há quem esteja a fazer o certo, embora pareça errado aos olhos de todos à sua volta.

← Anterior (65)                                                                                                                                                                                                              Seguinte (63) →                                                                                                                                                                             

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário