31 de dezembro de 2017

100 Jogadores que podem marcar 2018 (51-100)


Fizemo-lo para 2015, 2016 e 2017 e vamos voltar a fazê-lo para 2018. Com a entrada num novo ano civil, decidimos reunir um conjunto de 100 jogadores que poderão ter em 2018 um ano especial, marcante mesmo, nas carreiras. Por diversas razões. Alguns poderão proporcionar transferências estratosféricas, outros têm tudo para desempenhar um papel fulcral nas competições em que estão envolvidos e outros, nomes ainda longe do radar de muitos, podem muito bem colocar o seu nome nas bocas do mundo.
    2018 é ano de Mundial, na Rússia, o que só apimenta quaisquer previsões. Para além do certame internacional, as atenções concentram-se nos principais campeonatos europeus. A Premier League, a Bundesliga, a Ligue 1 e a La Liga têm os seus vencedores muito bem encaminhados, mas Portugal e Itália deverão ter equilíbrio até ao fim. Há ainda uma Bota de Ouro que parece mais renhida do que nos últimos anos (Kane, Messi e Cavani partem como favoritos sobre Lewandowski e Icardi).
     Hoje lançamos os jogadores da 100.ª à 51.ª posição e amanhã, primeiro dia do ano, os primeiros 50 lugares. Vamos lá a isto:


51. Alejandro Gómez (Atalanta) - E se vos disséssemos que um dos jogadores que, no nosso entender, tem uma maior dose de técnica pura/ magia na actualidade veste as cores da Atalanta? Alejandro "Papu" Gómez é motivo suficiente para verem jogar o 7.º classificado da Serie A. Aos 29 anos, é tarde para sair do clube no qual é capitão (aliás, Papu nem parece querer sair). No entanto, queremos vê-lo ao lado de Messi na Argentina de Sampaoli.

52. Arthur (Grémio) - Brilhou no Grémio e deixou escancarada a porta do futebol europeu. Médio intenso, diz-se que está a caminho do Barcelona. Jogar no Brasil é muito diferente de jogar na Europa, mas a facilidade com que roda sobre os adversários e como se desembaraça destes, tem de facto muito de blaugrana.

53. Jorginho (Nápoles) - Busquets, Matic, Kanté, Fernandinho e Casemiro. Muitos dirão que são estes os médios defensivos que melhor equilibram o estatuto de melhores da actualidade com "em melhor forma". Para equipas que querem sair a jogar com qualidade, e que interpretam a posição 6 como um médio defensivo e não um trinco, Jorginho é um luxo. O fio de jogo de Sarri, ambicioso na saída de bola, passa e muito pelo brasileiro naturalizado italiano. É certo que Pep Guardiola tem Fernandinho (um faz-tudo), mas Weigl ou Jorginho não ficavam nada mal no City.

54. Adrien Rabiot (PSG) - O PSG ganhou Neymar e Mbappé, tem Cavani a marcar alarvidades de golos, mas um dos grandes bónus, menos visível nas fichas de jogo e nos highlights, é a evolução de Rabiot. O médio de fino recorte tem-se tornado um senhor, e não é disparatado nesta altura encarar como possível a sua titularidade na França do próximo Mundial.

55. Kepa (Athletic Bilbao) - Um dos guarda-redes mais entusiasmantes e seguros sub-25 (Kepa Arrizabalaga tem 23 anos) pode assinar a custo zero por qualquer clube, terminando o seu contrato com o clube basco em Junho de 2018. Com De Gea de pedra e cal em Manchester, pode estar aqui o futuro guarda-redes do Real Madrid. Embora no próximo Verão os nomes de Donnarumma e Oblak possam fazer dançar as balizas dos grandes clubes.

56. Florian Thauvin (Marselha) - Não deve ser fácil para um adepto do Newcastle ver a enormidade que Thauvin joga em França, depois de, por diversas razões, não ter resultado em Inglaterra. Com 8 golos e 7 assistências, roubou atenções a Payet e tem mantido a equipa viva na luta com Mónaco e Lyon.

57. Bruno Fernandes (Sporting) - É verdade que Bruno Fernandes, mais rentável neste Sporting no apoio a Bas Dost do que como 2.º médio, perdeu algum gás depois de um início de campeonato de sonho, mas o principal reforço da Liga NOS em 17-18 tem tudo para continuar este ano como um dos melhores jogadores da Liga. Os adeptos torcem para que mostre o caminho do título, e Fernando Santos já o tem na shortlist de possíveis convocáveis para a Rússia.

58. Hirving Lozano (PSV) - Chegou à Holanda e desatou a marcar golos. O PSV é líder isolado na Eredivisie e muito pode agradecer ao momento em que o mexicano Lozano (11 golos em 16 jogos) assinou pelo clube. Não será de estranhar se chegar aos vinte golos no campeonato, e por isso mesmo Alemanha, Suécia e Coreia do Sul, adversários de Chucky no Mundial, já estarão a estudá-lo.

59. Pione Sisto (Celta Vigo) - Em Espanha, ninguém tem mais assistências (9) do que o dinamarquês Pione Sisto. Cada vez mais consistente em Vigo, pode ser uma agradável surpresa na Dinamarca de Eriksen.

60. Richarlison (Watford) - A Premier League e Marco Silva receberam um extraordinário jogador, um daqueles que não engana. A probabilidade de ser chamado por Tite ao Mundial é muitíssimo reduzida, dada a concorrência, mas é natural que o seleccionador o experimente num particular. Arriscamos que poderá fechar a época de estreia em terras de Sua Majestade com algo como 13 golos.

61. Rodrigo (Valência) - Há pouco tempo seria impensável Rodrigo ser uma das hipóteses para integrar a convocatória de La Roja no Mundial 2018. Hoje, já não é. Num ataque jovem, que tem tido em Gonçalo Guedes a sua figura de proa, Rodrigo tem, por exemplo, mais golos do que Ronaldo, Griezmann e Aduriz (todos eles diga-se, sobretudo o português, abaixo do expectável). Se vai ou não estar na Rússia temos bastantes dúvidas, até porque Diego Costa passará a contar nesta segunda metade de 17-18, mas a confiança deve manter-se em alta ao lado de Guedes e Zaza.

62. Malcom (Bordéus) - Referência do Bordéus aos 20 anos, Malcom já leva 7 golos esta época, tendo melhorado muito na capacidade de assumir a equipa, focado em objectivos concretos. Tem tempo para chegar muito longe, e por isso seria bom continuar a servir o antigo clube de Pauleta durante todo o 2018.

63. Phil Foden (Manchester City) - O inglês que joga como se fosse um brasileiro tem o treinador certo para extrair o melhor dele, integrando-o aos poucos numa equipa recheada de craques. O contexto não podia ser mais favorável - é sempre mais fácil entrar numa equipa confiante e com bons resultados - e acreditem: em Foden teremos um dos jogadores mais marcantes dos próximos 15 anos.

64. Jean Michaël Seri (Nice) - O Barcelona desistiu dele quando tudo parecia certo, mas o ex-Paços de Ferreira ainda vai a tempo de rumar a um clube de acordo com o nível que exibe. Diz-se que o Everton e o Arsenal estão interessados.

65. Milan Skriniar (Inter) - Não se explica só por aí - o factor Spalletti é determinante - mas a subida de rendimento do Inter e a capacidade de se intrometer na luta com Nápoles e Juventus, muito se deve à chegada de Skriniar ao centro da defesa. Querem ver um verdadeiro defesa central? Vejam uma exibição do ex-Sampdoria.


66. Manuel Fernandes (Lokomotiv Moscovo) - Destaque semana sim, semana sim na Rússia, Manuel Fernandes é um jogador irritante. Irritante por ser um dos maiores talentos do futebol português da última década, e alguém que podia ter tido uma carreira bem melhor. A nível de selecção, pode ser uma cartada relativamente inesperada de Fernando Santos. Diz a teoria que entre Renato Sanches e Manuel Fernandes, só um estará na Rússia.

67. Kai Havertz (Bayer Leverkusen) - Cá está um daqueles projectos de jogador que pode chegar muitíssimo longe, tenha ele sorte e sejam dados os passos certos, rodeado das pessoas (treinadores e colegas de equipa) certos. Aos 18 anos, Havertz já se está a afirmar como playmaker dos farmacêuticos. Tem coisas a limar (contributo sem bola, capacidade de estar sempre "ligado" ao jogo), mas já deixa água na boca.

68. Sander Berge (Genk) - O norueguês Berge é o protótipo do médio perfeito. Com a sua passada larga, combina uma força sem igual e uma técnica improvável para alguém com a sua morfologia. O Genk que comece a preparar-se para o perder, e os tubarões devem entrar todos em leilão por ele. Ou, pelo menos, deviam.

69. Filip Krovinovic (Benfica) - Muito provavelmente, o croata que fala melhor português do que alguns portugueses foi a melhor coisa que aconteceu ao Benfica numa época - até ver - para esquecer. Inteligente, com classe, gere tempos, joga e faz jogar. O Benfica é melhor com ele em campo. Os números (golos e assistências) vão começar a aparecer.

70. Maxi Gómez (Celta Vigo) - O Celta de Vigo sabe onde e como fazer as suas compras. Descoberto no Defensor Sporting, o uruguaio Maxi Gómez teve impacto imediato na liga espanhola. Fortíssimo fisicamente, embora Iago Aspas vá "sugar" muitos golos, pode chegar aos 15 na sua primeira época em Espanha; e pode estar aqui o jóker de Tábarez, quando Cavani e Suárez precisarem de mais um.

71. Mile Svilar (Benfica) - Em pratos limpos: por mais verde que ainda esteja, o guardião belga do Benfica tem tudo para ser um guardião de topo. Bruno Varela, não. O tempo deve fazer de Svilar o número 1 da Luz e um indiscutível que, entre erros infantis e exibições incríveis, evoluirá.

72. Álvaro Odriozola (Real Sociedad) - Ataca e defende com critério, decide à espanhola e tem apenas 22 anos. Mora na Real Sociedad um dos laterais-direitos mais talentosos da actualidade, e um elemento muitísimo cobiçado no próximo Verão.

73. Bernard (Shakhtar Donetsk) - Não deverá ser Paulo Fonseca a perdê-lo uma vez que o técnico português também deve abraçar novo projecto, mas o Shakhtar vai perder Bernard a custo zero. Tentador para meia Europa.

74. Ismaïla Sarr (Stade Rennes) - Fortíssimo no drible, como tantos jogadores que têm surgido nos últimos tempos na Ligue 1, Sarr é uma pérola. Vê-se nele um pouco de Mbappé, Dembélé e Martial, e por isso mesmo o Rennes deve esperar pelo Mundial 2018, no qual pode ser uma revelação ao serviço do Senegal, para realizar um encaixe significativo.

75. Rodrygo (Santos) - Há mais um talento a despontar no Peixe. Rodrygo Silva de Goes, comecem a decorar este nome.

76. Iván Marcano (Porto) - O melhor central da Liga NOS 17-18 ainda não renovou pelos dragões. Os rumores de que se mudará para a Luz estão vivos, mas o mais certo é Marcano continuar de dragão ao peito ou rumar a Espanha. Quem o garantir, terá por certo um central consistente, certinho, pouco vistoso mas altamente eficaz.

77. Bruno Xadas (Braga) - Ai aquele pé esquerdo... Tendo em conta a forma como o Braga tem vendido, é natural que Xadas saia do Minho por muitos milhões. Se é já no próximo Verão ou não, será provavelmente o seu rendimento nesta segunda metade de 17-18 a dizer.

78. Philipp Max (Augsburgo) - Não são muitos os laterais-esquerdos com a qualidade de Max fora de clubes de topo. Na Bundesliga é o líder das assistências, com 9 passes para golo, mais 3 do que Kimmich e Müller.

79. Wendel (Fluminense) - Primeiro associado ao Porto com o PSG pelo caminho, entretanto associado ao Sporting. O futuro de Wendel parece passar por Portugal, e essa é uma boa notícia para a Liga NOS. 

80. Pietro Pellegri (Génova) - 16 anos, 7 jogos na Serie A e 2 golos marcados. O adolescente do Génova impressiona pela estampa física (1,93m) e temos muita curiosidade para o acompanhar neste novo ano.

81. Diogo Jota (Wolves) - Líder isolado no Championship, Nuno Espírito Santo tem tido no pupilo Diogo Jota o seu principal activo. Bonatini marca mais, Rúben Neves é o craque que todos sabemos, mas Jota é quem mais faz a diferença. Caso o Wolves suba, como tudo leva a crer, Diogo Jota tem que ser o primeiro reforço para 18-19!

82. Rúben Dias (Benfica) - A recente lesão de Luisão ditará muitos problemas a nível de falta de liderança em campo e deficiente abordagem nas bolas paradas defensivas, mas deve abrir espaço para a afirmação de Rúben Dias ao lado de Jardel. Na melhor das hipóteses, pode estar aqui o 4.º central de Fernando Santos na Rússia.

83. Donny van de Beek (Ajax) - Podíamos falar de Justin Kluivert ou do super-talentoso David Neres (8 golos e 9 assistências esta época), mas é van de Beek quem já está mais maduro. Amesterdão disse adeus a Klaassen, mas encontrou no seu número 6 um substituto à altura. Já se estreou pela selecção, pelo que 2018 servirá para se assumir como patrão desta nova geração do Ajax. 

84. Paulinho (Portimonense) - Não é à toa que Paulinho tem uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros. O camisola 8 do Portimonense é craque da cabeça aos pés, sabe sempre o que fazer à bola e apresenta uma regularidade impressionante. Agarra-o um dos 3 grandes ou salta logo para o estrangeiro?

85. Nicolo Barella (Cagliari) - Baixo centro de gravidade, alta capacidade de transporte e visão de jogo. Em Cagliari está a dar os primeiros passos uma espécie de Verratti, mais ofensivo e menos refinado tacticamente.

86. Patrick Cutrone (AC Milan) - Bela dor de cabeça para André Silva o nascimento de Cutrone nestes últimos meses em Milão. O momento do Milan de Gattuso não é o melhor, pelo que o avançado de 19 anos pode perder espaço; mas estejam atentos à evolução.

87. Lucas Torreira (Sampdoria) - O pequeno uruguaio impressiona Itália e, da mesma forma que tem ganho o seu espaço na Serie A, é apenas uma questão de tempo até chegar à selecção do Uruguai. Será o jogador nº 23 de Tabárez no Mundial?

88. Pascal Groß (Brighton) - De jogador que mais oportunidades criou na Bundesliga 16-17, para figura do Brighton, equipa que tem impressionado Inglaterra juntamente com Burnley, Huddersfield e Watford. Aos 26 anos, o mais certo é afirmar-se como ídolo local. Se a coisa correr melhor, surgirão propostas.

89. Cristián Portu (Girona) - Perdido durante anos no Valência secundário, foi preciso partir para Albacete e mais recentemente Girona para que Portu despertasse. Tarde. Mas ainda a tempo de dar o salto. Afinal, poucos são os avançados em Espanha que apresentam tal intensidade e mobilidade na frente.

90. Ben Woodburn (Liverpool) O seu percurso ao serviço da selecção do País de Gales mostra que Woodburn pode tornar-se um caso sério. No entanto, a concorrência na cidade dos Beatles torna impossível coleccionar oportunidades ao serviço de Klopp. Ano novo, novo desafio: emprestado ou em definitivo, num clube de menor nomeada em Inglaterra. Ou num Celtic desta vida.

91. Dimitri Oberlin (Basel) - A gazela suiça destruiu o Benfica e pode afirmar-se em pleno no novo ano. Ele que até tem mais golos na Champions League (4) do que na liga suiça (3).

92. Ante Coric (Dínamo Zagreb) - Torna-se quase penoso ver o talentoso croata estagnado no periférico campeonato local quando já devia estar na alta roda da Europa. Impõe-se para 2018 o passo certo, para um clube onde Coric tenha espaço para evoluir, a titular. Um Ajax, por exemplo.

93. Christian Fruchtl (Bayern Munique) - Se por acaso as lesões continuarem a atormentar Manuel Neuer, é natural que o Bayern deixe Ulreich e Starke para segundo plano e comece a apostar no potencial herdeiro de um dos melhores guarda-redes da última década. O mal de Manuel, pode ser a sorte de Christian.

94. Jann-Fiete Arp (Hamburgo) - Em 2018, Arp deixará de precisar da autorização dos pais quando os jogos do Hamburgo se prolongam para lá das 20 horas. Para já, e com apenas 17 anos, este menino é um dos mais promissores jogadores alemães e um goleador em potência. Para ver crescer.

95. João Félix (Benfica) - O novo esquema táctico do Benfica, com Pizzi e Krovinovic em simultâneo no meio-campo encarnado, é a melhor notícia que aconteceu para alguns elementos da formação das águias como Félix, Gedson, Florentino ou Tiago Dantas. Oxalá os adeptos possam saborear um talento assim, ao contrário do que aconteceu com Bernardo; 2018 pode ser o ano da chegada do maestro João Félix à equipa principal.

96. Shoya Nakajima (Portimonense) - Tal como Paulinho e Fabrício, Shoya Nakajima não deverá estar muito mais tempo no Algarve. O craque nipónico tem qualidade para jogar num dos grandes portugueses.

97. Hidde ter Avest (Twente) - Seja como lateral-direito ou como central, está aqui jogador para integrar o horizonte da Laranja Mecânica (uma vez mais ausente de uma grande competição), e o Twente começa a parecer pequeno face aos estímulos e competitividade que lhe faria bem ter.

98. Florentino Luís (Benfica) - O lugar é dele mas podia ser de Gedson Fernandes. De olhos postos em 2018-19, Florentino e Gedson são os centro-campistas das águias que deverão merecer aposta na pré-época e nos primeiros meses da temporada. Cabe a estes diamantes, um seis, o outro oito, e ambos com 18 anos, agarrar a oportunidade.

99. James Maddison (Norwich) - Cinco golos e quatro assistências fizeram da primeira metade da época de Maddison no Championship um excelente cartão de visita para 2018. Livres directos, meia distância... o rapaz tem técnica para dar e vender, e está destinado à Premier League.

100. Rui Costa (Famalicão) - Emprestado pelo Portimonense ao Famalicão, um dos jogadores-sensação da Ledman LigaPro desta época tem 21 anos e um instinto goleador que promete voos mais altos. Em 18-19, estará no primeiro escalão. Ao serviço do emblema de Portimão, ou até mais acima.

1-50100 Jogadores que podem marcar 2018 (1-50) 

0 comentários:

Enviar um comentário