17 de julho de 2017

Re-Raise de Bruno de Carvalho

Deve-se elogiar o presente defeso do Sporting. Os leões foram obrigados a arrancar os trabalhos mais cedo, por força do Play-off de acesso à Liga dos Campeões, e tem sido evidente a preocupação de oferecer a Jorge Jesus um plantel de qualidade.
    Várias aquisições têm créditos firmados, outras muito potencial, e outras ainda levantam alguns pontos de interrogação. No entanto, uma coisa é certa - vão sair jogadores fundamentais.

    Depois do Porto e do Benfica, olhamos para o outro lado da Segunda Circular para continuar a nossa construção especulativa dos plantéis dos 3 grandes na nova temporada. Estes plantéis visam ser um ponto de equilíbrio entre o que achamos provável acontecer neste defeso, e as medidas (ou contratações) que sugeríamos para que cada clube atinja os objectivos a que se propõe. Os plantéis que aqui verão serão - uns mais do que outros - ficcionais, fruto da nossa imaginação, mas construídos com base nos anos de futebol que já levamos, conhecendo as equipas e os seus perfis de contratação/ prospecção tidos em conta na hora de tomar decisões.

    Rui Patrício, William Carvalho, Adrien, Gelson Martins e Bas Dost serão os jogadores do Sporting com mais mercado. Destes, apostamos que 3 acabem por abandonar o clube. Quem? Vejamos. Os clubes que Rui Patrício "quer", não o querem, e não seria inteligente o Sporting abdicar do internacional português de 29 anos, numa fase em que cada vez mais fica a sensação de que poderá fazer toda a carreira num só clube. Bas Dost lutou com Messi até ao final da época 16/ 17 pela Bota de Ouro, mas a não ser que um clube do meio da tabela da Premier League perca a cabeça pelo holandês, o avançado de 1,96m deve continuar. E este raciocínio conduz-nos aos três jogadores que apostamos que irão sair: William, Adrien e Gelson. No caso de Gelson, uma eventual saída poderá fazer dele a maior transferência da História do clube, mas a maior baixa para os leões será mesmo perder Adrien.
    No entanto, há que olhar em frente. Acompanhem-nos por isso nesta análise ao possível futuro do Sporting Clube de Portugal.


O Plantel

Guarda-Redes: Rui Patrício, Beto, Azbe Jug

    A única certeza de Jorge Jesus. Com a baliza pode estar descansado. É bastante improvável que Rui Patrício saia neste defeso (a probabilidade era muito grande após o Euro, não tanto agora) por isso o técnico português pouco ou nada tem a temer. Jug não aparenta ter a qualidade necessária para envergar a camisola verde e branca, mas serve como 3.ª opção. Já o internacional português Beto é um excelente nº 2, apesar de não estar muito contente com a fraca utilização. É improvável que Beto saia, mas a exigir mais minutos (o que é normal para um guarda-redes da sua qualidade) o Sporting encontra em terreno nacional excelentes alternativas a Rui Patrício por um valor acessível, havendo ainda o jovem Pedro Silva (idealmente, será emprestado a um clube onde seja titular).

Defesas: Baiano (Braga)Cristiano Piccini (Real Bétis); Sebastián Coates, André Pinto (Braga), Jérémy Mathieu (Barcelona), Merih Demiral; Fábio Coentrão (Real Madrid), Jonathan Silva

    Um ponto fraco que Jorge Jesus está a reforçar à sua maneira. Pediu um esforço por Mathieu e exigiu Fábio Coentrão. Ambos já se encontram sob seu comando. O primeiro vem do Barcelona, o segundo vem do Real Madrid, com uma forma física duvidosa, mas com carimbo de campeão nacional. Coates será certamente titular, e ao que tudo indica será Mathieu o seu parceiro. André Pinto e Demiral são outras opções para o centro da defesa, já que um dos melhores centrais do clube (Paulo Oliveira) ruma ao Eibar. Jonathan Silva será o concorrente de Coentrão, e terá a sua oportunidade se o caxineiro não conseguir ultrapassar os problemas das últimas épocas (lesões e confiança). Caso contrário, Coentrão pode ser uma das figuras deste Sporting. No lado direito, com a chegada de Piccini, há a dúvida sobre Schelotto. Apesar das recentes declarações do seu empresário de que o jogador está de pedra e cal no Sporting, a sua permanência não é certa. Assim sendo, apostaríamos nas boas relações que o Sporting tem com o SC Braga para que Baiano fosse a concorrência de Piccini. Experiente e um jogador que dá profundidade como Jorge Jesus gosta.

Médios: Anderson Esiti (Gent), Radosav Petrovic, Battaglia (Braga), Bruno Fernandes (Sampdoria), Francisco Geraldes, Mattheus (Estoril)

    Caso William Carvalho rume a outras paragens, Petrovic, Battaglia e Palhinha são os jogadores do clube que o podem substituir. No nosso entender, João Palhinha poderia voltar a "rodar", e recrutar o gigante Anderson Esiti ao Gent, nigeriano que há poucas temporadas jogava no Estoril, poderia significar uma sucessão perfeita para William. Menor qualidade de passe e na saída de bola, mas talvez maior capacidade de asfixiar, recuperar, reagir.
    Já com 3 reforços confirmados para este sector, a saída de Adrien parece estar a ser acautelada com o ingresso de Bruno Fernandes, o melhor reforço do Sporting até ao momento. O capitão dos nossos sub-21 vai acrescentar muita qualidade, jogue onde jogar, e pode carregar este Sporting em 2017/ 18. Depois, connosco Francisco Geraldes teria oportunidades de sobra para mostrar o seu virtuosismo técnico e inteligência em campo; e Mattheus é um bom jogador para ter no plantel, pela visão de jogo que tem. Poucos jogadores pensaram o jogo tão bem como o brasileiro na segunda metade da temporada passada. 

Extremos/ Médios Ofensivos: Iuri Medeiros, Daniel Podence, Bruno César, Marcos Acuña (Racing)

    Acreditando que se perde Gelson Martins, por bom dinheiro, este seria para nós o momento indicado para apostar tudo em Iuri Medeiros. O nosso extremo-direito preferencial merece a confiança de tudo e todos depois de extraordinárias temporadas no Moreirense e Boavista.
    Podence continuará a evoluir, entre o flanco e a posição de segundo avançado; Bruno César é um utilitário pronto para jogar onde Jesus quiser; e com Bryan Ruiz cada vez mais perto da porta de saída, o clube leonino deve virar-se para Marcos Acuña. Acreditamos que o esquerdino de 25 anos se vá adaptar rapidamente ao esquema de JJ, e que se afirme como um dos pilares do ataque leonino. Pity Martínez (contratar ambos parece-nos demais, até porque retiraria espaço a Iuri e Podence) tem na verdade outro pedigree e é um jogador mais entusiasmante, mas o Sporting fica bem servido com Acuña.

Avançados: Bas Dost, Seydou Doumbia (Roma), Alan Ruiz, Gelson Dala

    Alan Ruiz continua, determinado em dar sequência à sua promissora recta final de 16/ 17, e o rendimento do angolano Gelson Dala na equipa B justifica claramente a promoção ao plantel principal, podendo surpreender.
    No entanto, Jorge Jesus não terá outra coisa na cabeça que não seja a conjugação e dinâmica de Doumbia e Dost na frente. Dost ainda pode sair, mas parece-nos absolutamente obrigatório que continue, e caso JJ consiga afinar os movimentos dos dois goleadores (tarefa que pode ser complicada num primeiro momento), este Sporting pode fazer muitos estragos...


O que muda? Não é fácil dizer, uma vez que ainda não se sabe ao certo quais serão os craques a abandonar o clube. Deduzindo que saem William, Adrien e Gelson, continuando Rui Patrício entre os postes e Bas Dost a golear os adversários, mudará sem dúvida a defesa.
    De Schelotto, Coates, Rúben Semedo e Zeegelaar, este novo Sporting só deve manter Coates no onze titular, e mesmo no plantel. Idealmente, e em boas condições, Fábio Coentrão será peça-chave deste Sporting, mas temos sérias dúvidas que consiga voltar ao nível de há uns anos. Garantido é que Jesus irá privilegiar Coates-Mathieu no centro.
    Depois, quem tem Dost-Doumbia molda-se em função disso, embora fosse inteligente o Sporting também trabalhar uma variante táctica que conjugasse por exemplo Bruno Fernandes e Geraldes à frente do trinco titular. Com Iuri Medeiros de um lado e Acuña do outro, as defesas teriam ou terão muito trabalho.
    Uma das curiosidades adicionais será perceber se o 3-4-2-1 já testado nesta pré-temporada é para experimentar com maior ou menor frequência.


A Formação: Devem sair vários jogadores formados no clube (nos 5 jogadores com mais mercado, 4 são made in Alcochete), e é importante que Jesus mantenha Francisco Geraldes, Iuri Medeiros e Daniel Podence no plantel. Quanto a nós, sobretudo os dois primeiros, até teriam um papel de relevo a cumprir.
    Depois, é impossível ignorar um talento como Diogo Brás, um virtuoso que em circunstâncias ideais acabará promovido de forma precoce à primeira equipa, embora tenha somente 17 anos. Da mesma casta, Bernardo Sousa também deve ser acompanhado bem de perto.
    Entre os mais crescidos, o guardião Pedro Silva, o gigante Ronaldo Tavares e Matheus Pereira são casos claros em que um empréstimo pode ser benéfico. Dar uma época completa de equipa B a Pedro Marques e Daniel Bragança também parece o adequado nesta fase.

0 comentários:

Enviar um comentário