19 de maio de 2017

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 38

Sim, é a última vez. Este Domingo chega ao fim mais uma extraordinária época da Premier League, e do seu Fantasy, e a dezena de jogos que se disputam às 15 horas põem também fim aos nossos artigos de antevisão.
    No momento próprio, publicaremos - como fazemos todas as temporadas - os nossos prémios BPF do campeonato inglês, e o respectivo Balanço do ano, analisando o percurso das equipas e destacando individualidades.

    Mas, por agora, seguem-se as nossas últimas sugestões. A nível de Fantasy, já nenhum jogador conseguirá apanhar o líder Alexis Sánchez (255 pontos; para efeitos de comparação, Mahrez, o jogador mais pontuado de 2015-16, fez 240), devendo também Heaton preservar o seu estatuto enquanto guardião com mais pontos somados. Na defesa, falta confirmar qual o defesa do Chelsea que terminará à frente, enquanto que no ataque, e depois de Lukaku passar várias jornadas na liderança, Harry Kane (agora o grande favorito para arrecadar, renovando-o, o título de melhor marcador) ameaça fechar a época como o avançado com maior pontuação.
    Olhando para a jornada, na qual poderá existir gestão de alguns treinadores cujas equipas não tenham muito em jogo nesta última jornada, a prioridade é contar com jogadores que ainda estejam a competir por algo. Nomeadamente, de equipas que ainda procurem garantir presença no Top-4: Manchester City, Liverpool e Arsenal. Com os 2 primeiros lugares fechados e o trio que desce (Sunderland, Middlesbrough e Hull) também já conhecido, ainda podem acontecer várias mexidas a meio da tabela. No topo, Manchester City e Liverpool são favoritos a assegurar lugares de acesso à Champions, deixando o Arsenal pela primeira vez fora do Top-4 no reinado de Wenger. O grande rival do Liverpool, o Everton, até pode dar uma "mãozinha" aos reds, embora a equipa de Klopp não deva precisar, e esse Arsenal-Everton é mesmo o jogo grande da jornada. Com a final da FA Cup (Chelsea-Arsenal) perto, Conte pode rodar novamente a equipa diante do Sunderland, Mourinho também deve colocar um onze diante do Crystal Palace a pensar na prioridade Liga Europa, e no Hull-Tottenham, Harry Kane procurará aumentar a sua marca de golos - actualmente, 26.

    Recuperando os principais destaques da maior double gameweek da época, Harry Kane arrasou tudo e todos ao conseguir 31 (!) pontos. O ponta-de-lança inglês de 23 anos marcou o último golo dos spurs em White Hart Lane, e depois fez um póker e uma assistência no vendaval de futebol ofensivo (6-1) do Tottenham em casa do Leicester. Com 31 pontos, Kane demonstrou ser a melhor opção possível para capitão (62) e triple captain (93 pontos só num jogador), embora Alexis Sánchez (27 pontos), uma escolha mais "tradicional" para a braçadeira, não tenha desiludido.
    Azpilicueta, Coutinho, Gabriel Jesus, Son Heung-Min e Giroud foram outros dos destaques numa jornada em que a pontuação média se situou nos 81 pontos, com a pontuação máxima a ser 223 pts.
(A todos os que acompanharam os nossos artigos durante esta época, em 2017-18, em princípio, há mais. Relativamente à nossa Liga Barba Por Fazer, os nossos Parabéns a Daniel Nunes e Rui Correia. O título decide-se entre eles, e ficará bem entregue.)


E são estas as nossas apostas para a última jornada de 2016-17:

Philippe Coutinho - Liverpool - 8.6
    Depois de uma época sem competições europeias (um dos factores que também contribuiu para o título do Chelsea), falhar o acesso à Champions seria um tremendo fracasso para o Liverpool.
    Orientados pelo intenso e "louco" Klopp, os jogadores do Liverpool sempre revelaram tendência para brilhar nos jogos contra as grandes equipas, vacilando depois contra adversários teoricamente acessíveis. A última jornada coloca o relegado Middlesbrough como último obstáculo para os reds na procura de carimbar um lugar de Champions (o 3.º dá acesso directo à fase de grupos, mas a não ser que aconteça algo de anormal no jogo do City, o Liverpool deve terminar em lugar de Play-Off).
    Ofensivamente, Coutinho e Sturridge são os jogadores da equipa de Anfield em que devem apostar. O avançado britânico é um diferencial mais exótico, mas que em dia sim e apto fisicamente continua a ser um furacão, enquanto que Coutinho é o diamante capaz de carregar a equipa nos momentos decisivos, especialmente depois da lesão de Sadio Mané.
    Mais. Podendo surgir uma proposta milionária neste Verão (Barcelona?), há uma pequena probabilidade deste poder ser o último jogo de Coutinho com a camisola do clube da cidade dos Beatles. Também por isso, Coutinho reúne todos os ingredientes para ter a motivação nos píncaros. Não tivesse estado lesionado 7 jogos, procurando reencontrar o seu ritmo noutros, e poderíamos estar perante um dos legítimos candidatos a Jogador do Ano.


Gylfi Sigurdsson - Swansea - 7.4
    O Swansea é, muito provavelmente, a equipa que encaixa melhor na designação de one-man-team. Ok, Alexis Sánchez tem carregado o Arsenal com a sua entrega e energia, Heaton foi preponderante na época do Burnley com as suas inúmeras defesas, Lukaku fartou-se de marcar golos pelo Everton, e Joshua King cresceu quando ninguém esperava. Mas não há ninguém tão influente no seu ecossistema como o islandês dos swans.
    Actualmente com 179 pontos (9 golos e 13 assistências no Fantasy), pode-se afirmar sem rodeios que Sigurdsson segurou o Swansea na Premier League. Homem das bolas paradas e do último passe, fez a sua melhor época em Inglaterra e procurará fechar a temporada junto dos seus adeptos chegando à dezena de golos.
    Depois, tal como Coutinho, há o factor "mercado". À semelhança do brasileiro do Liverpool, Gylfi parece sereno e feliz no seu clube, mas uma proposta de um clube de outro patamar pode levar o Swansea a perder o seu talismã.
    O West Brom é uma equipa forte no jogo aéreo, e por isso poderá saber anular os livres indirectos e cantos de Sigurdsson, mas não se admirem se o 23 do Swansea fizer ele próprio o gosto ao pé.


Jamie Vardy - Leicester City - 9.9
    Um ano mais tarde o campeão de 2015-16 está no 11.º lugar. Noutro contexto seria chocante. Neste caso, embora os foxes tivessem obrigação de ter terminado no Top-8, não tanto. Na melhor das hipóteses, Vardy e companhia terminarão 2016-17 no 9.º lugar, bastando uma vitória diante do Bournemouth para roubarem directamente um lugar à equipa de Eddie Howe.
    Comparando o rendimento individual, apenas Vardy soube aproximar-se (ligeiramente) do nível apresentado na época de sonho. Mahrez, Fuchs, Huth, Morgan ou Schmeichel ficaram todos bastante abaixo do que tinham feito, e mesmo no caso de Jamie o decréscimo foi claro - totalizou 211 pontos em 2015-16, devendo fechar esta edição com algo próximo dos 160.
    As prováveis ausências de Huth e Morgan levam-nos a crer que o jogo será equilibrado, e o norueguês Joshua King (Most Improved Player da época?) pode aumentar o seu nº de golos, mas estamos também confiantes que Vardy poderá despedir-se com algo acima dos seus actuais 12 golos.


Gabriel Jesus - Manchester City - 9.0
    Imaginem uma época inteira de Gabriel Jesus no Manchester City de Guardiola... tanto potencial no Fantasy.
    O prodígio brasileiro chegou a Inglaterra e mostrou estar de facto destinado a ser um jogador de classe mundial, e embora tenha estado em campo apenas 561 minutos, esse tempo foi suficiente para marcar 6 golos e fazer 3 assistências.
    Depois de 19 pontos na dupla jornada 37, Jesus deve voltar a figurar no onze do técnico espanhol numa deslocação ao reduto do Watford em que os citizens sabem que uma vitória vale a presença sem espinhas na fase de grupos da Champions.
    Aproveitem, porque Gabriel Jesus deve começar 2017-18 um pouco mais caro (10.0 ou 10.5 no Fantasy, possivelmente), dependendo também dos jogadores que o City compre no Verão.
    Podemos pôr as coisas nestes termos: sempre que esteve em campo mais do que 14 minutos, Gabriel marcou ou assistiu. O rapaz é uma máquina.


César Azpilicueta - Chelsea - 6.4
    Na luta pelo (matemático) título de defesa com mais pontos nesta edição do Fantasy, o trio do Chelsea - Alonso, Cahill e Azpilicueta - compete entre si. A gestão que Conte fará na defesa, sector no qual John Terry deve ser titular e fazer o seu jogo de despedida, acabará por ter influência nessas contas, mas parece-nos que o técnico italiano pode voltar a não dar descanso ao seu activo silencioso mas valioso, um dos 3 jogadores de campo que jogou os 90 minutos de todos os jogos até aqui.
    Reconhecido por quem sabe de futebol como um dos melhores defesas em Inglaterra, Azpilicueta (joga e bem em todo o lado, como qualquer treinador gosta), a pouca exuberância - não faz desarmes heróicos como David Luiz, não marca golos importantes como Cahill, nem apoia o ataque como Marcos Alonso - esconde-o dos olhares menos atentos.
    Mas César Azpilicueta foi um dos melhores defesas desta Premier League, e os 22 pontos de Bónus que soma por esta altura (nenhum defesa tem tantos) reforçam a qualidade do defesa silencioso.





Outras Opções:
- Guarda-Redes: Tom Heaton (5.1) merece que fechem a temporada com ele na baliza, por tudo o que foi ao longo de 2016-17. Ninguém defendeu tanto (140 defesas) como o guardião do Burnley, embora Pickford se tenha aproximado nas últimas jornadas do compatriota. E uma última clean sheet é um cenário possível diante de um pouco consistente West Ham.
    Thibaut Courtois (5.9) deve ser titular no Chelsea-Sunderland, porque as Luvas de Ouro deste campeonato ainda podem ficar entregues ou a ele ou a Lloris, com vantagem para o belga; e Forster, Caballero e Mignolet também nos parecem boas opções.

- Defesas: Falámos acima de Azpilicueta porque o defesa silencioso merece que alguém fale por ele, mas a verdade é que John Terry (5.2) até é o defesa do Chelsea mais promissor nesta jornada. O eterno capitão dos blues será certamente titular e tudo indica que este será o seu último jogo em Stamford Bridge. É claramente senhor para marcar um golinho no adeus.
    Matip, Lovren, Stephens, Yoshida, Naughton, Ake e Kompany são todos eles escolhas bastante válidas.

- Médios: Verdade seja dita, Alexis Sánchez (11.6) ainda tem uma pequenina palavra a dizer no âmbito do título de marcador. Com 23 golos, o chileno está a 1 de Lukaku e a 3 de Kane, e embora apostemos tudo em como o troféu vai novamente para as mãos do avançado do Tottenham, Alexis é menino para, pelo menos, ultrapassar Lukaku, sendo o belga seu opositor nesta ronda.
    Mencionámos Coutinho e Sigurdsson, e o facto do Leicester não dever contar com Huth-Morgan, leva-nos a incluir Joshua King (6.2) uma última vez. Dezasseis golos para um jogador do Bournemouth, fantástico.
    Özil está em forma, Willian deve surgir entre as escolhas de Conte, Eriksen foi poupado diante do Leicester portanto deve jogar contra o Hull, Wilfried Zaha (5.8) pode ser um dos destaques consoante maior seja a rotação de Mourinho, e do Manchester City, elementos como Kevin De Bruyne (10.5) e Sané continuam a caber em qualquer equipa.

- Avançados: Harry Kane (11.8). Este tem que ser o primeiro nome a surgir na vossa lista de jogadores para esta jornada 38. Depois de 5 golos (1+4) na jornada 37, o avançado do Tottenham deixou Lukaku frustrado, e a 2.ª distinção consecutiva de Melhor Marcador não lhe deve fugir. Não obstante, acreditamos que Kane - mais confiante do que nunca - não se deve ficar pelos 26 e pode mesmo fechar 2016-17 com 27 ou 28 golos. Não há limites para um ponta de lança desta qualidade.
    Lukaku quererá recuperar o terreno perdido, embora tenha pela frente um Arsenal que quer muito ganhar, e Daniel Sturridge (9.6), embora caro, parece-nos ser um dos diferenciais mais interessantes desta jornada.
    Para além dos já referidos Gabriel Jesus e Vardy, há ainda nomes como Diego Costa (se jogar), Benteke, Agüero, Vokes, e no Southampton veremos se o fraco rendimento de Gabbiadini não afecta a sua presença no 11, podendo Puel lançar Jay Rodriguez.


Da nossa parte, é tudo. E, a nível de Fantasy, até 2017-18!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-4-3): Heaton; Matip, Terry, Stephens; Coutinho, King, Sigurdsson, Sánchez; Kane, Jesus, Sturridge

Atenção a (Clássico; Diferencial):
Arsenal v Everton - Alexis Sánchez; Mesut Özil
Burnley v West Ham - Tom Heaton; Sam Vokes
Chelsea v Sunderland - Diego Costa; Willian
Hull City v Tottenham - Harry Kane; Christian Eriksen
Leicester City v Bournemouth - Joshua King; Jamie Vardy
Liverpool v Middlesbrough - Philippe Coutinho; Daniel Sturridge
Manchester United v Crystal Palace - Christian Benteke; Wilfried Zaha
Southampton v Stoke - Dusan Tadic; Jay Rodriguez
Swansea v West Brom - Gylfi Sigurdsson; Nacer Chadli
Watford v Manchester City - Gabriel Jesus; Kevin De Bruyne

0 comentários:

Enviar um comentário