12 de maio de 2017

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 37

Bem, vamos lá então. À penúltima jornada da época.
    A jornada 37 promete ser decisiva a vários níveis. Primeiro que tudo, há uma altíssima probabilidade do Chelsea se sagrar campeão (o primeiro matchpoint dos blues é esta sexta à noite, quando visitarem o West Brom; podendo, caso falhem, festejar sem estar em campo se Mourinho tramasse o Tottenham, ou então mais tarde no Chelsea-Watford). Seja como for, não há grande margem para dúvidas - esta é a jornada em que o Chelsea de Antonio Conte garante o título, sucedendo assim ao Leicester City. Depois, em termos de Fantasy, a 37.ª ronda reúne todos os ingredientes para proporcionar pontuações estratosféricas - muitos Bench Boost e Triple Captain activados, com 15 (!) jogos em vez dos habituais dez, e boas conjugações de jogos para Manchester City, Arsenal, Chelsea ou Tottenham, por exemplo.
    Há assim uma só jornada de Premier League de 12 até 18 de Maio, num non-stop que nos irá oferecer pelo menos um jogo em cada um destes 7 dias. Para além da oficialização do título, a jornada terá outros pontos de interesse: Liverpool, Manchester City, Arsenal e Manchester United lutam por uma presença no Top-4, tendo os reds um jogo absolutamente decisivo no terreno do West Ham, e sendo o City nesta altura a equipa com maiores probabilidades de fechar a época no 3.º lugar. Claro está que o Manchester United pode carimbar o acesso à Champions por outra via - caso vença o Ajax, na final da Liga Europa. A meio da tabela há pouco para mexer de relevante, mas nos últimos lugares e depois do Hull City perder de modo inesperado com o Sunderland, Marco Silva terá um confronto escaldante com o Crystal Palace, entrando em campo um dia depois do Sunderland-Swansea.
    Pessoalmente, achamos que não devem cometer loucuras nesta jornada a nível de transferências, mas é importante reunir um conjunto de 10-12 (se conseguirem 15, melhor) jogadores para os quais esta seja uma double gameweek. Mas atenção, porque elementos como Romelu Lukaku ou Joshua King podem fazer num só jogo tanto ou mais do que muitos craques com 180 minutos para pontuar.
    Na jornada 36, De Bruyne e Forster foram os reis dos pontos (17 pts), e fizeram-se acompanhar a nível de destaques por jogadores como Sánchez, Vokes, Fàbregas, Xhaka, Holding, Marcos Alonso, Gibbs ou Otamendi.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 2518758-588128)


Estas são as nossas apostas para a 37.ª jornada:

Harry Kane - Tottenham - 11.7
    Alexis Sánchez, Hazard, Harry Kane, Gabriel Jesus e De Bruyne parecem-nos ser as melhores opções para capitão nesta jornada.
    Manchester United (casa) e Leicester (fora) são os jogos da jornada para os spurs, com particular destaque para o facto do Tottenham-Manchester United ser o último jogo em White Hart Lane - a equipa de Pochettino irá jogar 2017/ 18 em Wembley, enquanto a casa estará em obras. O saudosismo, aliado às segundas linhas que Mourinho poderá colocar em campo depois da meia-final com o Celta disputada quinta-feira, pode "acordar" o melhor de Kane, Eriksen e Dele Alli.
    Actualmente a 7 pontos do líder Chelsea, e também a sete pontos do 3.º lugar, os spurs entrarão tranquilos nos seus jogos, focados no seu bom futebol e em dizer adeus a 2016/ 17 com exibições de encher o olho. Os actuais 21 golos de Kane deixam-no a 3 tentos do melhor marcador Lukaku, e por isso mesmo não será surpresa alguma se os spurs fizerem do seu matador o jogador-alvo da esmagadora maioria dos seus ataques. Kane, comparativamente com Lukaku, tem 1 jogo a mais até ao final do campeonato, mas o facto do belga entrar em campo já nesta sexta pode - caso o avançado do Everton marque uns 2 ou 3, naquele que deve ser o seu último jogo em Goodison Park com aquelas cores - deixar Kane com mais ou menos esperança de alcançar o primeiro posto.


Kevin De Bruyne - Manchester City - 10.4
    Dezoito assistências, 175 pontos. Kevin De Bruyne - jogador que apontávamos no início da época como potencial MVP desta edição, algo que não se veio a confirmar - chega à recta final da temporada como 8.º jogador com mais pontos. Só Sánchez, Lukaku, Hazard, Alli, Eriksen, Diego Costa e Kane estão acima do craque do Manchester City.
    Sujeito, como sempre, à constante rotação que Guardiola promove neste City, deve no entanto ser titular nos 2 jogos. Os citizens recebem Leicester e West Brom, e já é sabida a diferença de rendimento de KDB quando joga em casa desde que está em Manchester.
    Depois de 17 pontos contra o Crystal Palace, com 1 golo e duas assistências, o criativo pode também beneficiar do facto de Agüero não estar a 100% (é provável que Kun não actue em pelo menos 1 dos 2 jogos), não havendo assim uma centralização tão assinalável no ataque do City, que poderá assim ver os seus pontos mais distribuídos entre Gabriel Jesus, De Bruyne, Sané, Sterling e Silva.
    Não é fácil arranjar espaço para Kevin De Bruyne, uma vez que Sánchez e Hazard também costumam fazer umas gracinhas, mas é possível ter este trio. Recomenda-se.


Cesc Fàbregas - Chelsea - 6.9
    O primeiro jogador da História da Premier League a completar 10 ou mais assistências em 6 épocas da competição.
    O espanhol, inicialmente segunda escolha de Conte no seu esquema ficando a ver Kanté e Matic em campo, conquistou o seu espaço e vincou a sua importância ao oferecer ao Chelsea aquilo que mais nenhum jogador tem: a sua visão de jogo é única, a qualidade de passe longo é inigualável, e Diego Costa agradece.
    Cesc fez 4 assistências nos últimos 3 jogos e não será surpresa se voltar a assistir os seus colegas diante de WBA ou Watford.
    Fundamental, à sua maneira, em todos os clubes por onde passou, é curioso verificar a transformação/ evolução e o lado mais camaleónico de Fàbregas, no seu percurso Arsenal-Barcelona-Chelsea. Um daqueles jogadores com uma carreira excelente e um número impressionante de títulos, mas em relação ao qual fica a ideia que poderia ter deixado uma marca mais forte no Futebol (o Barcelona certamente gostaria agora de o ter, tendo vendido tanto Cesc como Thiago, elementos que muito jeito dariam agora a aproximar o Barça de um meio-campo com craques silenciosos como Kroos e Modric).
    Se Diego Costa marcar nesta jornada, é provável que a assistência seja deste homem.


Rob Holding - Arsenal - 4.0
    O Chelsea de Conte impôs o seu 3-4-3 no futebol inglês com sucesso. Entretanto o Tottenham de Pochettino trabalhou um 3-4-2-1 capaz de se moldar em campo para o habitual 4-2-3-1 dos spurs. E neste final da época Wenger decidiu apostar em 3 centrais.
    Jogar num esquema de 3 centrais é puxado. Difícil de executar para quem não está habituado, muito difícil de contornar para os adversários quando o esquema está bem assimilado. Não se pode dizer que o Arsenal saiba jogar no seu esquema actual, mas a verdade é que os 2 últimos jogos resultaram em duas clean sheets, numa fase em que os gunners ainda procuram chegar ao Top-4.
    Avaliado em 4.0, Rob Holding é não só um central com futuro (21 anos) como um achado nesta jornada - o Arsenal joga dois jogos, devendo alcançar pelo menos um jogo sem golos sofridos.
    Holding deve continuar no 11 inicial, e cabe aos gunners fazerem a sua parte, vencendo o Stoke e pressionando o Liverpool antes dos reds visitarem o West Ham.


Gylfi Sigurdsson - Swansea - 7.4
    O Sunderland complicou e muito a manutenção a Marco Silva. Fará o mesmo ao Swansea? Veremos.
    Com Sunderland (fora) e West Brom (casa) nas últimas duas jornadas, o Swansea - 1 ponto a mais do que o Hull - tem nas suas mãos conseguir sobreviver no primeiro escalão do futebol inglês. Basicamente, Sunderland-Swansea, Crystal Palace-Hull, Swansea-West Brom, Manchester United-Crystal Palace e Hull-Tottenham serão os 5 jogos que interessam às contas da manutenção, mas só se o Hull vencer o Crystal Palace. Num cenário em que Swansea e Palace vençam nesta ronda, o Hull dirá já olá ao Championship (nesse contexto, Marco Silva deve dar o "salto" para outro clube da Premier).
    Chegando a um momento de carácter tão decisivo, o islandês Gylfi Sigurdsson deve aparecer e embora não tenha como muitos outros 2 jogos para pontuar nesta jornada, é menino para brilhar na mesma. 173 pontos fazem desta a melhor época de Sigurdsson, jogador que nas últimas duas passou sempre os 150, e temos o feeling de que, fique ou não o Swansea, Sigurdsson não deve continuar de cisne ao peito.




Outras Opções:
- Guarda-Redes: Petr Cech (5.3) e Willy Caballero (4.8) têm a vantagem de entrar em campo duas vezes, com o bónus do argentino ao ter os 2 jogos em casa e ser 0.5 mais barato.
    Forster mostrou na jornada 36 que merece ser considerado, e Lloris ou Courtois também têm um bom calendário. Pickford vs Fabianski promete revelar-se um duelo à distância importante na luta pela manutenção, assim como Jakupovic e Hennessey também serão determinantes.

- Defesas: Falámos de Holding e não se deve ignorar o bom momento de Nacho Monreal (5.9). Caso Koscielny regresse ao 11 dos gunners, Holding ou Gibbs devem ser sacrificados, mas teria mais lógica Wenger abdicar de Gibbs, colocando Monreal a ala.
     Vincent Kompany (6.0) está em grande - que diferença que o capitão do City faz naquela defesa, e no futebol de toda a equipa! - e Otamendi tem crescido de forma clara com o belga ao seu lado, e Maya Yoshida (4.5) ganha tangencialmente a Stephens e Bertrand pelas características dos adversários desta jornada.
    Marcos Alonso voltou a fazer das suas na jornada passada, chegando aos 167 pontos; Adam Smith (4.5) e Toby Alderweireld (6.3) também podem pontuar a sério.

- Médios: Alexis Sánchez (11.6) e Eden Hazard (10.6) são obrigatórios, com vantagem para o chileno porque o Chelsea pode dar-se ao luxo de gerir a equipa na recepção ao Watford caso já se tenha sagrado campeão, que é o cenário mais provável.
    De Bruyne terá a companhia de Leroy Sané (7.7), Sterling e David Silva na procura de destruir as defesas de Leicester e West Brom, Joshua King é porventura juntamente com Sigurdsson a melhor opção entre os jogadores que só têm 90 minutos para pontuar, e do Tottenham Dele Alli é o mais expectável destaque a meio-campo.
    Coutinho e Lanzini prometem um duelo de mágicos, e de resto atenção a jogadores como Özil, Zaha e Chamberlain.

- Avançados: Romelu Lukaku (10.2) e Gabriel Jesus (8.9) são, em conjunto com Kane, os avançados mais promissores nesta jornada com 15 jogos. Diego Costa, Gabbiadini e Vardy também devem ser considerados.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-4-3): Caballero; Monreal, Holding, Yoshida; Hazard, De Bruyne, King, Sánchez; Kane, Jesus, Lukaku

Atenção a (Clássico; Diferencial):
Everton v Watford - Romelu Lukaku; Tom Davies
West Brom v Chelsea - Eden Hazard; Cesc Fàbregas
Manchester City v Leicester - Kevin De Bruyne; Gabriel Jesus
Bournemouth v Burnley - Joshua King; Adam Smith
Middlesbrough v Southampton - Manolo Gabbiadini; Ryan Bertrand
Sunderland v Swansea - Gylfi Sigurdsson; Fernando Llorente
Stoke v Arsenal - Alexis Sánchez; Mesut Özil
Crystal Palace v Hull City - Wilfried Zaha; Christian Benteke
West Ham v Liverpool  - Philippe Coutinho; Manuel Lanzini
Tottenham v Manchester United - Harry Kane; Christian Eriksen
Chelsea v Watford - Eden Hazard; Willian 
Arsenal v Sunderland - Alexis Sánchez; Alex Oxlade-Chamberlain
Manchester City v West Brom  - Gabriel Jesus; Vincent Kompany
Southampton v Manchester United - Manolo Gabbiadini; Nathan Redmond
Leicester v Tottenham - Harry Kane; Jamie Vardy 

0 comentários:

Enviar um comentário