14 de abril de 2017

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 33

Pára tudo, que as double gameweeks finais já foram anunciadas. Para além da jornada dupla (34) que se aproxima para Manchester United, Crystal Palace e Middlesbrough, o Southampton-Arsenal jogar-se-á na 36, querendo isso dizer que saints e gunners jogam 4 vezes em duas jornadas consecutivas. Tudo isto porque a penúltima jornada da época (37), ideal para apostar tudo no Bench Boost, terá nada mais nada menos do que 15 jogos. Um fartote.
    Urge - sobretudo para quem já não tem Wildcard - gerir o plantel com vista a retirar máximo rendimento num conjunto de jornadas-chave da época.
    Para já, temos a jornada 33. Com início no Sábado, continuidade na Páscoa e término na noite de segunda-feira. Mourinho recebe o Chelsea na caminhada dos blues rumo ao título, City e Liverpool têm deslocações complicadas, enquanto que o Tottenham, que ultimamente só sabe ganhar (juntando às vitórias excelente futebol e muitos golos), pode continuar a fazê-lo diante do Bournemouth.
    Relativamente à cauda da tabela, há vários jogos que terão impacto nessas contas - o Hull de Marco Silva visita o Stoke, enquanto que o principal adversário do momento, o Swansea, viaja até ao terreno do Watford. O Sunderland-West Ham, Crystal Palace-Leicester e o Middlesbrough-Arsenal têm todos um papel relevante nas contas da despromoção, numa fase em que entre Swansea e Watford, ou seja entre o 18.º e o 10.º, contam-se menos do que 10 pontos.

    Na jornada passada, Son Heung-Min foi o principal destaque, com 19 pontos na vitória por 4-0 do Tottenham. Lukaku voltou a fazer das suas, Townsend e Zaha acentuaram o mau momento do Arsenal, Ibrahimovic carregou o United para variar, brilhando ainda Jagielka (duas jornadas consecutivas a marcar), Trippier, Luke Shaw e Clasie.        
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 2518758-588128)


Estas são as nossas apostas para a 33.ª jornada:

Harry Kane - Tottenham - 11.3
    Haverá quem tem medo. Diz a precaução que raramente se deve apostar logo num jogador acabado de voltar de lesão. Mas vejam só: após a primeira lesão da temporada, que o fez perder 5 jornadas, Kane voltou à competição logo a marcar. E no espaço dos 4 jogos pós-lesão marcou cinco golos.
    Ponto importante: o Tottenham, nessa altura, não se apresentava a máquina de produzir bom futebol ofensivo, confiante e dominador.
    Pela segunda temporada consecutiva os spurs preparam-se para ficar apenas perto do título (não esperamos que a equipa de Pochettino venha por aí abaixo como na recta final de 2015/ 16), conquistando apenas o respeito e a admiração de todos por serem a equipa que melhor futebol pratica. Pessoalmente, e já aqui o dissemos, acreditamos que caso o clube consiga manter o treinador argentino e a estrutura-base (muitos deles são jogadores jovens), o título pode chegar nos próximos anos.
    Numa altura em que Alli, Son e Eriksen estão todos em grande, surge-nos apenas uma dúvida, uma vez que temos a certeza que Kane voltará à titularidade neste fim-de-semana. Manter-se-á Son no onze, passando a equipa a jogar numa defesa a 4, ou manter-se-á o 3-4-2-1 deixando o sul-coreano no banco?
    Seja como for, Harry Kane tem nesta jornada uma excelente oportunidade para ampliar o seu total de golos no campeonato (actualmente fixado em 19), parecendo-nos a principal ameaça para Lukaku na luta pela Bota de Prata. O ponta-de-lança inglês costuma ser um predador na área diante do Bournemouth, tendo marcado 5 golos aos cherries nos 2 jogos da época passada.
    Com um calendário excelente nestas 6 jornadas finais, há 4 avançados de topo a ter em conta - Kane, Lukaku, Ibrahimovic e Agüero. É muito difícil ter 3 deles, mas é obrigatório ter dois e, por isso, terão que fazer a melhor gestão possível. Contrariamente ao que dissemos na jornada passada, em que elogíamos Kun, o melhor é ter Kane daqui até ao fim, dando a Lukaku mais esta jornada, passando depois para Ibra nas duas seguintes e Agüero nas duas depois. Na última, ou continuar com o argentino ou voltar para Zlatan.


Romelu Lukaku - Everton - 10.4
    Lukaku tem 23 anos. É sempre impressionante e parece mentira, mas não é. O avançado belga do Everton, depois de 2 jogos difíceis fora (Liverpool e Arsenal) voltou a casa e foi a figura principal no Everton 4-2 Leicester. Com os 2 golos marcados aos foxes, passou a contabilizar 23 golos, e nesta recepção ao Burnley espera-se que um dos 6 candidatos da PFA a Jogador do Ano continue o seu registo goleador.
    Actualmente com 199 pontos, já só está a 4 pontos do líder desta época Alexis Sánchez, e tendo uma vantagem de 4 golos sobre Kane, é até ver o grande favorito a sagrar-se melhor marcador da competição.
    Já se sabe que o registo do Burnley fora de casa não é famoso, mas atenção porque Heaton é "só" o melhor guarda-redes deste Fantasy 16/ 17, e a equipa de Dyche conseguiu 3 clean sheets nas últimas quatro jornadas.
    Manter ou não Lukaku será um dos dilemas a partir da próxima jornada, mas nesta o belga é prioridade máxima. A braçadeira de capitão deve ser-lhe entregue ou a ele ou a Kane, existindo prós e contras a favor de cada um. É mais difícil marcar golos ao Burnley do que ao Bournemouth, e é mais fácil que os golos dos spurs se distribuam graças ao grande momento dos médios, enquanto que o Everton tentará ao máximo servir Lukaku. Não achamos que o regresso recente de lesão de Kane deve ter peso, sendo mais importante considerar-se a elevada percentagem de utilizadores que têm Lukaku (mais de 46%). É simples: se o belga explodir e não o tiverem a capitão, perdem para muita gente.


Mamadou Sakho - Crystal Palace - 4.8
    Allardyce tem a fórmula para salvar equipas. Big Sam assumiu o Crystal Palace, demorou um tempinho a transformar a equipa, mas o milagre está agora à vista de todos - nas últimas 6 jornadas, o Palace ganhou 5 jogos, perdendo apenas no terreno do Southampton, e ganhando pelo meio a Chelsea e Arsenal.
    Zaha está feito um senhor jogador (por favor, Pochettino, vai buscá-lo), Benteke tem-se apresentado confiante e ganha tudo o que é bola no ar, Townsend e Cabaye apareceram no último jogo, mas há um factor menos evidente mas muitíssimo relevante nesta boa fase em que os eagles conseguiram 4 clean sheets em 6 jogos.
    Qual o factor? Mamadou Sakho. O central emprestado pelo Liverpool entrou na equipa na jornada 26 e a equipa transformou-se, contagiada pela garra do francês. Aos 27 anos tem tudo para ser considerado um dos heróis da manutenção e deve "obrigar" o clube a contratá-lo. Mais um excedentário com que o Liverpool fará bom dinheiro.


M'Baye Niang - Watford - 5.9
    Outro caso de um jogador que merece que o clube dê continuidade ao empréstimo em vigor é M'Baye Niang, o jovem avançado de 22 anos que o Milan emprestou à Premier League.
    É certo que o AC Milan poderá dificultar a saída dado o potencial que o jogador ainda apresenta, mas não se admirem se o Watford entrar em loucuras por Niang, um jogador que nos parece poder crescer imenso nos próximos anos, e para o qual o Watford parece ser o clube indicado.
     Num momento em que Mazzarri tem sido contestado, não tendo o lugar seguro (recorde-se, estamos a falar do clube que despediu Quique depois de uma época fantástica), a manutenção de Niang é o caminho a seguir caso o clube queira perseguir um ideal de bom futebol.
    Tal como é triste ver o Watford a tratar mal a bola em muitos jogos (Roberto Pereyra faz muita falta), é também um facto indiscutível que Deeney precisava de um melhor amigo depois de perder Ighalo. Ninguém conseguiu ter um impacto similar ao nigeriano, valendo-se o clube do maior rendimento do capitão, mas se Okaka e Success são jogadores decentes para o plantel sem nos convencerem por completo, Niang é o futuro que o Watford deve procurar ter. O Swansea que se cuide, porque o rapaz costuma brilhar em casa.


Abel Hernández - Hull City - 5.9
    Com franqueza, não arrisquem em Abel Hernández quando há 10 ou mais avançados regulares em bom plano. Falamos do uruguaio apenas porque, embora seja um pouco um jogador-cometa, pode ser uma peça fundamental para Marco Silva nos próximos 4 jogos.
    O Sunderland está quase a passar o testemunho ao rival da cidade Newcastle, seguindo para o Championship, e relativamente ao Middlesbrough saberemos no final da jornada 34 se ainda pode ter esperança ou não. Mas é aquele 18.º lugar que ainda vai fazer suar muita gente... Para já está o Swansea (se os swans descerem, Sigurdsson pelo menos não desce), mas não excluímos várias equipas acima da luta pela manutenção.
    Num campeonato em que as equipas embalam positiva ou negativamente, o mau momento de Stoke ou West Ham começa a ser preocupante, e perante tudo isto estamos cada vez mais convictos de que Marco Silva vai conseguir o tão desejado milagre. No espaço das próximas 4 jornadas, os tigers defrontam Stoke, Watford e Sunderland (os 2 últimos em casa) e como tal este é o momento para os jogadores se transcenderem. Robertson e Ranocchia são os achados na defesa; Hernández, Grosicki e Niasse os jogadores que podem fazer a diferença à frente.




Outras Opções:
- Guarda-Redes: Wayne Hennessey (4.3) leva uma sequência de 9-6-7-5-2-7 nos últimos jogos e, contra um Leicester que pode gerir a equipa a pensar na 2.ª mão com o Atlético, o galês é uma das boas opções para a baliza.
    No Stoke-Hull, e atenção porque Butland ainda deve voltar a ocupar esta temporada a baliza do Stoke (em 2017-18 é para contar com ele!), o suiço Eldin Jakupovic (4.1) pode ser melhor opção do que Lee Grant, num jogo que nos parece que poderá ter poucos golos mas muito valiosos.
    Lloris pode igualar as 13 clean sheets de Courtois (caso o belga sofra golos em Old Trafford), embora seja preciso ter em consideração a inspiração de Joshua King e a hipótese de haver um descuido dos spurs no meio de vários golos que possam marcar, e de resto Robles também pode ser considerado, numa jornada em que vários clubes precisarão dos seus guarda-redes (particular atenção para Pickford vs Randolph, Gomes vs Fabianski e para o desempenho de Valdés diante do Arsenal).

- Defesas: Já falámos de Mamadou Sakho, e acrescentamos dois centrais pouco tecnicistas às contas desta jornada - Phil Jagielka (4.7) e Craig Cathcart (4.3). Bastante baratinhos, com potencial de clean sheet e eventualmente de Bónus. Destaque para o momento de Jagielka (6-7-1-11-12 recentemente), que marcou nas últimas duas jornadas.
    Do Tottenham, qualquer defesa pode ser uma boa escolha, embora a vantagem vá para Ben Davies (4.9) (só não surge no nosso 11 da jornada porque apostámos forte no ataque dos spurs), do Hull Andrew Robertson (4.4) e Ranocchia são as opções mais interessantes, McAuley será um perigo para a defesa do Liverpool nas bolas paradas, e no United-Chelsea o melhor é mesmo não nos metermos.

- Médios: Apesar de acima termos falado sobre 4 avançados e 1 defesa, é no meio-campo que continuamos a achar que se tem que apostar forte. Dele Alli (9.2) e Christian Eriksen (8.8) estão em grande, e continuamos a elegê-los a eles mesmo depois de Son Heung-Min ter feito 19 pontos na jornada anterior, e Wilfried Zaha (5.9), que na próxima jornada joga duas vezes, está a ganhar devagarinho estatuto de jogador obrigatório, mesmo tendo um calendário complicado no que resta da época.
    Manuel Lanzini (6.4) pode ser o destaque num jogo entre um quase-aflito e um quase-condenado, Eden Hazard (10.4) pode continuar a carregar o ataque do Chelsea, Philippe Coutinho (8.5) marcou nos últimos 3 jogos, e veremos se é desta que Alexis Sánchez (11.6) aparece. O chileno não fez nada nas últimas três jornadas, mas com 8 jogos nas 6 jornadas finais é quase impossível não continuar a confiar nele. Tivesse Wenger a capacidade de perceber que o melhor Arsenal desta época tinha Sánchez solto na frente e não a partir da esquerda.
    King, Sigurdsson, Townsend, Grosicki, Arnautovic, Ayew, Tadic, Mkhitaryan e Özil são apostas mais exóticas nesta fase, mas todos podem realizar uma boa jornada.

- Avançados: As nossas prioridades nesta jornada 33 são Lukaku e Kane. Claramente. Depois há Kun Agüero (12.8), com 1 golo/ jogo nas últimas 4 jornadas, um belo duelo entre Ibrahimovic e Diego Costa, há Troy Deeney (6.9) à procura de garantir que o seu Watford pode respirar profundamente e com segurança, e Andy Carroll pode também ser uma opção agradável, embora não seja garantido que seja titular. O gigante inglês não jogará certamente os 90 minutos, e o seu compatriota Vardy pode também ver o seu tempo de jogo reduzido, a pensar no Atlético Madrid. Entre lesões e poupanças, destaque para Gabbiadini, que pode voltar neste fim-de-semana à competição.




------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-5-2): Jakupovic; Sakho, Jagielka, Cathcart; Sánchez, Zaha, Alli, Eriksen, Lanzini; Lukaku, Kane

Atenção a (Clássico; Diferencial):
Tottenham v Bournemouth  - Harry Kane; Christian Eriksen
Crystal Palace v Leicester City - Wilfried Zaha; Mamadou Sakho
Everton v Burnley - Romelu Lukaku; Phil Jagielka
Stoke v Hull City - Andrew Robertson; Abel Hernández
Sunderland v West Ham - Manuel Lanzini; André Ayew
Watford v Swansea - Troy Deeney; M'Baye Niang
Southampton v Manchester City - Kun Agüero; Dusan Tadic
West Brom v Liverpool - Philippe Coutinho; Gareth McAuley
Manchester United v Chelsea  - Eden Hazard; Henrikh Mkhitaryan
Middlesbrough v Arsenal - Alexis Sánchez; Mesut Özil

0 comentários:

Enviar um comentário