7 de abril de 2017

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 32

Nem dá para respirar. Houve Premier League no fim-de-semana passado, nova jornada entretanto a meio da semana (terça e quarta-feira) e o 32.º capítulo da temporada já está aí à porta.
    Ao contrário dos últimos alinhamentos, o cartaz da 32 não inclui nenhum jogo grande, coisa rara em terras de Sua Majestade. O Everton-Leicester (atenção, os foxes podem fazer algumas poupanças a pensar na Champions) é o jogo que mais perto fica desse estatuto, embora antecipemos um interessante Crystal Palace-Arsenal. Com Tottenham e Manchester City favoritos nos seus embates e o Manchester United a visitar o Sunderland, espera-se uma jornada com bastantes golos e uma pontuação média acima da anterior.
    Falar precisamente da jornada 31 é falar, em termos de Fantasy, dos desempenhos de Özil, Abel Hernández, Hazard, Jagielka, Yoshida, da dupla do Tottenham (Eriksen e Alli) e da dupla do Watford (Niang e Deeney). Num jogo em que o belga Hazard bisou, o Chelsea ultrapassou mais um obstáculo rumo a um título cada vez mais certo, e o Tottenham - com os seus 3 golos ao Swansea marcados aos 88', 90'+1 e 90'+4 - aumentou a distância para os rivais City, United e Everton, com os spurs a reforçarem a ideia não só de que são os mais fortes candidatos ao 2.º lugar como de que a manutenção da equipa-base e de Pochettino pode valer um título no espaço dos próximos 3-4 anos. O Liverpool de Klopp voltou a vacilar contra uma equipa "pequena", o Leicester deu sequência ao seu incrível momento (já está em 11.º na tabela) e o Hull City de Marco Silva abandonou a zona de despromoção como esperávamos. Destaque para o facto do técnico português não perder em casa há 40 jogos - entre Estoril, Sporting, Olympiacos e Hull, é preciso recuar a 30 de Março de 2014 para encontrar uma derrota (Estoril 0-1 Rio Ave, 25ª jornada de 2013/ 14) caseira de Marco Silva em competições internas.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 2518758-588128)


Estas são as nossas apostas para a 32.ª jornada:

Kun Agüero - Manchester City - 12.7
    Sem exuberância, Agüero leva 3 jogos consecutivos a marcar (e 4 golos no espaço das últimas 5 jornadas). Ainda com várias jornadas por disputar até ao fim e um total de 15 golos (tem menos 6 golos do que o líder dos melhores marcadores, Lukaku), e dado o potencial explosivo do argentino, não excluímos que se intrometa nessa luta nesta recta final.
    As épocas de Kun em Inglaterra têm tido um denominador comum: golos. Muitos golos. Com várias lesões musculares pelo meio, marcou 23 na época de estreia, 12 e 17 nas duas seguintes, melhorando nas últimas duas com 26 e 24. Conseguirá estabelecer um novo recorde pessoal? É difícil, mas não impossível.
    O momento do Manchester City não é o melhor (3 empates e uma derrota nos últimos 4 jogos), mas o calendário dos citizens, que ainda querem garantir um lugar no Top-4 - idealmente Top-3, para escapar ao "Play-Off" de acesso aos grupos da Champions - é teoricamente acessível.
    Com Hull (casa), Southampton (fora), Manchester United (casa), Middlesbrough (fora), Crystal Palace (casa), Leicester (casa) e Watford (fora), faltando ainda calendarizar a recepção ao WBA, Agüero pode ser o porta-estandarte e embalar como máximo goleador da equipa nestes últimos 2 meses, precisando para isso de apresentar uma eficácia acima da sua produção recente. Com Lukaku de regresso a Goodison, Kane à beira de regressar de lesão e Vardy com calendário difícil, importa fazer a escolha certa entre Agüero e Zlatan. Tendo que escolher só 1, é Agüero.


Dele Alli - Tottenham - 9.1
    Vamos parar um bocadinho e fazer um ponto de situação da época de Dele Alli. Depois de 10 golos e 12 assistências em 2015/ 16, o jovem médio ofensivo dos spurs tem neste momento 15 golos e 8 assistências. Com um total de 180 pts já ultrapassou a sua marca de 166 na época passada, e caminha a passos largos para terminar com um total muito interessante (220-230 é uma projecção alcançável). Agora interessa acrescentar um dado: Dele Alli tem 20 anos.
    Nascido em Abril de 1996 (faz anos no próximo dia 11), Alli tem números idênticos a super-médios como Lampard e Gerrard e desengane-se quem achar que ele não é um legítimo herdeiro dessa casta. O faro de golo, a frieza na cara dos guarda-redes e principalmente a capacidade para farejar o espaço, ludibriando marcações, deixam antever uma carreira incrível e é fácil prever que tendo 2 jogos em White Hart Lane nas duas próximas jornadas - Watford nesta, Bournemouth na seguinte -, o momento de Bamidele (4 golos e 3 assistências nos últimos 5 jogos) é para continuar. Alli e Eriksen - até voltar Kane, o Tottenham é todo deles.


Eden Hazard - Chelsea - 10.3
    Eleito Jogador do Ano da PFA em 2014-15, Hazard eclipsou-se na temporada passada, mas voltou nesta. Com 181 pts só perde nesta fase para Lukaku e Sánchez, marcou já 13 golos e fez 8 assistências.
    Com a shotlist de 6 nomeados a Jogador do Ano 16/ 17 ser anunciada em breve, Hazard é um dos fortes candidatos a constar entre o sexteto, e o impacto no Chelsea-City desta quarta-feira só terá ajudado. Pessoalmente, acreditamos que N'Golo Kanté será coroado como Jogador do Ano desta temporada, faltando perceber que outros 5 lhe fazem companhia (nomes como Hazard, Sánchez, Alli, Diego Costa, Ibrahimovic, Kane e Lukaku surgem imediatamente como possibilidades).
    Focando-nos no Fantasy, Hazard está confiante, tem apresentado números e embora tenha 3 jogos fora nos próximos 4, e ainda vá a Old Trafford e Goodison Park, é um dos craques da equipa que quer garantir o título mal possa, e é difícil ignorar o potencial de pontos do belga nas últimas jornadas (o contra é Conte poder promover alguma rotação nesses jogos).
    É o jogador mais transferido desde a última jornada, e uma alternativa clara a quem não confia em Alexis Sánchez, suspeitando da instabilidade que vive o plantel dos gunners.


Adama Traoré - Middlesbrough - 4.8
    Tem a sua piada que recomendemos um extremo que, chegando a Abril, tem 0 golos e uma assistência como cartão de visita.
    Impõe-se uma explicação. Formado em La Masia e nesta altura com 21 anos, Adama Traoré pode ser um diferencial (arriscado pelos números até agora, mas apetecível considerando o preço) para as próximas 3 jornadas.
    Quem deu uma espreitadela aos jogos do Middlesbrough contra Swansea e Hull City, poderá ter ficado com a mesma sensação que nós - a melhor solução do Boro é quase sempre colocar a bola no seu extremo de cabelo oxigenado e esperar que ele invente algo. A qualidade de decisão de Traoré é claramente questionável, mas atendendo à facilidade com que dribla adversários e com que levanta a cabeça para encontrar Negredo na área, não será surpresa se nos próximos 4 jogos for um dos destaques da equipa.
    Honestamente, achamos que Sunderland e Middlesbrough já estarão entregues ao Championship, aguardando sim pela guerrilha entre Swansea, Hull e Palace. No entanto, e visto que nas últimas 4 jornadas o Middlesbrough defronta City, Chelsea, Southampton e Liverpool, as próximas jornadas (32 contra Burnley em casa, 33 contra Arsenal em casa, 34 com dois jogos, visitando o Bournemouth antes de receber o Sunderland) são absolutamente decisivas para as aspirações da equipa actualmente orientada por Steve Agnew. Negredo e Traoré, são eles contra o mundo.


Christian Benteke - Crystal Palace - 7.1
    Já desistimos de tentar compreender e antecipar os bons períodos de Benteke no Fantasy. Muito longe da sua incrível época de estreia (166 pts em 2012/ 13, com 19 golos marcados), o gigante belga, que ganha duelos aéreos como ninguém, parece estar agora a atravessar um bom momento e pode ser uma boa alternativa para quem precisar de um avançado deste preço.
    Brilhou contra o Chelsea (que classe a finalizar na cara do compatriota Courtois!), voltou a marcar ao Southampton, e será tudo menos chocante se voltar a marcar, desta feita ao Arsenal. Os gunners poderão não ter ainda Koscielny, não têm Cech nem Ospina e, embora esperemos um jogo partido e decidido pelos movimentos interiores dos extremos (Zaha e Sánchez), pode ser Benteke a ter a responsabilidade de salvar a sua equipa, vincando a ideia de que o Arsenal de Wenger falhará finalmente o Top-4.
    No último artigo falámos de Zaha. Benteke, tal como Adama Traoré (acima), tem o mesmo bónus: o Crystal Palace joga duas vezes na jornada 34.




Outras Opções:
- Guarda-Redes: Depois de uma jornada com clean sheets para 4 equipas (Burnley, Leicester, Watford e Arsenal), acreditamos que a jornada 32 pode ter jogos mais "apertados", com outros a compensarem a nível de golos pelas diferenças entre as equipas frente-a-frente e acreditando nós que alguns jogadores que a maioria dos utilizadores tem aparecerão em bom plano. Por outro lado, é preciso ter presente que uma jornada tão próxima pode originar algum cansaço, e onzes iniciais com algumas aparições inesperadas.
    Na baliza, Victor Valdés (4.6) merece a confiança, num Middlesbrough-Burnley que pode ser protagonizado pelos seus guarda-redes. Mas, desta vez, não optamos por Heaton mas sim pelo seu oponente. David De Gea (5.4) tem boas hipóteses de não sofrer golos, principalmente se segurar todas as tentativas de Defoe, e não podemos excluir o potencial de Lloris ou Ben Foster.

- Defesas: Ora bem, olhando para os registos recentes, Tottenham e Leicester são as equipas com mais vitórias consecutivas nas últimas semanas. Se no caso dos foxes, achamos que se pode esgotar a inspiração shakesperiana, com a cabeça dos jogadores a ter o Atlético Madrid presente, já os spurs (melhor defesa em prova, com 22 golos sofridos) são uma vez mais uma fonte de defesas interessantes. Ben Davies (4.8) tem a evidente vantagem do seu preço, e Toby Alderweireld (6.3) pode ombrear com os defesas do Watford nas bolas paradas, embora seja caríssimo para o rendimento desta época.
    Valencia deve estar de regresso ao 11 do United, Leighton Baines (5.8) poderá não ter Mahrez pelo caminho se o Leicester optar por descansar o argelino, e apesar de todo o talento existente no ataque do Southampton, uma clean sheet do WBA (Craig Dawson (4.8) à cabeça, como possibilidade) é uma possibilidade. John Stones (4.7) deve ser titular no esquema de Guardiola, mas Marco Silva deve colocar uma equipa com a lição bem estudada em campo - Agüero inspirado pode embalar os citizens, mas não sofrer golos pode ser difícil.

- Médios: Dele Alli e Hazard já foram mencionados acima, bem como o promissor Traoré, e é inevitável acrescentar a Alli o seu amigo Christian Eriksen (8.8). Os spurs têm 3 jogos em casa nos próximos 4, são a equipa com o futebol mais atractivo em Inglaterra e já se sabe o que Eriksen costuma render em White Hart Lane. Muito.
    Alexis Sánchez e Wilfried Zaha vão certamente agitar o Palace-Arsenal, Raheem Sterling (7.6), relegado para o banco de suplentes a meio da semana, pode refrescar o ataque do City (por muito bem preparado que o Hull entre em campo, o talento de De Bruyne, Silva e Agüero deve fazer a diferença) e é possível que Manuel Lanzini (6.4) e Philippe Coutinho (8.4) carreguem as suas equipas. O brasileiro, doente, está no entanto em dúvida. Por fim, Fàbregas, Pogba e Walcott não devem ser descurados.

- Avançados: Agüero e Zlatan Ibrahimovic (11.4) partem na pole position dos goleadores deste fim-de-semana, mas Romelu Lukaku (10.4) volta a casa e pode voltar a mostrar porque é que é o melhor marcador da competição. Depois dos pontos que já nos deu a todos, o belga merece esse voto de confiança.
    Origi deve voltar a ser a referência do Liverpool, Andy Carroll (desde que seja titular) pode fazer a vida negra ao Swansea, e Negredo terá a responsabilidade de marcar golos a Heaton.




------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-4-3): Valdés; Dawson, Stones, B. Davies; Zaha, Lanzini, Alli, Eriksen; Lukaku, Agüero, Ibrahimovic

Atenção a (Clássico; Diferencial):
Tottenham v Watford  - Dele Alli; Christian Eriksen
Manchester City v Hull City - Kun Agüero; Raheem Sterling
Middlesbrough v Burnley - Álvaro Negredo; Adama Traoré
Stoke v Liverpool - Roberto Firmino; Divock Origi
West Brom v Southampton - Craig Dawson; Nacer Chadli
West Ham v Swansea - Manuel Lanzini; Andy Carroll
Bournemouth v Chelsea - Eden Hazard; Cesc Fàbregas
Sunderland v Manchester United - Zlatan Ibrahimovic; Paul Pogba
Everton v Leicester City  - Romelu Lukaku; Leighton Baines
Crystal Palace v Arsenal - Alexis Sánchez; Christian Benteke

0 comentários:

Enviar um comentário