3 de abril de 2017

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 31

Oito jornadas até ao fim, agora é a doer. A recta final da Premier League e por isso do Fantasy está aí, com 8 jornadas entre esta terça-feira (4 de Abril) e 21 de Maio. Esta jornada 31 é a última vez que toda a jornada se realiza a meio da semana, esperando-se no entanto que isto aconteça relativamente a vários jogos em atraso (a jornada 34 já é double gameweek para Manchester United, Crystal Palace e Middlesbrough, mas falta conhecer o calendário de vários jogos por acertar).
    Depois de uma jornada em que o líder Chelsea perdeu inesperadamente em casa com o Crystal Palace (4 vitórias consecutivas! Registo idêntico a Leicester e Tottenham), o Manchester City - que desperdiçou no terreno do Arsenal uma boa oportunidade de encurtar distâncias - tem aquela que é talvez a derradeira chance de relançar uma edição que parece há muito entregue aos blues de Conte, Kanté, Hazard e Costa. O Chelsea-Manchester City (quarta-feira, 20:00) é um teste de fogo para um líder que ainda tem alguma margem de erro, e que depois ainda irá a Old Trafford e Goodison Park, terminando com vários jogos acessíveis bem perto do fim. No entanto, num cenário em que o City consiga transformar o seu habitual e significativo volume de oportunidades em golos e vença, e o Tottenham corresponda às expectativas no campo do Swansea, teríamos os spurs a apenas 4 pontos do primeiro lugar.
    A jornada tem, naturalmente, mais motivos de interesse. Espera-se um bom espectáculo quando o Manchester United receber o Everton, num jogo em que Lukaku não deve ficar em branco e no qual Mourinho voltará a contar com Zlatan; o Arsenal recebe o West Ham (na primeira volta os gunners ganharam por 5-1) embora o momento da equipa de Wenger seja terrível, com apenas uma vitória nas últimas 6 jornadas. De resto, veremos como o Liverpool reage à perda de Mané, e esperam-se emoções fortes no duelo de aflitos - Hull-Middlesbrough. Os tigers de Marco Silva, dependendo também do desfecho do Swansea-Tottenham, podem abandonar a zona de descida, "cavando" uma distância significativa para os cada-vez-mais-certos-no-Championship Middlesbrough e Sunderland.
    Olhando para a jornada deste fim-de-semana (30), sabe-se logo que se tratou de uma jornada esquisita ou improvável em termos de Fantasy quando Miguel Britos e Danny Simpson foram quem mais pontuou. Os defesas, de Watford e Leicester respectivamente, totalizaram 15 pontos, terminando acima de jogadores como Coutinho (13), Mustafi (12), Ranocchia, Zaha, Dier e Cathcart (todos com 11) ou Benteke (10).
    Na hora de fazerem ajustes nos vossos plantéis, reforçamos a recomendação de que importa começarem a olhar mais do que nunca para as rondas que se aproximam e procurarem cruzar momentos de forma com maior nº de jogos (a título exemplificativo, Alexis Sánchez tem 10 jogos nestas últimas 8 jornadas). Já não deve faltar muito para que a Federação Inglesa anuncie as datas dos jogos em atraso.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 2518758-588128)


Depois de uma jornada 30 cheia de tiros ao lado, eis as nossas apostas para a 31.ª jornada:

Alexis Sánchez - Arsenal - 11.6
    Como não gostar do chileno? O craque-mor do Arsenal é o jogador com maior pontuação deste Fantasy (198 pontos), deve transpor a barreira dos 200 esta ronda, e desde que não seja atormentado por nenhuma lesão atingirá certamente novo máximo individual no Fantasy (207 pontos, em 2014/ 15, foi o melhor que conseguiu). No entanto, e depois de até ter ficado em branco diante do Manchester City, o que mais nos entusiasma em Alexis é o ADN vencedor, a fome de golos e futebol, remando contra o espírito conformista crónico que se vive no clube.
    Criticado por se rir quando as coisas não correm bem aos colegas, criticado por dar um murro na mesa e querer ir para um clube onde se queira ganhar, Alexis tem moral para tudo isto. Primeiro porque, ao contrário de Özil por exemplo, não está claramente em dívida para com o clube e é ele quem está certo, e os outros errados. Serve de exemplo em campo, o que voltou a ficar claro quando Mustafi marcou ao City e Alexis Sánchez "convocou" os colegas, obrigando-os a valorizar o momento e festejar o golo com o central alemão.
    Posto isto, é fundamental terem o chileno nesta recta final. O Arsenal (6.º classificado) precisa dele sempre em campo, tem 2 jogos em atraso para repor o que significará duas double gameweeks, e embora não haja 2 jogos iguais e as equipas/ jogadores vivam momentos, convém recordar que na primeira volta diante do West Ham conseguiu o máximo que algum jogador já conseguiu esta época numa só jornada (23 pontos, com 3 golos e uma assistência). Os jogos são irrepetíveis, mas Sánchez levará essas memórias como confiança esta quarta-feira, e a defesa do West Ham terá que provar já ser desta vez capaz de lidar com o seu maior pesadelo de 2016-17.


Philippe Coutinho - Liverpool - 8.3
    Com a lesão de Sadio Mané, os jogadores de Fantasy não podem ter, nesta fase da temporada, 9.6 de orçamento inutilizado e à espera de recuperação. O mais fácil, tendo em conta o excelente calendário (em teoria) que o Liverpool tem até ao final da época, é virar atenções para o brasileiro Coutinho.
    Depois de se destacar ao serviço do Brasil e de ser muito elogiado pelo compatriota Neymar, o craque do Liverpool (que se não se tivesse lesionado esta época estaria certamente no Top-6 de finalistas para Jogador do Ano) voltou a encantar no derby de Liverpool. Um golaço e uma assistência para Origi fizeram dele o homem do jogo e talvez a principal figura da jornada em Inglaterra, e espera-se agora que o camisola 10 consiga replicar o impacto na recepção ao Bournemouth.
    Descansado por Klopp aos 73', será definitivamente titular, faltando perceber como renderão os reds diante de um sempre complicado Bournemouth (está mais do que visto que é mais fácil para este Liverpool defrontar os grandes) e sem contar com Lallana, Mané ou Henderson. A ideia de jogo ambiciosa de Howe, treinador para outros voos e que coloca a equipa sempre a jogar no campo todo com personalidade, até pode ser uma vantagem para os reds, que sofrem sobretudo quando têm pela frente equipas que se optam por um bloco baixo.
    Coutinho, Origi e Firmino devem formar o trio de ataque mas, até pelo preço (8.2 por um jogador assim é excelente), Coutinho é a nossa aposta.


Jamie Vardy - Leicester City - 10.0
    Quatro jornadas, quatro vitórias para o Leicester. E muito Jamie Vardy. O jogador de 30 anos do Leicester parece estar de volta ao seu nível de 2015-16 e nos jogos contra Liverpool, Hull, West Ham e Stoke somou nada mais nada menos do que 4 golos e duas assistências.
    Juntamente com Lukaku, Joshua King, Alli, Zaha e Valencia é um dos jogadores em melhor forma no Fantasy, olhando unica e exclusivamente para os números, e a potencial vítima desta jornada dá pelo nome de Sunderland. Os black cats têm 4 derrotas e um empate nos últimos 5, e não marcaram qualquer golo neste período.
    Esperamos bastante da dupla Vardy e Mahrez nesta jornada, mas especialmente do britânico, e atenção porque com Shakespeare os foxes já estão em 13.º e os actuais 33 pontos deixam-nos a apenas 3 pontos do nono lugar.
    Quando avaliamos o futuro, não nos parece que terem Vardy no trio da frente compense, porque haverá outras prioridades, mas pensando em exclusivo nesta jornada, é inclusive uma das principais opções para capitão.


Wilfried Zaha - Crystal Palace - 5.7
    Numa Era cada vez mais focada em resultados e em números, cultivando-se o físico (velocidade, força) e deixando a qualidade técnica por vezes para segundo plano na avaliação de um jovem jogador, Zaha é quase um case study.
    Todos sabemos como os jogos em Inglaterra são muitas vezes mais abertos e imprevisíveis, menos "amarrados" e mais anárquicos, e é neste espírito que Zaha tem evoluído a olhos vistos a cada ano que passa. De grande promessa no United passou a flop, mas o costa-marfinense de 24 anos, outrora um brinca-na-areia, consegue hoje conjugar o aspecto físico com uma capacidade de drible e criatividade em situações de 1 para 1 ao nível dos melhores em Inglaterra. Porque hoje é maduro e objectivo.
    Este crescimento de Zaha (até há pouco um jogador muito inconsequente, um pouco como Adama Traoré é no actual Middlesbrough) tem-se reflectido também em golos e assistências, e acreditamos que esta tendência seja para manter. Com Allardyce, os eagles estão seguros defensivamente e todo o plantel sabe que colocar a bola em Zaha é fazer as coisas acontecer.
    É um dos jogadores que joga a dobrar na jornada 34, e embora tenha um calendário teoricamente complicado, o momento de forma que atravessa torna-o capaz de pontuar diante de qualquer adversário. Para já, Southampton (fora) e Arsenal (casa) nos dias 5 e 10 de Abril. Confiem neste rapaz, não é à toa que Pochettino o quer no Tottenham.


Zlatan Ibrahimovic - Manchester United - 11.4
    Ele está de volta. O abono de família do Manchester United nesta Premier League, que aos 35 anos joga como se tivesse 28, cumpriu a suspensão e regressa aos relvados ingleses nesta terça-feira, na recepção dos red devils ao Everton.
    Com ambição e uma cultura de vitória a correr-lhe no sangue, o sueco é uma injecção fundamental no 11 de Mourinho, num plantel fustigado por algumas lesões.
     Acreditamos que o Everton conseguirá dividir o jogo em Old Trafford, e Lukaku pode ser uma valente dor de cabeça para os centrais do 5.º classificado. Mas Zlatan também tem tudo para fazer estragos (se Koeman mantiver o esquema de 3 centrais, com os jovens Holgate e Pennington nos 5 mais recuados pode ser uma boa noite para o sueco; embora o mais provável seja o treinador holandês voltar a apostar numa defesa de 4 homens).
    Duas coisas que devem considerar: 1) já é garantido que Zlatan terá dois jogos na jornada 34 (Burnley e Manchester City, ambos fora), faltando apenas saber qual será a outra jornada a que será acrescentado o Southampton-Manchester United; 2) nesta recta final, também graças às double gameweeks, os avançados escolhidos serão peça-chave na classificação final. Escolher o jogador certo entre Ibrahimovic e Agüero, apostar ou não em Kane quando regressar, manter ou não Lukaku serão questões básicas e decisivas nas ligas mais equilibradas.
    Sobre Ibra, apenas uma curiosidade. Se olharmos para os 10 adversários que o Manchester United tem pela frente o rendimento de Zlatan na primeira volta contra eles foi - 8 golos e 3 assistências.




Outras Opções:
- Guarda-Redes: Não nos atrevemos a prever resultados dos jogos entre Chelsea e Manchester City e Manchester United e Everton, mas não nos parece que qualquer uma destas 4 equipas seja uma boa fonte de jogadores defensivos. Lukaku não marcou ao Liverpool e não quererá voltar a ficar em branco, o United tem Zlatan, a defesa do Chelsea não tem uma clean sheet desde a jornada 22, e relativamente à defesa do City já se sabe o que a casa gasta.
    Assim, Kasper Schmeichel (4.9) e Tom Heaton (5.1) são duas boas opções. O dinamarquês não sofreu qualquer golo do Stoke e enfrenta uma equipa que não marcou nos últimos cinco jogos, enquanto que Heaton costuma ser gigante em casa.
    O Watford-West Brom pode ser um bom jogo para os guarda-redes, Eldin Jakupovic (4.1) tem uma boa oportunidade de não sofrer no "jogo grande" da luta pela manutenção, e não nos parece segurar confiar em elementos defensivos do Liverpool.

- Defesas: Ora bem, esta jornada 31 é uma boa oportunidade para serem exóticos e confiarem naqueles que talvez sejam os defesas menos utilizados do vosso quinteto. A defesa do Chelsea recebe o City, Valencia recebe o Everton, Baines vai a Old Trafford... Não é fácil.
    Não sendo o Watford uma equipa dominadora, achamos que Gareth McAuley (5.2) é uma boa arma num jogo que será muito físico e disputado nas alturas, e no duelo entre desesperados, confiamos no escocês e baratinho Andrew Robertson (4.4), depois de marcar o seu primeiro golo na Premier League ao West Ham. A solidez defensiva caseira do Burnley faz-nos acrescentar ainda Michael Keane (5.0), um dos centrais desta época que na próxima edição deve estar a representar um clube com outras aspirações.
    Fuchs, Brunt, Mustafi e Rannochia são boas hipóteses, e embora achemos que o Crystal Palace vai marcar no terreno do Southampton, a projecção ofensiva de Ryan Bertrand (5.5) será determinante na criação de desequilíbrios. Já no Swansea-Tottenham, o mais certo é Kyle Walker (6.5) regressar depois de ter sido Trippier o titular contra o Burnley, sendo que para além do lateral inglês qualquer um entre Alderweireld, Davies e Vertonghen nos parecem boas opções diante de um Swansea que ainda tem Llorente em dúvida e que deverá estar muitíssimo dependente de Sigurdsson. Como sempre.

- Médios: Acima já falámos de Alexis Sánchez, Coutinho e Zaha, e podemos acrescentar a essa lista de craques os nomes de Riyad Mahrez (9.0) e Dele Alli (9.0). O argelino é, tal como Vardy, uma boa aposta em exclusivo para esta jornada, e Alli - só perde para Sánchez e Lukaku em pontos, somando tantos como Hazard - marcou e/ou assistiu nos últimos 4, e contará com a ajuda de Christian Eriksen (8.7), um especialista a marcar golos ao Swansea. Pochettino, técnico inteligente e um dos melhores do mundo (injustamente, ainda não é visto como devia por muita gente) deve deixar Janssen no banco e lançar o sul-coreano Son Heung-Min na frente.
    Theo Walcott deixou bons sinais no jogo contra o Manchester City, embora seja uma aposta bastante arriscada, o polaco Kamil Grosicki (5.5) fez duas assistências no último jogo e é cada vez mais preponderante no esquema de Marco Silva, e atenção também a Dusan Tadic (7.1) e Redmond.
    Sigurdsson será precioso para os swans tentarem minimizar diferenças relativamente à ex-equipa do islandês, Roberto Firmino (8.5) é a alternativa a Coutinho, e no Chelsea-Man City, pode ser o momento de Eden Hazard (10.2), especialmente se Navas for novamente lateral-direito no City. Se o belga não conseguir fazer a diferença, jogadores como De Bruyne e Sané estarão desejosos de o fazer.

- Avançados: Jamie Vardy e Zlatan Ibrahimovic devem gerar retorno, Romelu Lukaku (10.5) defronta uma defesa que pode ter dificuldades em anulá-lo, e merece claramente fazer parte dos nossos plantéis até à última jornada; e o duelo entre Diego Costa (10.7) e Agüero promete. Pessoalmente, acreditamos que Costa apareça neste momento-chave, mas Kun será melhor opção da próxima jornada (32) em diante.
    Andre Gray, Andy Carroll, Divock Origi (6.1) e Niasse são opções mais ousadas para avançado nº3 da hierarquia. Por fim, uma opinião nossa: o Arsenal terá vida mais facilitada diante do West Ham se Wenger deixar Alexis Sánchez na frente, apoiado por Walcott, Özil e Iwobi. Começar com Giroud seria um erro, mas o técnico francês costuma fazer dessas coisas. Contra Collins e Fonte, tem que ser Alexis.



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-5-2): Schmeichel; Keane, McAuley, Robertson; Sánchez, Coutinho, Eriksen, Mahrez, Zaha; Vardy, Ibrahimovic

Atenção a (Clássico; Diferencial):
Burnley v Stoke  - Tom Heaton; Marko Arnautovic
Leicester City v Sunderland - Jamie Vardy; Riyad Mahrez
Watford v West Brom - Gareth McAuley; Gomes
Manchester United v Everton - Romelu Lukaku; Zlatan Ibrahimovic
Arsenal v West Ham - Alexis Sánchez; Theo Walcott
Hull City v Middlesbrough - Kamil Grosicki; Andrew Robertson
Southampton v Crystal Palace - Wilfried Zaha; Dusan Tadic
Swansea v Tottenham - Dele Alli; Christian Eriksen
Chelsea v Manchester City  - Diego Costa; Eden Hazard
Liverpool v Bournemouth - Philippe Coutinho; Roberto Firmino

0 comentários:

Enviar um comentário