25 de fevereiro de 2017

Previsões Vencedores Óscares 2017

A grande festa do Cinema está aí à porta! Amanhã à noite parte do mundo vai parar, de olhos postos em Hollywood, com o Dolby Theatre em Los Angeles a encher-se para a 89.ª Edição dos Óscares da Academia.
    Jimmy Kimmel, o anfitrião de um dos melhores talk-shows norte-americanos, conduzirá a cerimónia, estando por isso garantidos Donald Trump e Matt Damon (o arqui-inimigo de Kimmel, por brincadeira) como alvos no seu monólogo inicial. Pelo palco veremos passar, como apresentadores, figuras ilustres como Leonardo DiCaprio, Brie Larson, Mark Rylance, Alicia Vikander, Samuel L. Jackson, Warren Beatty, Faye Dunaway, Amy Adams, Javier Bardem, Shirley MacLaine, Steven Spielberg, James Cameron e Alejandro G. Iñárritu; a nível musical, Justin Timberlake, Sting e a dupla Lin-Manuel Miranda/ Auli'i Cravalho interpretarão as suas canções nomeadas, ficando a cargo de John Legend o medley "City of Stars" e "Audition", músicas que ganharam vida com Ryan Gosling e Emma Stone no grande ecrã.
    Contrariamente aos últimos anos, em que a Academia tem dividido bastante os méritos, desta vez tudo parece apontar numa direcção: 'La La Land'. O filme de Damien Chazelle soma 14 nomeações (igualou o recorde, pertencente a Titanic e All About Eve) e tem variadíssimos factores a seu favor: pode ser um papa-técnicos como nos últimos anos foram Mad Max: Fury Road, Gravity e The Grand Budapest Hotel, mas deve juntar a isso estatuetas com outro peso. Hollywood adora olhar para o seu próprio umbigo, e 'La La Land' é um filme que navega no equilíbrio perfeito entre ser auto-reflexivo para o sector (Birdman foi o último Melhor Filme que preenchia essa característica), mas com uma mensagem universal e nostálgica para o mundo ao mesmo tempo. Para além da possibilidade de termos Los Angeles a aclamar um filme com o ADN e impressão digital de LA, não podemos também ignorar o facto da Academia valorizar o regresso/ homenagem das origens. Aconteceu com The Artist, e pode acontecer este ano num filme que referencia o passado dos grandes musicais
    Ao longo da noite suceder-se-ão os discursos com indirectas para o presidente que iniciou funções a 20 de Janeiro - é uma questão de esperar depois pelas respostas, via @realDonaldTrump - com a política anti-imigração de Trump a poder beneficiar 'Moonlight' na corrida para melhor filme e 'The Salesman' como filme estrangeiro, ajudando ainda Denzel (ganhando apenas Mahershala Ali e Viola Davis teremos 2 actores afroamericanos premiados, como aconteceu já em 2001 (Denzel e Halle Berry), 2004 (Jamie Foxx e Morgan Freeman) e 2006 (Forest Whitaker e Jennifer Hudson), mas a verdade é que se Denzel Washington derrotar Casey Affleck a resposta de inclusão da Academia será ainda mais clara numa época em que se fala em muros).
    Abaixo fazemos contas, mas uma grande noite para Chazelle, Stone e companhia significará sempre uma noite fraca para 'Moonlight' e 'Arrival', os 2 filmes que surgem como mais nomeados (8 categorias) depois das 14 indicações de 'La La Land'. É importante recordar que o Recorde de mais óscares arrecadados pertence ao trio Ben-Hur, Titanic e The Lord of the Rings: The Return of the King, com 11 óscares cada um, destacando-se o facto do filme de Peter Jackson ter conseguido o pleno (11 em 11) em 2003. Já se sabe que 'La La Land' não tem hipóteses de conquistar os 14 óscares para que está nomeado, porque duas nomeações são na mesma categoria, podendo portanto no máximo somar 13 óscares, se vencesse todas as categorias para as quais estava nomeado. A Academia não ultrapassa a dezena de estatuetas entregues a um filme precisamente desde o derradeiro The Lord of the Rings, mas o mais certo é que 'La La Land' feche a noite com algo entre 8 e 11 óscares. No máximo, temos recorde igualado. Embora apostemos que ficará abaixo disso.

    Olhando para os "sinais" que o sector nos foi dando durante a season de prémios, os Producers Guild Awards distinguiram 'La La Land' como Melhor Filme (8 dos últimos 9 vencedores nos PGA venceram depois a estatueta máxima nos Óscares), e os Directors Guild Awards aclamaram o trabalho do jovem Damien Chazelle (32 anos). A unanimidade em torno de 'La La Land' passou também pelos Golden Globes e pelos BAFTA, com os SAG Awards a escolherem Denzel Washington, Emma Stone, Mahershala Ali e Viola Davis no quarteto de categorias de interpretação. A dúvida "Casey Affleck vs. Denzel Washington" é, graças aos SAG (porque Casey Affleck ganhou tudo o resto, mas os Screen Actor Guild Awards são o melhor indicador de previsão), um dos maiores pontos de interesse da noite.

    Amanhã poderão ver os nossos Óscares Barba Por Fazer 2017, uma cerimónia digital já com alguns anos aqui no blog e que muitas vezes se afasta da Academia em termos de nomeados/ vencedores. Para já, estas são as nossas previsões para a realidade:


Melhor Filme: La La Land
Melhor Realizador: Damien Chazelle
Melhor Actor: Casey Affleck | Denzel Washington
Melhor Actriz: Emma Stone
Melhor Actor Secundário: Mahershala Ali (Dev Patel)
Melhor Actriz Secundária: Viola Davis
Melhor Argumento Original: Manchester by the Sea (La La Land)
Melhor Argumento Adaptado: Moonlight (Arrival)
Melhor Design de Produção: La La Land
Melhor Fotografia: La La Land
Melhor Guarda-Roupa: Jackie (La La Land)
Melhor Edição/ Montagem: La La Land
Melhor Caracterização: Star Trek Beyond
Melhor Banda Sonora: La La Land
Melhor Mixagem de Som: La La Land (Arrival, Hacksaw Ridge)
Melhor Edição/ Montagem de Som: Hacksaw Ridge (Arrival)
Melhores Efeitos Visuais: The Jungle Book
Melhor Música: "City of Stars", La La Land
Melhor Filme de Animação: Zootopia
Melhor Filme Estrangeiro: The Salesman (Toni Erdmann)
Melhor Documentário: O.J.: Made in America
Melhor Curta-Metragem: Ennemis Interieurs | Timecode
Melhor Documentário (Curta): Extremis | Joe's Violin | Watani: My Homeland
Melhor Curta de Animação: Piper (Blind Vaysha)


Conclusões finais:

    Honestamente, parece-nos que só 'Moonlight' pode estragar a noite a 'La La Land'. A probabilidade do filme de Emma Stone e Ryan Gosling ser o mais galardoado da noite é elevadíssima, mas como na Arte por vezes o todo não é igual à soma das partes, pode acontecer até 'La La Land' coleccionar estatuetas a noite toda, perdendo depois a mais importante. Não nos parece o cenário mais provável, mas não o afastamos por completo.
    Mediante o vendaval de óscares que 'La La Land' pode somar, o mais inteligente e lógico é talvez abordar o que pode e não pode ganhar o filme de Damien Chazelle, e depois analisar o que sobra. Melhor Filme e Melhor Realizador estão muito bem encaminhados, e Emma Stone - a actriz que fez uma apresentação de PowerPoint para convencer os pais a deixarem-na seguir o seu sonho - é a grande favorita (o facto de ser ela a "carregar" o favorito a Melhor Filme é o principal factor, embora Natalie Portman tenha um desempenho digno de óscar e Isabelle Huppert seja o wildcard numa categoria bastante forte este ano). Fotografia, Edição, Design de Produção, Banda Sonora e Canção Original parecem-nos também dados quase adquiridos: e com isto já vamos em 8 Óscares.
    Embora não seja impossível vencer nas categorias de Argumento Original e Guarda-Roupa, apostamos que o guião de Kenneth Lonergan para 'Manchester by the Sea' e o figurino de 'Jackie' (normalmente os filmes de época têm vantagem) podem bater 'La La Land', havendo também bastante equilíbrio em termos de Som. Pessoalmente, apostamos que 'La La Land' ganhará Mixagem de Som (21.ª vez sem ganhar para Kevin O'Connell, o sound mixer de 'Hacksaw Ridge'?) e 'Hacksaw Ridge' ganhará Edição de Som. Mas há ainda 'Arrival' metido ao barulho a aumentar a incerteza.
    Vincámos a confiança que temos na vitória de Emma Stone, mas o mesmo podemos fazer relativamente a Mahershala Ali e Viola Davis. Dev Patel e Naomie Harris são, respectivamente, a concorrência que cada um enfrenta, mas parecem-nos estar a anos-luz em termos de chances. Já o duelo Denzel vs. Affleck parece-nos um verdadeiro 50/ 50 nesta fase. A lógica parece dizer Denzel, mas vamos seguir o nosso feeling e dar vantagem a Casey Affleck num 51-49.
    Barry Jenkins deve subir ao palco pelo Argumento de 'Moonlight', embora 'Arrival' seja um adversário de peso, e mesmo a dupla 'Hidden Figures' e 'Fences' tenha hipóteses; 'Zootopia' e 'The Salesman' são os favoritos como Filme de Animação e Filme Estrangeiro, surgindo como outsiders bem próximos 'Kubo and the Two Strings' e 'Toni Erdmann'. A nível de Documentário, 'O.J.: Made in America', peça com 7 horas e 57 minutos, é o grande favorito, apenas beliscado por '13th' de Ava DuVernay. 'The Jungle Book' parte na pole position nos Efeitos Visuais, e a nível de Maquilhagem/ Caracterização o nosso palpite recai em 'Star Trek Beyond', embora nos pareça que qualquer um dos três nomeados possa sair vencedor.
    Como sempre as 3 categorias de curtas-metragens surgem como o verdadeiro 31 para quem quer acertar tudo. Tendo apenas visto 'Piper' e 'Borrowed Time' (duas de animação) acreditamos que 'Piper' possa voar alto, embora a premissa de 'Blind Vaysha' seja interessante, num ano - pelo que vimos dos trailers - bastante heterogéneo e forte a nível de execução. 'Ennemis Interieurs' e 'Timecode' dividem o favoritismo na Curta-Metragem, sendo mais difícil ainda prever qual será o Documentário (versão curta) mais votado pela Academia - 'The White Helmets' pode ser visto como propaganda, '4.1 Miles' e 'Watani: My Homeland' são incrivelmente pertinentes dado o contexto político mundial, podendo no entanto a escolha recair em algo mais intemporal como 'Extremis' ou 'Joe's Violin'.

    Resumidamente, 'La La Land' deve viver um epílogo feliz, tornando-se o filme mais unânime para a Academia desde 2003, altura em que hobbits, elfos e orcs "limparam" tudo. Reforçamos que nosso entender, no máximo 'La La Land' chega às 11 estatuetas (recorde fixado em 1959, 1997 e 2003), sendo mais provável que se fique por 8, 9 ou 10.
    Logo veremos se haverá surpresas. Seja como for, estaremos cá depois para comentar.

Fiquem ligados!
Miguel Pontares e Tiago Moreira

0 comentários:

Enviar um comentário