3 de fevereiro de 2017

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 24

Jornada 24. Se olharmos para o calendário dos jogos disputados, rapidamente percebemos que - e uma vez que na Premier League as duas voltas não obedecem à mesma ordem, como cá em Portugal - na primeira volta este conjunto de dez jogos equivaleu à 6.ª jornada. Uma jornada que marca até agora 2016/ 17. O Chelsea, depois de perder em casa com o Liverpool por 2-1, visitou o Emirates Stadium e foi atropelado por Sánchez e companhia (3-0). Daí para a frente, Antonio Conte modificou o sistema táctico da equipa, e os blues dispararam na classificação.
    Cinco meses depois, o Chelsea-Arsenal é o grande jogo desta ronda. Os azuis de Londres parecem cada fim-de-semana mais perto do título, e a verdade é que depois desta oportunidade dos gunners de ficarem a apenas 6 pontos do primeiro classificado, o Chelsea só terá mais 2 jogos contra rivais directos (recebe o City na jornada 31, e visita Old Trafford na 33). Cinco meses depois, o Chelsea mudou muito, e o Arsenal (Alexis tentará remar contra tudo e todos, carregando a equipa como sempre) não parece, à priori, ter "estofo" para este Chelsea.
    Tottenham e Manchester City, as duas equipas que mais tenderão a crescer em termos de dinâmica atacante nesta recta final, são claros favoritos nos seus jogos, enquanto que Manchester United (visita o campeão Leicester, para quem um cenário de descida começa a ser uma possibilidade real) e Liverpool (esperamos um grande Hull contra Klopp) têm desafios mais complicados. Numa fase em que a luta pela manutenção está ao rubro - Sunderland, Hull, Crystal Palace, Swansea, Leicester e Middlesbrough são quem respira pior -, o Crystal Palace-Sunderland ganha soberana importância, com Big Sam Allardyce a poder condenar a sua ex-equipa.
     Os jogos de 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro podem originar alguma rotação por parte dos treinadores, e o cansaço pode ter como resultado defesas desgastadas e com isso mais golos. Os confrontos entre Everton e Bournemouth, Southampton e West Ham e West Brom com o Stoke deixam antever bom entretenimento.
    Olhando para os resultados individuais da jornada passada, Scott Dann (15 pontos) foi quem mais pontuou, seguido de Gylfi Sigurdsson, que voltou a ser o herói do Swansea. Jakupovic brilhou ao serviço de Marco Silva, Gabriel Jesus espalhou o terror na defesa do West Ham no seu primeiro jogo a titular na Premier League, Michael Keane fez a diferença nas alturas ao assistir Vokes para o golo solitário do Burnley, e houve também espaço para David Luiz, Wijnaldum, Crouch e David Silva brilharem.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 2518758-588128)


As nossas apostas para a 24.ª jornada são:

Christian Eriksen - Tottenham - 8.8
    O Tottenham joga em casa. Só este cenário deveria chegar para todos os olhares repousarem em Christian Eriksen. Da jornada 13 inclusive para cá, foram nada mais nada menos do que 6 as vezes em que Eriksen fez 10 ou mais pontos numa jornada! O dinamarquês conseguiu 10 pts contra o Chelsea, 18 contra o Swansea, 19 contra o Hull, 10 contra o Southampton, 11 novamente contra o Chelsea, e 10 diante do West Brom. Destes seis desempenhos, 4 deles foram em White Hart Lane.
    Escolhido para os plantéis de apenas aproximadamente 17%, Eriksen é o 4.º médio com mais pontos (126, não muito longe dos registos de Hazard e Alli, 134 e 130 respectivamente) e por tudo isto um excelente diferencial.
    Os últimos meses tornaram evidente que quando em 3-4-2-1, o jogo do Tottenham potencia incrivelmente as pontuações de Eriksen e Dele Alli, e o regresso ao mais tradicional 4-2-3-1 pode alimentar principalmente Harry Kane que, de uma maneira ou de outra, é sempre o homem-golo da equipa.
    Mas reforçamos: Eriksen é fortíssimo em casa, e 3 dos próximos 4 jogos do Tottenham são no seu estádio. Middlesbrough, Stoke e Everton serão os adversários, com uma deslocação a Anfield pelo meio para um jogo absolutamente delicioso.


Gabriel Jesus - Manchester City - 9.1
    19 anos. Josep Guardiola disse há dias que alguns reforços são como as melancias - só depois de as abrir é que se sabe se são boas ou não. Percebe-se a ideia mas em parte é uma falácia: não há melancias como Gabriel Jesus. Pelo menos com 19 anos de idade.
    O miúdo-maravilha brasileiro é um dos jogadores com maior potencial no planeta-Futebol e foi o nosso 16.º classificado na rubrica 100 Jogadores que podem marcar 2017 com a menção "Tão bem que vai fazer ao ataque do Manchester City a chegada de Gabriel em Janeiro. O miúdo em que se consegue vislumbrar momentos de Ronaldo Fenómeno tem a concorrência de Agüero e Iheanacho, mas com a técnica pura e ADN vencedor que tem deve mostrar logo nos primeiros jogos que é uma alternativa relevante".
    Até ver, não nos enganámos. Gabriel Jesus chegou a Inglaterra com tudo, "abanou" o ataque dos citizens e depois do grande jogo que fez contra o West Ham, será difícil para Guardiola tirá-lo do onze. Os rivais do City que se cuidem, porque Gabriel e Sané estão a aparecer agora, De Bruyne e Silva só sabem jogar bem, e Sterling e Agüero não vão querer ficar para trás...


Wilfried Zaha - Crystal Palace - 5.5
    Depois de 4 derrotas consecutivas, o Crystal Palace ganhou finalmente, ao conquistar 3 pontos no difícil terreno do Bournemouth. Impossível dissociar este "acontecimento" da chegada de Zaha da CAN, entrando imediatamente no onze de Sam Allardyce.
    O jogador que melhor tem driblado nesta Premier League (Adama Traoré e Boufal têm registos melhores mas bastantes menos jogos disputados) e que para o ano dificilmente continuará no Palace, pode muito bem ser a diferença entre o Palace descer ou não. Se a equipa dos eagles chegar à jornada 30 em zona de descida, dificilmente escapará ao Championship, uma vez que nesse cenário teria que ganhar vários dos jogos contra os grandes que tem na recta final.
    Por isso mesmo, passa por Zaha e Benteke conseguir dar ao Palace um balão de oxigénio nas próximas jornadas. Nesta jornada há um confronto de carácter decisivo com o Sunderland (uma derrota dos black cats acentua o fosso) mas nas próximas semanas, há jogos contra Middlesbrough, Watford, Stoke e West Brom. Decisivos para o destino desta equipa.
    Caso Allardyce alinhe com 3 centrais (Tomkins, Dann e Delaney), um dos grandes beneficiados será o reforço van Aanholt, mas também os dois jogadores mais desta equipa - Wilfried Zaha e Christian Benteke. A equipa precisa deles.


Troy Deeney - Watford - 6.6
    E lá foi Ighalo para a China. A transferência do nigeriano abriu uma potencial vaga no ataque do Watford - Niang, Success, Okaka e Zárate competirão entre si - mas é indiscutível que o capitão Troy Deeney continuará de pedra e cal no onze.
    Depois de uma vitória inesperada em casa do Arsenal, com golos de Kaboul e Deeney, o Watford recebe nesta jornada aquela que é a pior equipa com o estatuto de visitante - o Burnley, que fora de portas só conquistou até agora 1 ponto em 10 jogos.
    A equipa de Walter Mazzarri, que pretenderá continuar bem longe das contas da luta pela manutenção tal como Burnley ou Bournemouth, não prima pela regularidade, mas tem um bom calendário a curto-prazo, e um horizonte minimamente equilibrado para que possam surgir mais golos do seu capitão. Deeney, que bate também as grandes penalidades, tem 6 golos nesta edição (em 2015/ 16 fez 13 golos e 9 assistências) e nem é o jogador do Watford com mais pontos (leva 85 contra os 93 de Capoue). No entanto, acreditamos que durante as próximas jornadas esse cenário mude.


Eldin Jakupovic - Hull City - 4.0
    Verdade seja dita: José Mourinho pode queixar-se porque Old Trafford, que nos últimos anos tem visto David De Gea brilhar em tantos jogos, esta temporada tem sido palco dos melhores desempenhos individuais de guarda-redes adversários. Tom Heaton foi um "monstro" pelo Burnley no teatro dos sonhos, e na quarta-feira passada, o suiço Jakupovic deu ares dessa performance, com várias defesas (6) determinantes, sobretudo nos instantes finais do jogo.
    Avaliado em 4.0, o guarda-redes de Marco Silva dificilmente perderá a titularidade num futuro próximo, mesmo tendo David Marshall como suplente, e a verdade é que depois desta sequência (Liverpool em casa, e Arsenal fora) segue-se uma sequência de vários jogos que decidirá a época do Hull.
    Ter Jakupovic é um risco, mas um risco calculado - Marco Silva está a demonstrar mais uma vez o grande treinador que é, o Hull tem crescido a olhos vistos, Jakupovic é o tipo de guarda-redes que garantirá sempre defesas pelo nº de vezes que é testado por jogo, e ao custar 4.0 pode abrir espaço para reforçar outros sectores.



Outras Opções:
- Guarda-Redes: Confiar em Jakupovic pode ser demasiado ousado já nesta jornada (o Liverpool está num momento bastante mau, mas Mané e Coutinho podem "rebentar" de repente), até porque há outros guarda-redes com maior propensão para serem sinónimo de clean sheet nesta jornada.
    Ben Foster (4.7), Gomes (4.9) e eventualmente Wayne Hennessey (4.3) têm todos chances razoavelmente altas de assegurar jogos sem sofrer, e é importante que se continue a monitorizar se Caballero continua na baliza do City. Depois de Vorm ter sido utilizado contra o Sunderland, Hugo Lloris (5.5) deve voltar à baliza dos spurs na recepção ao Middlesbrough.

- Defesas: Entre defesas, não é descabido começarem a pensar em ir a jogo com Seamus Coleman (5.7) e Leighton Baines (5.7). Sim, ambos. A escolher um, neste momento leva vantagem o irlandês, mas o Everton tem um excelente calendário a curto/ médio-prazo, Koeman tem a defesa afinada, e os toffees são uma das equipas que não irá sofrer com as jornadas em que algumas equipas não jogam.
    Chris Brunt (5.1) mostrou nas últimas jornadas que devemos contar com ele, Patrick van Aanholt (5.0) promete ser uma locomotiva contra a sua ex-equipa, e no Chelsea-Arsenal, a apostar em algum defesa, surgem-nos Marcos Alonso e David Luiz.
    Posto isto, nunca nos podemos esquecer que há Kyle Walker (6.2), a ganhar a pole position como defesa do Tottenham com a lesão de Rose.

- Médios: Mencionámos acima Eriksen e Zaha, dois dos médios que nos parecem mais tentadores nesta jornada, mas podemos mesmo incluir outro jogador dos spurs, Dele Alli (8.8), que segundo as estatísticas do Fantasy só perde em momento de forma para Alexis Sánchez e KDB. Kevin De Bruyne (10.5) é, não só por isso mas também, outro dos médios de topo para esta ronda - o belga é indiscutível, 100% fiável no rendimento, e o companheiro perfeito para assistir os colegas (12 assistências em 2016/ 17) surgindo também em zonas de finalização, sobretudo caso o City consiga aplicar um vendaval ofensivo com Agüero, Gabriel, Sterling ou Sané e Silva.
    Quem tem Alexis Sánchez terá que o lançar diante do Chelsea, sendo o chileno a principal esperança dos gunners para beliscar o líder, e no Hull-Liverpool, acreditamos que a equipa de Marco Silva possa empatar ou até mesmo vencer, embora Coutinho e Sadio Mané (9.0) sejam jogadores a ter em conta.
    O West Brom joga em casa, logo Matt Phillips (5.9) entra nas contas, e no Southampton-West Ham pode haver bons desempenhos de médios. Mais difícil acertar de quais, e de que lado estarão.

- Avançados: Harry Kane (11.2) e Romelu Lukaku (9.6). São estes dois os nossos pontas-de-lança preferenciais para esta jornada.
    O Chelsea-Arsenal pode ser palco para Diego Costa (10.4) reafirmar o seu estatuto de MVP, Ibrahimovic já marcou esta temporada ao Leicester na Supertaça inglesa, e não será surpreendente se Guardiola colocar Kun Agüero (12.8) em simultâneo com Gabriel Jesus.
    Falámos de Deeney, poderíamos falar também de Christian Benteke (7.3), e temos grande curiosidade para acompanhar a adaptação de Manolo Gabbiadini (6.5) no ataque do Southampton. Teremos um novo Pellè, com ares de Michu?



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-4-3): Gomes; Coleman, Baines, Brunt; Eriksen, Alli, Zaha, De Bruyne; Lukaku, Kane, G. Jesus

Atenção a (Clássico; Diferencial):
Chelsea v Arsenal - Diego Costa; Victor Moses
Crystal Palace v Sunderland - Wilfried Zaha; Christian Benteke
Everton v Bournemouth - Romelu Lukaku; Seamus Coleman
Hull City v Liverpool - Philippe Coutinho; Kamil Grosicki
Southampton v West Ham - Andy Carroll; Manolo Gabbiadini 
Watford v Burnley - Troy Deeney; M'baye Niang
West Brom v Stoke - Matt Phillips; Chris Brunt
Tottenham v Middlesbrough - Harry Kane; Christian Eriksen
Manchester City v Swansea - Kevin De Bruyne; Gabriel Jesus
Leicester City v Manchester United - Zlatan Ibrahimovic; Jamie Vardy

0 comentários:

Enviar um comentário