30 de janeiro de 2017

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 23

Quando a Premier League se torna a nossa Champions. Depois de um fim-de-semana sem campeonato inglês, a jornada 22 parece já tão longínqua (disputou-se a 21 e 22 de Janeiro) mas esta terça e quarta-feira - com os primeiros jogos a começarem à hora tradicional da Champions, 19:45 - há novas emoções em solo britânico.
    Os últimos dias serviram para Southampton e Manchester United carimbarem o acesso à final da Taça da Liga Inglesa, e serviram também para que o Liverpool desse sequência ao seu terrível 2017 (sorriu o Wolves, com um jogaço de Hélder Costa em Anfield) - 4 derrotas, 3 empates e apenas uma vitória, esta última sobre o modesto Plymouth, aproximando-se agora uma fase em que os reds defrontam Chelsea (nesta jornada), Tottenham e Arsenal. Vida difícil para a equipa de Klopp, que costuma no entanto "gostar" dos jogos grandes.
    O jogo grande desta jornada é precisamente o Liverpool-Chelsea, constituindo a primeira de duas jornadas capitais para a temporada do líder isolado (o Chelsea recebe o Arsenal na próxima ronda, pelo que os 6 pontos em disputa nestas jornadas 23 e 24 podem relançar a época em Inglaterra ou praticamente sentenciarem o destino glorioso dos blues). Nos reds, Coutinho ainda procura recuperar a melhor forma, e Sadio Mané deve viajar da CAN directamente para o onze. Com alguns jogos interessantes e renhidos - Stoke-Everton, Middlesbrough-West Brom e Bournemouth-Crystal Palace - pelo meio, as atenções estarão também concentradas no West Ham-Manchester City. Nos hammers, que "roubaram" o melhor jogador de Marco Silva, o escocês Snodgrass, Payet já rumou a Marselha, e nos citizens a curiosidade para continuar a acompanhar a evolução do recém-chegado miúdo maravilha Gabriel Jesus é grande. No Burnley-Leicester a 4.ª melhor equipa em casa recebe a 2.ª pior equipa fora em 2016/ 17, queremos ver o que faz o Swansea na jornada a seguir a conquistar 3 pontos inesperados em Anfield, e de resto Arsenal e Tottenham são favoritos, numa jornada em que Marco Silva volta a encontrar-se com José Mourinho.
    Olhando para a jornada passada, os principais destaques no Fantasy foram defesas - Gary Cahill e Seamus Coleman, ambos com 15 pontos. Roberto Firmino, De Bruyne, Llorente, Andy Carroll e Brunt também estiveram em bom plano.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 2518758-588128)


As nossas apostas para a 23.ª jornada são:

Olivier Giroud - Arsenal - 8.7
    Depois de 4 jornadas consecutivas a marcar, Olivier Giroud ficou em branco no 2-1 diante do Burnley, jogo atípico para os gunners e fortemente condicionado pela expulsão de Xhaka. A goleada de 5-0 imposta ao Southampton a meio da semana serviu para moralizar a equipa e ampliar as opções de Wenger (Welbeck e Walcott disseram ao técnico francês que pode contar com eles), mas quando Arsenal e Watford entrarem em campo, e dado que não cumpriu qualquer minuto no embate da FA Cup, é praticamente certo que Giroud esteja entre os eleitos.
     Numa fase em que no Fantasy há Alexis Sánchez e só depois o resto do mundo, ter o chileno é absolutamente obrigatório; mas preservar Giroud durante as próximas semanas pode fazer sentido (lançá-lo contra Watford e Hull pode gerar dividendos, caso tenham 5 médios para irem a jogo quando o Arsenal visita Stamford Bridge).
    O Watford não vence desde a jornada 15 e na primeira volta Alexis Sánchez (1 golo e duas assistências) castigou a equipa de Mazzarri numa vitória dos gunners por 3-1. No Emirates espera-se um bloco baixo com 3 centrais, e que poderá ter dificuldades a explorar transições, surgindo Giroud como um jogador que terá muitas bolas pelo ar para ganhar e pelas quais combater, ajudando ainda os colegas nos habituais apoios.


Seamus Coleman - Everton - 5.6
    Quando Coleman está assim... é irresistível. O lateral-direito irlandês tem sido um dos grandes beneficiados depois de Koeman privilegiar uma defesa com Holgate, Williams e Funes Mori, soltando como alas dois ases do Fantasy, Baines e Coleman.
    Com dois jogos consecutivos a amealhar Bónus 3 - Manchester City, onde totalizou 12 pontos fazendo uma assistência, e Crystal Palace contra quem fez 15 pontos marcando o único golo do jogo - Coleman tem nada mais nada menos do que 43 pontos nas últimas sete jornadas. Com 92 pontos no total da época, o jogador que em 2013/ 14 fez 180 pts tem-se aproximado do Top-5 de defesas (o trio do Chelsea, Cahill, Azpilicueta e Alonso, Kyle Walker e Koscielny) e a tendência será continuar.
    É difícil escolher entre Baines e Coleman, certamente. Baines marca grandes penalidades e tem ocasionalmente outras bolas paradas para cobrar, mas Coleman surge mais vezes em zonas de finalização. O momento de forma de ambos é muito bom, e o calendário igualmente - Stoke (fora), Bournemouth (casa), Middlesbrough (fora) e Sunderland (casa) podem representar um bom período. E também por isto, convém terem Lukaku.


Kyle Walker - Tottenham - 6.2
    Aquilo que Coleman tem feito nas últimas jornadas, Kyle Walker fê-lo toda a época até agora. O melhor lateral-direito desta edição 16/ 17, que começa a fazer por merecer ser considerado o melhor na sua posição na actualidade, beneficiou com a passagem do Tottenham de Pochettino a 3 centrais - a tendência será preservar a aposta, podendo Walker e Rose continuar a brilhar nos corredores, e oferecendo excelentes perspectivas para Alli e Eriksen no apoio a Kane.
    Depois da derrota em Old Trafford, o Tottenham venceu 6 jogos consecutivos empatando na jornada passada em casa do Manchester City depois de se ver a perder por 2-0. Os spurs, que pelo meio venceram o líder Chelsea (2-0), são porventura a equipa em melhor momento em Inglaterra e não nos parece que a equipa de White Hart Lane caia de rendimento nos próximos meses. A médio-prazo surge no calendário um espectacular Liverpool-Tottenham (jornada 25), mas é preciso relembrar que os spurs já jogaram com Chelsea e Manchester City na segunda volta, e são a equipa com menos derrotas (2) em solo inglês. Ninguém os deverá conseguir tirar do Top-4.
    Acreditamos que Kane e Rose recuperem a tempo de defrontar o Sunderland e, sejamos honestos, só um dia de total desinspiração pode afastar o Tottenham de uma noite gloriosa e com vários golos. O momento do Sunderland (20.º) é péssimo, e a diferença entre o futebol produzido pelas equipas é abismal.


Fernando Llorente - Swansea - 6.1
    Se olharmos para o defeso de Janeiro, vemos uma boa abordagem do Everton (Schneiderlin e Lookman), o West Ham a responder à birra de Payet com os reforços Snodgrass e José Fonte, o Stoke a garantir o talentoso mas instável Berahino, o Leicester a tentar resolver o "problema Kanté" com Ndidi, e finalmente o Hull City a tentar melhorar o seu plantel com segundas linhas e empréstimos.
    Para além de tudo isto, o Swansea, agora orientado por Paul Clement, tem-se movimentado com qualidade: garantiu Martin Olsson para lateral-esquerdo, acrescentou qualidade ao meio-campo com Tom Carroll, podendo Narsingh ser no entanto o melhor reforço dos swans.
    Depois de vencer o Liverpool em Anfield por 3-2, espera-se que o 17.º classificado dê luta a um Southampton que se viu goleado pelo Arsenal no rescaldo do êxtase do acesso a Wembley. Olhando para o plantel do Swansea, e até Narsingh mostrar se pode ou não ser uma boa opção por 5.5, apostar na equipa do País de Gales só pode significar uma de duas coisas: ou apostar em Sigurdsson, ou em Llorente.
    O islandês é o craque da equipa (tem 101 pts, bem distante dos seus colegas de equipa), mas Llorente pode causar estragos. O Southampton não tem van Dijk, e o espanhol pode explorar isso mesmo.


Christian Benteke - Crystal Palace - 7.3
    O regresso precoce de Zaha (Costa do Marfim eliminada da CAN) foi a melhor notícia que Sam Allardyce poderia ter. Depois de garantirem Schlupp (contratação desnecessária, num desperdício de dinheiro típico dos clubes ingleses), os eagles devem juntar van Aanholt ao seu plantel, esse sim um reforço de qualidade.
    Até ao fim todos os pontos serão preciosos, e a fase vindoura pode revelar-se decisiva na época do Palace: o calendário dita Bournemouth (fora), Sunderland (casa), Stoke (fora) e Middlesbrough (casa) nas próximas jornadas, sinal que Benteke terá oportunidades para fazer a diferença e aumentar a sua conta pessoal (actualmente, 8 golos marcados).
    O momento não é o melhor (4 derrotas consecutivas), e o adversário é perigoso - o Bournemouth de Eddie Howe é forte em casa, e uma equipa muito mais sólida e com processos trabalhados do que o Palace - mas a pujança e supremacia de Christian Benteke no jogo aéreo leva-nos a crer que o jogo poderá ser mais equilibrado.



Outras Opções:
- Guarda-Redes: Na baliza e com Tom Heaton (5.0) em casa não há que inventar. O guarda-redes do Burnley já é um recordista de pontos de Bónus na História dos GR do Fantasy, e a época ainda está bem distante do seu fim, e a conjugação com o momento do Leicester fora de portas pode significar uma noite positiva para Heaton, senhor de múltiplas defesas.
    Embora o Hull comece a mostrar o ADN Marco Silva, a esmagadora diferença entre os dois plantéis leva-nos a recomendar também David De Gea (5.4), numa temporada em que o espanhol não está tão exuberante como nos últimos dois anos. Foster e Valdés devem proporcionar um bom espectáculo nas suas balizas, e Petr Cech tem boas chances de clean sheet.

- Defesas: Entre defesas, já falámos de Seamus Coleman e Kyle Walker, mas não há como fugir a outros elementos extremamente regulares - Marcos Alonso (6.6) joga em Anfield mas é um perigo constante, e é difícil imaginar o Liverpool-Chelsea com muitos golos, Danny Rose (6.1) dá uma profundidade brutal, e deve recuperar a tempo de defrontar o Sunderland, e em casa do Middlesbrough, Chris Brunt (5.0) pode continuar a demonstrar que podem confiar nele.
    Antonio Valencia (5.5), Leighton Baines (5.6) e Adam Smith (4.7) são jogadores em que também acreditamos bastante.

- Médios: Alexis Sánchez (11.9). Tem 162 pontos e ainda vamos com 22 jornadas jogadas, por isso ponham-no a capitão sem pensar duas vezes. Absurdo como só cerca de 38% de utilizadores o têm...
    Eriksen brilha com maior intensidade em White Hart Lane, mas Dele Alli (8.8) brilha em todo o lado; Wilfried Zaha (5.5) poderá ser peça-chave para o Palace, caso jogue; e caso o Swansea se apresente em bom plano, todos os caminhos começarão em Gylfi Sigurdsson.
    Paul Pogba (8.5) deve visar a baliza do Hull em várias ocasiões, e embora o Middlesbrough esteja razoavelmente bem, o momento de Matt Phillips (5.9) pode-se sobrepor.
    No jogo grande, apostamos sobretudo em Coutinho, embora Hazard tenha uma boa oportunidade para se aproximar do estatuto de MVP de Diego Costa, num jogo em que a presença ou ausência de Mané ditará dois jogos diferentes.

- Avançados: Acima comentámos o potencial de Giroud, Llorente e Benteke mas pelo menos os últimos dois pontas-de-lança não são opções de topo nesta ronda. Zlatan Ibrahimovic (11.7) recebe o Hull e deve marcar, Harry Kane (11.2) já sabe esta época o que é marcar ao Sunderland, e há ainda nomes como Romelu Lukaku (9.6). Gray e Diego Costa são outros dos craques aos quais estaremos atentos, enquanto que no West Ham-Manchester City resta saber se Andy Carroll estará a 100% fisicamente, e quem escolherá Guardiola entre Agüero e Gabriel Jesus.




------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-4-3): Heaton; Coleman, Walker, Brunt; Sigurdsson, Sánchez, Pogba, Alli; Lukaku, Ibrahimovic, Kane

Atenção a (Clássico; Diferencial):
Arsenal v Watford - Alexis Sánchez; Olivier Giroud
Bournemouth v Crystal Palace - Junior Stanislas; Christian Benteke
Burnley v Leicester City - Tom Heaton; Andre Gray
Middlesbrough v West Brom - Matt Phillips; Chris Brunt
Sunderland v Tottenham - Harry Kane; Dele Alli 
Swansea v Southampton - Gylfi Sigurdsson; Fernando Llorente
Liverpool v Chelsea - Diego Costa; Philippe Coutinho
West Ham v Manchester City - Kevin De Bruyne; Andy Carroll
Manchester United v Hull City - Zlatan Ibrahimovic; Antonio Valencia
Stoke v Everton - Romelu Lukaku; Seamus Coleman

0 comentários:

Enviar um comentário