15 de junho de 2016

100 Melhores Personagens de Séries - Nº 20



Série: The Simpsons
Actor: Dan Castellaneta (voz)


por Nuno Cunha

    Para além de ter aberto o caminho para o aparecimento de outras séries de televisão como Family Guy e South Park, The Simpsons teve um impacto brutal na construção da chamada cultura popular norte-americana. Num estilo de comédia corrosivo, satírico e surreal, a única regra desta série é que nada é sagrado. Desde a política à religião, os autores nunca se coibiram de dizer o que queriam e sobre quem queriam, mesmo que o alvo fosse a própria Fox… De facto, um dos segredos da série parece estar na forma como transportam a realidade para a ficção (ainda por cima em versão animada), de uma forma crua, natural e sem grandes embelezamentos.

    O chefe da família Simpson e desenho animado mais famoso da televisão apareceu pela primeira vez no pequeno ecrã a 19 de abril de 1987. Desde então, Homer tem sido uma das principais razões para o sucesso desta série que tem lugar na fictícia cidade norte-americana Springfield.
    Homer Simpson é o estereótipo do trabalhador americano de classe média com excesso de peso, que toma decisões estúpidas, que bebe demasiado e se esforça pouco no trabalho. Mesmo com todas estas falhas é fácil gostarmos de Homer pela forma como, no meio de alguma atrapalhação e parvoíce, tenta sempre conseguir o melhor para a sua mulher e para os seus filhos.
    O protagonista da série criada por Matt Groening trabalha na central nuclear Power Plant em Springfield, mas passa a maior parte do seu tempo no “bar do Moe” com os seus amigos de longa data Barney, Carl e Lenny. Se não o encontrarmos no bar, o mais provável é estar sentado no sofá em casa, a ver televisão enquanto come uns petiscos e bebe umas cervejas.
    Uma das características mais marcantes de Homer é a sua falta de inteligência que, curiosamente, acaba por dar origem a alguns dos momentos mais engraçados de The Simpsons. O QI abaixo da média de Homer deve-se não só a um episódio infeliz na sua infância mas também ao chamado “Gene Simpson”, que faz com todos os homens desta família vão ficando cada vez mais burros.
    Os fãs de The Simpsons são conhecidos por serem fervorosos e entusiastas. Prova disso, são as várias teorias criadas à volta da série nos últimos anos, como a genialidade escondida de todos os membros da família ou a previsão de acontecimentos e invenções do futuro. A última teoria diz que Homer nunca acordou de um coma sofrido num episódio da série em 1993 e que depois disso tudo o que se passou aconteceu, na verdade, na cabeça do pai de Bart, Maggie e Lisa!                     

← Anterior (21)                               

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Lorena Wildering, Nuno Cunha, Cê e SWP.
Foram tidos em consideração séries com pelo menos 1 temporada, concluída a 1 de Outubro de 2015. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou às séries que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário