2 de maio de 2016

100 Melhores Personagens de Séries - Nº 28



Série: Seinfeld
Actor: Jason Alexander


por Miguel Pontares

    Sabem aqueles dias em que tudo vos corre mal? Nos quais o mundo parece ter conspirado de propósito a maior sucessão de azares só para vos tramar... um dedo mindinho que bate numa quina de um móvel, uma mensagem que enviam sem querer para a pessoa errada, um dejecto que estava destinado à sola do vosso sapato ou um pingo de molho que queria mesmo adornar aquela roupa que não podiam sujar.
    Para George Costanza todos os dias são assim. 
    Há 8 personagens atrás falámos de Cosmo Kramer, o desvairado vizinho de Jerry Seinfeld. Oito andares acima, eis o melhor amigo Costanza. George parece saído de um filme de Woody Allen, mas teve como inspiração o co-criador de 'Seinfeld', Larry David. É um neurótico, uma autêntica panela de pressão à qual a tampa está sempre pronta para saltar sob a forma de berros vociferados; é um desastre completo com o sexo feminino (queixa-se, generalizando a partir de 1 caso, que de tão mau que é as mulheres preferem tornar-se lésbicas depois de estar com ele) e não consegue manter um emprego (a dada altura chega mesmo a regressar para casa dos pais). Ao longo das 9 temporadas da série, o emprego no qual permanece mais tempo acaba por ser como assistente nos New York Yankees, mas se há coisa que caracteriza o homem baixo, de óculos e careca que se intitulava lord of the idiots, é a sua inquestionável habilidade para mentir.
    Tal como Kramer, Costanza perde-se em esquemas e mentiras - desespera e tudo faz para que uma namorada sua não ouça uma mensagem que lhe deixou no atendedor de chamadas, deixa o carro estacionado junto do Yankee Stadium ad aeternum para que o chefe pense que ele está a trabalhar sem parar, e chega mesmo a fingir-se deficiente motor para ter direito a uma casa-de-banho exclusiva no trabalho.
    No universo das séries de comédia, 'Seinfeld' continua a ser o Olimpo, e o homem que a piscina encolheu e que em miúdo via o seu apelido ser transformado em Can't Stand Ya vai ser sempre uma das referências na comédia televisiva. E sim, os seus pais Estelle e Frank (sendo o pai interpretado pelo pai de Ben Stiller) também ajudaram a imortalizar uma personagem que merecia outra valorização "oficial": como George Costanza, Jason Alexander foi 7 vezes nomeado ao Emmy de melhor actor secundário numa série de comédia, mas nunca ganhou. Até aí Costanza falhou. Mas não na arte de conquistar os fãs. E para isso não precisou de quaisquer mentiras.

← Anterior (29)                               

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Lorena Wildering, Nuno Cunha, Cê e SWP.
Foram tidos em consideração séries com pelo menos 1 temporada, concluída a 1 de Outubro de 2015. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou às séries que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário