7 de maio de 2016

100 Melhores Personagens de Séries - Nº 27



Série: The Office
Actor: Steve Carell


por Nuno Cunha

    Depois de apresentarmos o pragmático mas pouco dado às relações sociais Dwight Kurt Schrute III, chega agora a altura de conhecermos a alma da série norte-americana ‘The Office’, o incontornável Michael Scott. Steve Carell interpreta brilhantemente o papel de protagonista desta série, que acabou por marcar o momento mais alto da sua carreira, deixando-o para sempre ligado ao mundo da comédia nos EUA. De tal forma que apanhou meio mundo de supressa com a sua interessante interpretação dramática no filme Foxcatcher, em 2014.

    O melhor chefe do mundo. É assim que Michael Scott espera ser descrito por todos os que trabalham consigo na Dunder Mifflin. Com uma necessidade especial de atenção, Michael é aquela pessoa que passa o dia a contar piadas no escritório, metendo-se constantemente com os seus colegas. O facto de ver um amigo em cada um deles leva-o muitas vezes a ultrapassar os limites do comportamento apropriado no local de trabalho (que o diga Pam), com as suas brincadeiras e comentários racistas e sexistas. Mas a verdade é que foi este mesmo estilo pouco ortodoxo de se relacionar com as pessoas que fizeram de Michael o melhor vendedor da divisão de Scranton, conquistando cliente atrás de cliente até chegar a Gerente Regional da Dunder Mifflin.
    Facilmente descrito como uma pessoa insegura, carente, infantil e arrogante, Michael Scott não é mais do que uma caricatura de alguém narcisista, preconceituoso e que foge a sete pés dos conflitos. A sua famosa piada "That's what she said!", replicada vezes sem conta ao longo da série e utilizada para responder a comentários que possam parecer de cariz sexual quando retirados do seu contexto, é representativa da forma inteligente e perspicaz como os criadores de ‘The Office’ retratam o ambiente de trabalho do típico escritório americano neste documentário simulado.
    Há algumas linhas atrás disse que Michael via em cada um dos seus colegas um amigo. Bem… isto não é completamente verdade. Acontece que há um tipo na Dunder Mifflin que tira o Gerente Regional do sério. Toby Flenderson é o gerente de recursos humanos (tinha de ser) e único colega que Michael não considera parte da família, desprezando-o abertamente pelas suas persistentes tentativas de impor as regras corporativas no local de trabalho. Mas os fãs da série bem podem agradecer a Toby, que no seu regresso ao escritório após ausência prolongada deu origem a um dos melhores momentos de sempre de ‘The Office’ (ora vejam).
    Michael acaba por se revelar uma pessoa que não procura mais do que a aprovação das pessoas que o rodeiam, preocupando-se mais com isto do que em ser o líder da equipa. Mas se há coisa que não lhe podem apontar é de ter falta de lealdade à Dunder Mifflin, sendo sempre o primeiro a vestir a camisola da empresa.
    O reconhecimento dos seus pares chega quando este diz adeus à série na 7ª temporada, pela voz de Jim Halpert (aquele engraçadinho que se está sempre a meter com o Dwight, lembram-se?), no momento mais emotivo desta série de comédia.                            

← Anterior (28)                               

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Lorena Wildering, Nuno Cunha, Cê e SWP.
Foram tidos em consideração séries com pelo menos 1 temporada, concluída a 1 de Outubro de 2015. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou às séries que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário