30 de maio de 2016

100 Melhores Personagens de Séries - Nº 22



Série: The Wire
Actor: Andre Royo


por Miguel Pontares

    'The Wire', uma daquelas séries que toda a gente devia ver pelo menos uma vez na vida, tinha de tudo: o mundo da droga desconstruído nos seus vários níveis, pondo os narcóticos a escutar drug dealers, e envolvendo nesta rede outras unidades da polícia, políticos e inclusive crianças. Reginald "Bubbles" Cousins foi a alma e coração da série, mostrando a realidade e a vida dum drogado.
    No mundo cinzento da série de David Simon, Bubbles é o elemento mais neutro e um dos mais genuínos. É impossível não nos preocuparmos com ele, e torcermos para que fique bem, ele que acaba por funcionar como símbolo de esperança, flutuando entre a cor e a escuridão à medida que recupera e tem recaídas no seu consumo de heroína.
    Quando o conhecemos, é um sem-abrigo que se multiplica em esquemas (a escada é talvez o momento mais famoso) juntamente com o seu amigo Johnny Weeks para conseguirem dinheiro para comprar droga. O conhecimento profundo que tem das ruas de Baltimore torna-o informador (genial a técnica dos chapéus para diferenciar os vários papéis dos visados no tráfico) dos detectives McNulty e Kima, que acabam por usá-lo ignorando parcialmente a necessidade dele se curar. Ao longo das várias temporadas, passeia com o seu carrinho de compras a tentar fazer negócio, e se no domínio do vício demorou muito a fugir ao crónico "É só mais esta...", o mesmo se pode dizer em relação às tragédias que marcaram o seu trajecto - o seu amigo Johnny morre de overdose; é roubado e agredido; e Sherrod, o jovem que ele acolhe debaixo da sua asa frágil mas dedicada, acaba por se tornar um dano colateral. Aquilo que Bubbles foi quase sempre durante a série.
    No interior do vasto universo de personagens incríveis e verosímeis de 'The Wire', Bubbles é presença obrigatória em qualquer Top-3. O actor Andre Royo é o principal destaque da série em termos de interpretação (transitava nesta personagem entre o drama e a comédia num estalar de dedos), mergulhado a 100% no mundo da droga, convencendo-nos com os seus maneirismos; ele que chegou a ser abordado na rua e confundido com um drogado a ressacar, momento que Royo considerou o seu "óscar de rua". É um dos principais crimes da História dos Emmys a forma como Royo nunca ganhou com este Bubbles, embora a série como um todo tenha sido sempre subvalorizada, recebendo só com o passar do tempo o merecido reconhecimento.
    Do homem que agradeceu sempre com um much obliged, e cujo percurso inclui várias semelhanças com o que Jesse Pinkman teve mais tarde em 'Breaking Bad', ficam na retina alguns momentos-chave do seu sofrimento: quando se (e nos) desmancha em silêncio ao receber a visita de Walon, a sua tentativa de suicídio na sala de interrogatório depois da morte de Sherrod, e o seu discurso ao fim de 1 ano "limpo". 
    O final de Bubbles é uma das mensagens de esperança mais simples e profundas da História da Televisão. Revela finalmente capacidade de seguir em frente, completando o processo de luto dos que perdeu (Ain't no shame in holding on to grief, as long as you make room for other things too) e depois de muito tempo a viver na cave de casa da irmã, ela vê-o finalmente em condições de subir as escadas e sentar-se à mesa com ela. Em família, aceite, e em paz.         
                      
← Anterior (23)                               

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Lorena Wildering, Nuno Cunha, Cê e SWP.
Foram tidos em consideração séries com pelo menos 1 temporada, concluída a 1 de Outubro de 2015. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou às séries que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário