7 de março de 2016

100 Melhores Personagens de Séries - Nº 50



Série: Rectify
Actor: Aden Young


por Miguel Pontares

    Vou partir do pressuposto que poucos de vocês conhecem 'Rectify', a série da SundanceTV. Na América sulista conservadora e religiosa, Daniel Holden é a figura central de uma série absolutamente carregada em ombros pelo seu protagonista. 
    Daniel Holden foi preso quando tinha 18 anos, acusado de violar e assassinar a sua namorada da altura. No ponto de partida da série, depois de passar 19 anos no corredor da morte (e não, não me refiro àquela tradição urbana de encher alguém de calduços), são descobertas novas provas de ADN, e Daniel é colocado em liberdade, vendo-se obrigado a adaptar-se a um mundo que mudou muito, a um turbilhão de pessoas contrário à sua solidão, e a uma morte que já assumira como inevitável e certa.
    Numa série lenta no seu ritmo, e talvez com religião a mais, mas que recompensa os espectadores mais fiéis com um profundo character study, orbita em torno de Daniel Holden uma família complexa: a sua irmã Amantha (Abigail Spencer) que, mais do que qualquer outra pessoa, nunca desistiu dele, e que namora com o advogado de Daniel; a mãe e o padrasto, o filho do padrasto Teddy (Clayne Crawford), sem dúvida a personagem com o arco mais volátil ao longo das 3 temporadas, e a mulher deste, Tawney (Adelaide Clemens, uma sósia de Michelle Williams), por quem Daniel desenvolve uma química instantânea.
    'Rectify' é, principalmente, a adaptação de Daniel Holden a uma nova realidade, a um conceito de tempo que lhe parece diferente. Um homem que passou toda a sua vida adulta confinado a uma cela, distraído apenas durante algum tempo pela companhia de Kerwin, outro homem condenado à morte; um homem que já não se sabe comportar, que tem dificuldade em interagir, e que é olhado de lado por uma comunidade local que o vê como culpado até prova absoluta em contrário. A ambiguidade - não sabermos, efectivamente, se Daniel é inocente ou culpado - é um dos pontos-chave de 'Rectify', série dos produtores de 'Breaking Bad' que se vende bem através do slogan promocional: "Sentenced to die. Condemned to live".
    É uma das personagens mais complexas que a televisão criou recentemente: a interpretação de Aden Young é única, desde o olhar confuso, sofrido e inocente (será mesmo inocente?) até ao tom de voz, capaz de complementar um intelecto alimentado por horas intermináveis de leitura e que transmite uma calma improvável, quase divina. É sarcástico, é carismático, é infantil e simultaneamente maduro.
    Depois de 19 anos no corredor da morte, são pequenas coisas que fascinam e emocionam Daniel Holden: o passado visitado no sótão, a textura da relva, um trajecto de bicicleta no skatepark com o irmão mais novo, um algodão esvoaçante, o foco em pintar uma piscina, um mergulho no mar... tudo mexe com Holden, convicto na procura de respostas e do seu lugar no mundo, mas que ao mesmo tempo tem pequenos rasgos de loucura, violência e bizarria.
    Aden Young merece toda a vossa atenção. Há muitos actores que durante uma vida inteira não conseguem aquilo que Young faz deste aglomerado de dúvidas .                                                                                 
                                                                      
← Anterior (51)                               

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Lorena Wildering, Nuno Cunha, Cê e SWP.
Foram tidos em consideração séries com pelo menos 1 temporada, concluída a 1 de Outubro de 2015. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou às séries que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário