16 de março de 2016

100 Melhores Personagens de Séries - Nº 46



Série: Luther
Actor: Idris Elba


por Miguel Pontares

    Silêncio, que se vai falar sobre Idris Elba. Confesso que uma valente desinformação e uma razoável preguiça me impediram de devorar 'Luther' mais cedo. Sim, eu pensava que era sobre Martin Luther King Jr. E pronto, já me saiu um peso de cima dos ombros depois desta confissão.
    John Luther e Sherlock Holmes têm pontos em comum. São detectives, inteligentes, pensam "fora da caixa" e têm uma capacidade invulgar para analisar situações, cenários e criminosos. Aquilo que eu sinto é que a personagem de Cumberbatch me dava 30-0 numa troca de argumentos, e Luther ficava-se pelos dez. E isto não é uma crítica ao DCI John Luther, é apenas o reforço do seu carácter terra-a-terra.
    Sherlock só há um e, se o considerarmos a divindade dos detectives (meu deus, onde é que este texto vai parar, ajudem-me), então é adequado pensar em Luther como a sua representação entre os homens.
    John Luther segue os instintos mas, embora intuitivo, consegue sempre apoiar-se em deduções lógicas. Quer sempre fazer justiça e recorre para isso a métodos pouco ortodoxos, quebrando várias vezes o protocolo. É um workaholic, uma força da natureza, uma fracção de segundo que separa a calma da raiva, uma explosão que está sempre à espera de acontecer. Perdido, mistura o trabalho e a sua vida pessoal, e encontra-se nas pessoas - no colega Justin Ripley, na mulher Zoe que já perdeu, e na sua nemesis Alice Morgan (Ruth Wilson), a nossa personagem 76.
    Quer acreditar que ainda há amor, integridade e confiança no mundo e, consciente de que só nos temos uns aos outros, é a voz de defesa dos mortos que já não se podem defender, incansável, altruísta e sempre leal (conseguindo assim que os outros, Ripley e Alice especialmente, também o sejam com ele).
    A camisa, a gravata e o casaco longo são titulares indiscutíveis a acompanhar o 1,90m de Idris Elba. O actor que a Academia deixou injustamente de fora dos nomeados para melhor actor secundário ('Beasts of No Nation') é Luther, foi Stringer Bell, vai entrar num Star Trek, vai contracenar com Matthew McConaughey na adaptação de mais uma obra de Stephen King ao grande ecrã... enfim, a vida corre-lhe bem. 
    E não há melhor reconhecimento do seu trabalho do que os Screen Actor Guild Awards deste ano, que fizeram de Elba o primeiro actor a vencer 2 SAG's na mesma noite, por 'Beasts of No Nation' e 'Luther'. Agora que actores antes underrated como Idris Elba e Tom Hardy já começaram a ser devidamente valorizados e que DiCaprio já tem um óscar, proponho orientarmos as nossas energias para os seguintes nomes - Gary Oldman, Sam Rockwell, Casey Affleck, Jake Gyllenhaal, Ben Mendelsohn, Cillian Murphy, Jon Bernthal e Paul Dano.                                

← Anterior (47)                               

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Lorena Wildering, Nuno Cunha, Cê e SWP.
Foram tidos em consideração séries com pelo menos 1 temporada, concluída a 1 de Outubro de 2015. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou às séries que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário