8 de fevereiro de 2016

100 Melhores Personagens de Séries - Nº 62



Série: The Wire
Actor: J. D. Williams


por Miguel Pontares

    As ruas de 'The Wire' fizeram-se de heróis e vilões, vítimas e criminosos. Do bem e do mal. Preston Broadus, mais conhecido por "Bodie", foi tudo isso em diferentes fases da série de David Simon.
    Posso dizer-vos que 'The Wire' oferece um total de 6 personagens a este Top. Já puderam ler sobre o protagonista Jimmy McNulty e sobre Michael, aqui presente em nome dos 4 miúdos que marcaram as últimas temporadas. Lá para cima verão aqueles que considerámos o trio mais marcante da série, mas para já temos Bodie, o Soldado. Não há melhor palavra para o definir.
    As ruas de Baltimore eram controladas por uns, vigiadas e policiadas por outros. Algures lá no meio estava Bodie, invisível para muitos, sempre no meio da cadeia alimentar, consciente do seu papel na hierarquia urbana, primeiro como fiel escudeiro do brasão Barksdale, e mais tarde de Marlo Stanfield, embora nunca olhando para este último com o mesmo respeito, por não se identificar com muitos dos seus métodos.
    Logo na primeira temporada, D'Angelo Barksdale ensina a Bodie e a Wallace (Michael B. Jordan) tudo o que há para saber sobre a dinâmica do "jogo" na rua: Bodie não é bispo nem rei, é peão, e sê-lo-á sempre. O bom trabalho do actor J. D. Williams ao longo da série, suportado pelo trajecto evolutivo da personagem dão a Bodie um dos arcos mais curiosos em 'The Wire' - no início a tendência era não o suportar, algo que atinge o seu pico no homicídio do jovem Wallace; mas os pequenos passos que o transformam até morrer no último episódio da penúltima temporada, o mais longo da série, deixaram muitas saudades durante a quinta temporada.
     Olhava para Avon Barksdale e Stringer Bell (Idris Elba) como ídolos, mas para Marlo Stanfield como vilão. Enquanto várias personagens procuraram escapar da vida a que pareciam condenados, Bodie nunca o fez. Acabou por desenvolver uma relação próxima e cómica com vários polícias, e na sua última conversa com McNulty desabafa e diz tudo: queixa-se que nunca cometeu um erro, que fez sempre tudo o que lhe exigiram, e que nunca se "chibou" em relação a nenhum dos seus. Mas pela primeira vez aceita denunciar Marlo, motivado pela deslealdade dele em relação a todos os seus súbditos, e porque assim tornaria as suas ruas e esquinas um lugar melhor.
    A morte de Bodie, rapaz de cuspidelas características, não foi das mais surpreendentes. Acabou por ser um "estava-se mesmo a ver", mas ainda assim foi angustiante. Atingido pelas costas na escuridão da noite, recusando-se a sair da sua esquina. Caiu como soldado, como peão, mas viverá para sempre como um dos reis de 'The Wire'.                                                                                                                                           

← Anterior (63)                               

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Lorena Wildering, Nuno Cunha, Cê e SWP.
Foram tidos em consideração séries com pelo menos 1 temporada, concluída a 1 de Outubro de 2015. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou às séries que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário