27 de fevereiro de 2016

100 Melhores Personagens de Séries - Nº 54



Série: Penny Dreadful
Actriz: Eva Green


por Miguel Pontares

    Qualquer texto que envolva Eva Green devia começar com um suspiro. Por isso, juntos, suspiremos.
    Agora sim. 'Penny Dreadful', uma co-produção britânica e norte-americana criada por John Logan e com Sam Mendes como produtor executivo, é um bom exemplo de produto equilibrado: começa com um dos melhores genéricos da TV actual, envolve grandes actores (um misto entre a notoriedade de Timothy Dalton, Eva Green, Josh Hartnett e Helen McCrory com os menos badalados mas não menos talentosos Reeve Carney, Rory Kinnear e Harry Treadaway), conta com uma boa realização, e foi capaz de reunir os monstros e mitos do fantástico que caminham pelas ruas à noite, inspirando-se na obra de Oscar Wilde, Bram Stoker, Mary Shelley e - na próxima temporada (a terceira) - também de Robert Louis Stevenson.
    A ficção britânica e irlandesa do século XIX já deu origem a muitos filmes, mas é através do cruzamento das várias penny dreadfuls (conceito), apimentado pela adição de algumas personagens e de alguns twists, que 'Penny Dreadful' conseguiu criar algo novo, macabro e original com a era vitoriana como enquadramento.
    Dorian Gray, Victor Frankenstein e principalmente John Clare (figurou nas nossas menções honrosas) representam muito bem o que é 'Penny Dreadful', quer pelo desenvolvimento dado no papel às personagens, quer pelas excelentes interpretações dos actores. No entanto, achámos que era mais justo ser Vanessa Ives (Eva Green) a dizer presente neste Top-100. A bond girl, conotada como sex symbol durante vários anos por já ter aparecido nua em várias produções, tem em 'Penny Dreadful' uma personagem que grita quão incrível é como actriz.
    Quando se consegue ter Eva Green num projecto, tem-se um íman. Atrai olhares e atenções, por ser enigmática, desvairada, carismática e, sem medos, vou bloquear também a opção sexy. A actriz francesa é uma garantia de mistério, e talvez comece aí a explicação para Vanessa Ives lhe assentar tão bem na pele. É uma medium com poderes sobrenaturais (o que não é nada o meu género), mas que se torna interessante pela interpretação brutal de Green (alguém me explique como não foi nomeada todos os anos para tudo o que havia de prémios) e pela luta constante que Ives vive a combater os seus próprios demónios, ela que fala a língua do Diabo.
    Posto isto, e agora que já me fui limpar ali com um paninho porque estava a começar a dar sinais de me estar a transformar num exorcista/ catequista fanático, Vanessa Ives está aqui por tudo o que foi dito, pelo extraordinário 'Closer than Sisters' (episódio 5 da primeira season, que revela o terrível passado da personagem), pela sua descida à loucura, pelas perturbações sexuais, e pela capacidade única de perfumar cada cena com charme e elegância, seja qual for a personagem ao seu lado.   
                           
← Anterior (55)                               

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Lorena Wildering, Nuno Cunha, Cê e SWP.
Foram tidos em consideração séries com pelo menos 1 temporada, concluída a 1 de Outubro de 2015. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou às séries que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário