2 de janeiro de 2016

100 Melhores Personagens de Séries - Nº 78



Série: The Fall
Actor: Jamie Dornan

por Miguel Pontares


    É chegado o momento de adicionar o homem que foi um barrete na pele do Christian Grey de E. L. James, a este Top-100. 'The Fall', a série de Allan Cubitt filmada na Irlanda do Norte e transmitida tanto na televisão irlandesa como no Reino Unido, é um dos dramas mais negros que o pequeno ecrã teve em 2013 e 2014. No centro, um serial killer, um predador compulsivo com um perfil de presa bem definido, mas que é ao mesmo tempo um bom pai para os seus dois filhos, um marido tradicional e um psicólogo dedicado. As duas facetas de Paul Peter Spector são a base da sua complexidade.
    Perturbado pelo suicídio da mãe, por ter frequentado um orfanato gerido por um padre pedófilo e provavelmente por outros factores que ainda desconhecemos, mantém uma rotina inquebrável. Faz o seu jogging, é incapaz de descurar os seus exercícios físicos antes de "atacar", rabisca e desenha as suas fantasias e a sua visão demente do mundo e das mulheres, descasca tangerinas com rigor e colecciona cabelos das suas vítimas.

    'The Fall' é mais do que um jogo do gato e do rato entre Stella Gibson (Gillian Anderson) e Paul. É principalmente um confronto entre duas pessoas com fantasmas bem presentes, partilhando o fanatismo pelo controlo, mantendo-se em lados opostos da Lei. E o plot de 'The Fall' (a primeira temporada tem 5 episódios, e a segunda 6) tornou-se progressivamente mais rico consoante são exploradas as relações de Paul Spector com as mulheres da sua vida: a mulher Sally Ann, a filha Olivia, a babysitter Katie e, como já foi dito, Stella. Deixando as suas vítimas conhecidas (Fiona, Alice, Sarah, Anne e Rose) de fora, com Sally Ann vemos um homem com uma máscara, que se revela genuíno com Olivia e Katie, assumindo duas caras que são o dia e a noite. Com a filha Olivia, Paul é "normal" e dedicado; mas com a babysitter Katie (Aisling Franciosi) mantém uma relação doentia, um erotismo inquietante. A forma como corrompe uma jovem de 16 anos é quase pior do que as suas vítimas mortais, apenas suavizada por Katie ter a sua própria dose de perturbações, vivendo obcecada por Paul, e protegendo-o de tudo e todos, mesmo consciente da sua verdadeira natureza.
    O extraordinário trabalho do actor Jamie Dornan na construção deste Paul Spector abria o apetite para 'Fifty Shades of Grey', percebendo-se facilmente o porquê de ter sido escolhido, já tendo demonstrado capacidade num drama com a sexualidade 100% presente. As 50 Sombras não resultaram por uma série de razões, mas como Paul Spector há vários pormenores que fazem a diferença. Tudo começa no olhar, carregado de escuridão e muitas vezes vazio de emoções. Dornan soube dar corpo à criação de Cubitt, fazendo de Paul alguém que, embora tenha o sotaque vincado a atrair a população feminina, se revela quase sempre em silêncio.     

← Anterior (79)                                                                                                                                                                                                               Seguinte (77) →

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Lorena Wildering, Nuno Cunha, Cê e SWP.
Foram tidos em consideração séries com pelo menos 1 temporada, concluída a 1 de Outubro de 2015. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou às séries que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário