20 de janeiro de 2016

100 Melhores Personagens de Séries - Nº 70



Série: The Wire
Actor: Tristan Wilds


por Miguel Pontares

    Naquela que ainda é, a meu ver, a série da História da Televisão com maior número de personagens bem construídas, a quarta temporada de 5 de 'The Wire' é referida muitas vezes como a melhor. E a razão é simples: no pós-Stringer Bell (Idris Elba), David Simon explorou uma realidade nova, a rua vista e vivida por quatro miúdos.
    Acompanhar o dia-a-dia e crescimento em Baltimore de Michael, Randy, Dukie e Namond, os quatro amigos inseparáveis, deu a 'The Wire' um impacto emocional diferente. A presença de Michael neste Top é, de certa forma, uma forma de ter o quarteto aqui presente.
    Namond era o bad boy que acaba debaixo da asa do Major Colvin, Dukie o rapaz que se destacava na escola, ajudado por Prez, mas com um fim trágico e angustiante; e Randy, com as suas trancinhas, grande sorriso e mil ideias e esquemas, acaba entregue à assistência social, mesmo depois de Carver o tentar ajudar.
    O actor Tristan Wilds foi visto por milhões no "Hello" de Adele, antes entrou em '90210', mas para mim ele é e será sempre Michael. Uma espécie de líder entre os quatro jovens, Michael protegeu sempre o meio-irmão mais novo, Bug, tomando conta dele e educando-o, enquanto a mãe passava todo o tempo sob o efeito de drogas. No início, se há alguém que ficamos a achar que poderá fugir à rua e a uma má vida, esse alguém é Michael, graças ao seu carácter, à capacidade de dizer não (o momento em que rejeita dinheiro de drug dealers agarra-nos imediatamente), revelando maturidade, lealdade e coragem.
    O jovem pugilista treinado por "Cutty" acaba por renunciar aos seus princípios, tornando-se soldado de Marlo Stanfield e tendo a sua própria esquina, depois de recorrer a este por ser o único capaz de retirar o padrasto abusivo da vida dele. Como consequência de vários problemas, acaba por ter que abdicar de estar com Bug, deixando o irmão seguro e ao cuidado da tia, e no fim é arrepiante quando, a falar com Dukie, Michael já não se lembra de algo que aconteceu no começo da quarta temporada, quando todos eram mais inocentes e livres de problemas sérios. Aquele "I Don't", para além de ser um murro no estômago dos espectadores, funciona como prova da viagem brutal que Michael, Dukie, Randy e Ramond fazem durante as duas temporadas finais da série.
    Ao contrário de Dukie, que acaba como sem-abrigo e a drogar-se, a última vez que vemos Michael, vemo-lo como herdeiro do papel social de Omar Little. E a mais ninguém ficaria tão bem a caçadeira, e aquele final.    
                                                                                                                                     

← Anterior (71)                               

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Lorena Wildering, Nuno Cunha, Cê e SWP.
Foram tidos em consideração séries com pelo menos 1 temporada, concluída a 1 de Outubro de 2015. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou às séries que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário