23 de janeiro de 2016

100 Melhores Personagens de Séries - Nº 69



Série: Misfits
Actor: Iwan Rheon


por Miguel Pontares

    E se eu vos dissesse que, antes de ser o maléfico, sádico e enervante Ramsay Bolton (Game of Thrones), Iwan Rheon teve um dos gestos mais românticos nas narrativas da televisão britânica?!
    O contexto: 'Misfits'. A série do E4, da qual só vi 3 das 5 temporadas (por razões que explicarei abaixo), outro underdog desconhecido para muita gente, partiu da seguinte ideia - cinco jovens a cumprir serviço comunitário ganham super-poderes depois de serem vítimas de uma tempestade eléctrica. Nesta mistura de sci-fi e comédia, mas com personagens bem construídas e episódios bem escritos, Kelly ganha poderes telepáticos, Curtis pode recuar no tempo, Alisha (Antonia Thomas) deixa qualquer um excitado só por lhe tocar na pele, e Simon passa a conseguir ficar invisível quando quer. O 5.º elemento, Nathan (Robert Sheehan), grande destaque das duas primeiras temporadas, fica aparentemente igual e sem qualquer poder.
    O nervoso, tímido, geek e renegado Simon, de pele muito branca e olhos claros, não tem o carisma e humor de Nathan - incapaz de memorizar o nome de Simon, 'Save me Barry!' - mas é a personagem melhor trabalhada e com o arco mais improvável neste universo de super-heróis-à-força com uniformes laranjas.
    Ah, uma coisa, esta é uma daquelas personagens em que os spoilers que aí vêm estragam tudo. De rapaz gozado e renegado, determinado em ser aceite e em não ser visto como o bizarro do grupo, a herói carismático que saca a miúda mais gira e sexy da série. A viagem de Simon é... uma viagem no tempo. O momento a partir do qual Simon se torna verdadeiramente interessante é indiscutível: o instante em que percebemos que é ele o encapuçado vestido de preto que anda a salvar Nathan, Curtis e especialmente Alisha, mais do que uma vez.
    A interligação do Simon que até aí conhecíamos com o Simon do Futuro, e a relação de ambos (que são um só) com Alisha, numa história de amor daquelas que leva as fãs a fazer vídeos com compilações de momentos no Youtube, é o que dá a Simon Bellamy um lugar nos nossos 100. Alisha apaixona-se pelo Simon do futuro (dono de um apartamento cheio de temporizadores e fotografias, e imune ao poder de Alisha, sendo assim o único cujas intenções ela sabe que são reais), morrendo este a sacrificar-se por ela. E a morte dela na finale da 3.ª Temporada fá-lo compreender que aquele é o momento em que ele se torna o Simon do Futuro, recuando ao passado e abdicando de tudo para viver, ciclicamente, com Alisha. Para isso, e ignorando timelines contestáveis, Simon compra a um vendedor de poderes a capacidade de recuar no tempo sem retorno e, no passado, encontra esse mesmo vendedor comprando-lhe imunidade a todos os poderes (aquilo que o aproximara/ aproximará de Alisha). Aplica-se o slogan de 'Edge of Tomorrow': Live. Die. Repeat.
    Os momentos ao som de Spanish Sahara dos Foals ou Paradise Circus dos Massive Attack - 'Misfits' tem uma boa banda sonora - só reforçaram o percurso do rapaz que nos disse adeus com um I'm going to make a girl fall in love with me. E, tendo eu já tido dificuldade em aceitar a vida de 'Misfits' pós-Nathan, quando saíram Simon e Alisha, saí eu também.                                                     


← Anterior (70)                               

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Lorena Wildering, Nuno Cunha, Cê e SWP.
Foram tidos em consideração séries com pelo menos 1 temporada, concluída a 1 de Outubro de 2015. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou às séries que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário