9 de dezembro de 2015

100 Melhores Personagens de Séries - Nº 86



Série: Friday Night Lights
Actor: Kyle Chandler

por Nuno Cunha


    Interpretar o coach Eric Taylor em Friday Night Lights (FNL) valeu a Kyle Chandler o touchdown da sua carreira. O Emmy que distinguiu Chandler em 2011 como “Melhor Ator em Série Dramática” foi mais do que um reconhecimento uma rampa de lançamento para outros projetos em televisão, sobretudo se tivermos em conta que entre os nomeados estava a nata da nata: Steve Buscemi (Boardwalk Empire), Michael C. Hall (Dexter), Jon Hamm (Mad Men) e Hugh Laurie (House).

    Inspirada na história verídica contada pelo jornalista H.G. Bissinger no seu livro Friday Night Lights: A Town, a Team, and a Dream (1990), esta série norte-americana mostra-nos um treinador de futebol do ensino secundário que descobre como este desporto define a própria cultura da cidade local e influencia as relações entre as pessoas. Tudo isto tendo como pano de fundo a pequena e ficcional cidade de Dillon, no Texas. Dizer que FNL é apenas sobre futebol é quase como resumir 'The Walking Dead' a uma série sobre mortos-vivos. Ao longo das suas cinco temporadas, FNL examina a natureza do sonho americano, abordando temas tão atuais como o racismo, a corrupção ou os dois lados da fama, onde tão depressa os heróis nascem e são tratados como deuses como são desprezados e esquecidos quando falham. Longe de ser uma série de topo, FNL exagera em alguns dos tradicionais clichés desportivos como a ascensão do underdog até ao topo, a vitória no último segundo, a jogada impossível que afinal era possível, etc., etc., mas consegue apresentar um bom produto final, em grande parte devido à profundidade das personagens.
    O otimismo e a fé na humanidade estão muito presentes nesta série onde o coach Taylor assume um papel central. Mais do que um treinador é quase um pai para muitos dos jogadores que se preocupa que estes cresçam como homens íntegros e responsáveis. Taylor mostra-se sensível aos problemas dos seus atletas em várias ocasiões, como quando ajudou Jason Street a ter um emprego depois de este ter ficado paraplégico ou quando convenceu o nervoso e inseguro quarterback suplente Matt Saracen de que este era capaz de liderar a equipa dentro campo. No entanto, não tem problemas em ser implacável e intransigente quando aquilo em que acredita é posto em causa, tendo suspendido o craque da equipa Smash Williams por usar esteróides e recusado utilizar o quarterback prodígio J.D. McCoy após este ter ignorado o plano de jogo definido.
    Uma das cenas mais marcantes de FNL é o discurso motivacional (outro cliché) que Taylor dá aos seus jogadores no intervalo do jogo do título “Qualquer homem, em algum momento da sua vida, vai perder uma batalha. Ele vai lutar e vai perder. Mas o que faz dele um homem é que ele não se perde no meio da batalha.”
    "Clear Eyes, Full Hearts, Can't Lose!"                                                                                                                                

← Anterior (87)                                                                                                                                                                                                               Seguinte (85) →

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Lorena Wildering, Nuno Cunha, Cê e SWP.
Foram tidos em consideração séries com pelo menos 1 temporada, concluída a 1 de Outubro de 2015. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou às séries que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário