12 de dezembro de 2015

100 Melhores Personagens de Séries - Nº 85



Série: Mr. Robot
Actor: Martin Wallström

por Miguel Pontares

    A presença de Tyrell Wellick entre as nossas 100 Personagens é, basicamente, uma aposta. Tem tudo para, desenvolvendo-se ao longo de mais temporadas, conseguir um lugar bem acima deste, mas uma temporada de 'Mr. Robot' chegou para o preencher com pormenores e um percurso invulgar.
    O Ricky van Wolfswinkel do mundo das séries, uma reinvenção moderna com traços de Patrick Bateman (American Psycho) e que diz a Elliot give a man a gun and he'll robe a bank, give a man a bank and he'll robe the world, sonha em ser Chief Technology Officer (CTO) da E Corp.
    O lado interessante da personagem de Martin Wallström é o facto de no piloto ser-nos apresentado como o potencial antagonista, alguém incrivelmente ambicioso e metódico, que parece ter a sua ascensão planeada passo a passo. No entanto, com o passar dos episódios, vemo-lo falhar. Sucessivamente. Tyrell é um Frank Underwood versão 3.ª temporada, sem nunca ter tido duas temporadas de assalto ao poder; e é esse carácter trágico que o converte quase num anti-herói.
    O genial Sam Esmail encheu Tyrell de pormenores e momentos invulgares: o 3.º episódio (1.2_d3ug.mkv) vende bem a personagem - sádico, paga a um mendigo para que este o deixe descarregar o stress, agredindo-o brutalmente de luvas calçadas; esbofeteia-se enquanto treina um discurso em frente a um trio de espelhos; e não olha a géneros quando é preciso usar o sexo como um meio para o seu tão desejado fim. Tyrell é um misto entre nulidade de inteligência emocional e uma incontrolável raiva (um transtorno explosivo intermitente?) capaz de o fazer virar a cozinha do avesso, ou estrangular a mulher de Scott Knowles numa cena marcante ao som de FKA twigs.
    Ainda assim, o melhor "pormenor" de Tyrell é a relação com Joanna Wellick (Stephanie Corneliussen). Falam sueco e dinamarquês um com o outro, sendo ela a sua Lady MacBeth.
    Uma das grandes perguntas da 2.ª temporada de 'Mr. Robot' é: o que aconteceu a Tyrell? Mas dificilmente Sam Esmail abdicará tão cedo da melhor personagem que criou, a seguir ao protagonista Elliot Alderson. A brilhante cabeça de Sam Esmail, com uma visão perfeita daquilo que criou, permite-nos ter confiança no que aí vem, mas tanto melhor será quanto mais trabalhados forem em simultâneo Elliot e Tyrell, com maior preponderância da manipuladora e dominante Joanna.                                                           
                                                                             
← Anterior (86)                                                                                                                                                                                                               Seguinte (84) →

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Lorena Wildering, Nuno Cunha, Cê e SWP.
Foram tidos em consideração séries com pelo menos 1 temporada, concluída a 1 de Outubro de 2015. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou às séries que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário