23 de dezembro de 2015

100 Melhores Personagens de Séries - Nº 82



Série: Arrested Development
Actor: Will Arnett

por Nuno Cunha


    Apresento-vos George Oscar Bluth II, filho de George Oscar Bluth, Sr. e de Lucille Bluth e irmão (mais velho) de Michael Bluth. Eu sei que já não estamos nos tempos da monarquia para anunciar assim as pessoas, mas neste caso era importante. Estas três “figuras” são peças essenciais para a construção da personagem interpretada por Will Arnett: carente de atenção dos pais quando era criança, G.O.B. vive constantemente à procura da aceitação do patriarca da família, alimentando um clima de picardia e rivalidade com o seu irmão Michael, a quem inveja o sucesso.

    Embora esta introdução não o deixe transparecer, G.O.B. é uma personagem de uma série de comédia, mais concretamente de Arrested Development, uma das melhores sitcoms que a TV americana já viu. A par de algumas séries de culto como It’s Always Sunny in Philadelphia e The Office, Arrested Development tem a seu favor um conjunto de mais-valias interessantes: aposta num modelo de gravação através de uma única câmara, resiste à tentação do som de risos no final de cada piada (que indica o momento em que os espetadores se devem rir) e não tem receio de desafiar a audiência a aceitar alguns dos seus protagonistas descaradamente antipáticos. Esta série foca-se em Michael Bluth e na missão que este assume de recuperar a família depois de o pai George ter sido preso por desviar dinheiro da própria empresa. Adaptarem-se a um estilo de vida mais modesto é o que espera os membros de toda a família, que vão arranjando formas diferentes de ultrapassar esta crise.
    [Voltando ao assunto] G.O.B. é um mágico relativamente conceituado, tendo sido responsável pela criação do grupo “The Alliance of Magicians”. Mais tarde, e após ter visto uma das suas maiores ilusões desvendadas por um canal de notícias, G.O.B. foi expulso do grupo que havia fundado. Apesar de chamar ilusões aos seus truques de magia, o filho mais velho de George Bluth raramente tem sucesso nesta área, acabando quase sempre por sofrer um acidente qualquer no meio da espetáculo. Fruto da sua insegurança, G.O.B. acaba por transparecer uma imagem de arrogância que o tornam numa espécie de vilão inofensivo.
    Seja em cima da sua segway ou dentro de um iate, G.O.B. tem a responsabilidade de grande parte dos momentos mais altos da série, como a “dança da galinha” ou as exibições do ventríloquo Franklin. Estas e outras cenas fazem de G.O.B. a personagem mais genuinamente cómica de Arrested Development.                                                                                                                                                      

← Anterior (83)                                                                                                                                                                                                               Seguinte (81) →


Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Lorena Wildering, Nuno Cunha, Cê e SWP.
Foram tidos em consideração séries com pelo menos 1 temporada, concluída a 1 de Outubro de 2015. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou às séries que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário