26 de dezembro de 2015

100 Melhores Personagens de Séries - Nº 81



Série: Black Mirror
Actor: Daniel Kaluuya

por Miguel Pontares


    Para quem não conhece 'Black Mirror', parem tudo o que estão a fazer, vão ver os 7 episódios que a série britânica tem, e depois voltem aqui para ler isto.
    A série de Charlie Brooker, uma sátira da sociedade capaz de explorar universos alternativos ou futuras distopias, é um projecto brutal e especial. Tem algo de 'The Twilight Zone' e, como já foi exemplificado online, filmes como 'Her' ou 'Ex Machina' podiam ser episódios desta série britânica do Channel 4, que a Netflix já pescou preparando  novos episódios para 2016.
    Cada episódio de 'Black Mirror' tem um elenco diferente, uma realidade diferente, um tema, propósito ou alvo diferente. Por isso, sim, Bing é a única personagem que surge neste Top-100 graças a... um episódio - mais precisamente o episódio 2 da temporada de estreia, intitulado "Fifteen Million Merits" (FMM).
    "Fifteen Million Merits" (S01E02) é um dos episódios fortes da série, embora "The Entire History of You" (S01E03) - a partir do qual Robert Downey Jr. pretende fazer um filme -, "White Bear" (S02E02) e, recentemente, o especial de Natal com Jon Hamm "White Christmas" (S03E03) sejam igualmente incríveis. FMM passa-se num possível futuro distante em que uma fracção da humanidade vive em cubículos, pedalando diariamente para ganhar "merits", passíveis de serem gastos em entretenimento, produtos digitais (personalização de avatars e afins) ou na compra de um bilhete de inscrição em concursos (que premeiam o talento, oferecendo uma "escapatória" alternativa à espécie de escravidão em que as personagens vivem). Bing vive em piloto-automático até se apaixonar por Abi (Jessica Brown Findlay) e pelo talento dela como cantora. Por ela, gasta 15 milhões de "merits" comprando um bilhete para esta poder participar no concurso e fugir àquela realidade. 
    O desfecho em torno de Abi não é o esperado, fazendo com que Bing fique a zeros na sua conta e sem Abi. O que leva ao terceiro acto do episódio (boa banda sonora de Stephen McKeon), com Bing 100% focado em juntar "fifteen million merits" para ter o seu bilhete e poder actuar como entertainer. Em palco, dança até ao momento em que se ameaça suicidar com uma lasca de vidro apontada ao pescoço. E tem... este discursoDaniel Kaluuya, senhoras e senhores. No clímax de uma pequena obra-prima de 'Black Mirror'.
                                                                                                                            
← Anterior (82)                                                                                                                                                                                                               Seguinte (80) →

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Lorena Wildering, Nuno Cunha, Cê e SWP.
Foram tidos em consideração séries com pelo menos 1 temporada, concluída a 1 de Outubro de 2015. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou às séries que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário