16 de novembro de 2015

100 Melhores Personagens de Séries - Nº 95



Série: The Wire
Actor: Dominic West

por Miguel Pontares

    O narcotráfico nas ruas de Baltimore tinha, inevitavelmente, que merecer bastante atenção neste Top-100. Nas menções honrosas puderam encontrar Lester Freamon, Marlo Stanfield e Pryzbylewski e, agora a doer, é o "protagonista" o primeiro a dizer presente. Não há na História da Televisão (só 'Game of Thrones' se aproxima actualmente, mas não é a mesma coisa) nenhuma série com um conjunto tão grande de personagens incríveis. Não seria difícil fazer um Top25 só de 'The Wire', mantendo a bitola alta.
    Hoje em dia vemos Dominic West a dividir o ecrã com Ruth Wilson em 'The Affair', mas entre 2002 e 2008 West foi James "Jimmy" McNulty.
    Para McNulty não havia hierarquia. Em 'The Wire' o detective bêbado e mulherengo era, de certa forma, a personagem central - não a mais interessante - com a sua persistência e teimosia a servir de engrenagem para a mecânica da série de David Simon e Ed Burns. Com um super-ego, o egoísta, arrogante, insubordinado e rebelde Jimmy pareceu sempre estar contra o mundo inteiro. Contra Rawls, pelo menos.
    Apesar do desrespeito pela autoridade (irónico, por ser ele próprio figura de autoridade), pelo sistema e pelo convencional, havia uma pontinha de princípios e ética em McNulty - quando abandonou Theresa num restaurante depois de perceber as suas intenções, ou na última temporada a ouvir um desabafo de Bodie (fantástica a aproximação de dois mundos). A sua esperteza nunca deixou dúvidas a ninguém, bem como o seu carácter impulsivo, nunca fugindo à sua natureza genuína, fazendo sempre as coisas à sua maneira e de cabeça quente. 
    Fica na História a sua parceria com Bunk (Wendell Pierce), com tantos momentos Fuck a aligeirarem um drama por vezes pesado; e a sua rivalidade silenciosa com Stringer Bell (Idris Elba). Há poucos momentos como aquele em que McNulty visita o apartamento de Stringer Bell, sentindo que nunca conheceu realmente aquele que tanto queria apanhar. E a sua frustração ao não ter sido ele a derrotar Bell é a prova de que mais do que "limpar" as ruas, esteve sempre numa cruzada individual. Ele, contra o mundo inteiro. Sempre.
    A traduzir a personagem está a imprudência com que em dado momento usa os seus filhos para o ajudarem numa investigação, ou o seu modus operandi na última temporada, a falsificar várias cenas de crime para "cozinhar" um serial killer imaginário, levando o FBI a traçar um perfil dele próprio, num momento genial.

← Anterior (96)                                                                                                                                                                                                              Seguinte (94) →                                  
                                                              

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Lorena Wildering, Nuno Cunha, Cê e SWP.
Foram tidos em consideração séries com pelo menos 1 temporada, concluída a 1 de Outubro de 2015. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou às séries que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário