30 de novembro de 2015

100 Melhores Personagens de Séries - Nº 89



Série: Skins
Actor: Mike Bailey

por Miguel Pontares

    Quando se fala em 'Skins', muitas pessoas associam imediatamente a versão norte-americana, emitida pela MTV. Um senhor erro, porque a adaptação americana é um valente dejecto. O facto de ter apenas uma temporada conjugado com a classificação de 3.9 no IMDb parecem-me suficientemente ilustrativos.
    Enquanto somos inundados por séries dos EUA, há produções britânicas incríveis que nos passam ao lado - 'Sherlock', 'Downton Abbey' ou 'Doctor Who' conseguiram afirmar-se ainda assim, mas há 'Peaky Blinders', 'Black Mirror', 'Luther', 'Misfits', 'The Fall' e 'Utopia'. Um mundo de underdogs do qual faz parte 'Skins'.
    Jamie Brittain e Bryan Elsley criaram três gerações - cada uma com duas seasons - capazes de explorar os problemas da adolescência e as emoções sempre à flor da pele. 'Skins' teve sempre uma sinceridade especial, fazendo-nos entrar no mundo de cada personagem graças ao formato de uma personagem em destaque por episódio. Julgo ser mais ou menos unânime que a geração original, e a segunda, são as que mais marcaram os fãs. Exemplo disso acaba por ser a 7.ª temporada, com meia dúzia de episódios focados em Cassie (primeira geração), Effy (1.ª e, sobretudo, 2.ª geração) e Cook (2.ª geração).
    Quando hoje olhamos para a primeira geração, vemos vários actores de sucesso - Joe Dempsie e Hannah Murray integraram o elenco de 'Game of Thrones', Dev Patel foi protagonista no Melhor Filme de 2009 para a Academia, Kaya Scodelario é um dos rostos da saga 'Maze Runner' e Nicholas Hoult já fez um pouco de tudo, inclusive namorar com Jennifer Lawrence.
    Mas este espaço é para Sid. O sidekick do manipulador e carismático Tony (Hoult) é o exemplo clássico do rapaz que fica sempre pela popularmente designada friend zone. Embora a primeira geração viva a orbitar à volta de Tony, Sid é uma das personagens com o arco mais interessante. É-nos apresentado como o virgem mais azarado de sempre, que idolatra o melhor amigo e vive apaixonado pela namorada dele, mas várias subplots fazem-no mais confiante.
    Sid é praticamente o inverso de Tony. É leal, faz tudo pelos amigos, sempre com o seu gorro preto e ocasionalmente com a sua mítica camisola 'Mega Dog'. O melhor de Sid divide-se em três: a relação com Tony, a relação com o pai (interpretado por Peter Capaldi, o 12.º e actual Doctor) e, claro, a relação com Cassie. 
    Com Tony, para além deste edredom, a amizade transforma-se à medida que o amigo egoísta percebe que ambos precisam um do outro; em relação ao pai, sofremos com Sid quando ele o perde, depois deste o aconselhar: They're always with 'some guy' - but son, if they're special, just make sure that 'some guy' is you. O que nos leva a Cassie. A primeira geração fica marcada pela história de Cassie e Sid, pela forma como Sid vive para Michelle, ignorando a aluada e excêntrica Cassie, até perceber que ela sempre esteve ali.
    No fim, vemo-lo de mochila às costas em Nova Iorque à procura de Cassie, mas a melhor cena de Sid passa-se numa rave, numa explosão silenciosa de emoções guardadas com o amigo de sempre, Tony, ao som de Crystal Castles.

← Anterior (90)                                                                                                                                                                                                               Seguinte (88) →
               
Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Lorena Wildering, Nuno Cunha, Cê e SWP.
Foram tidos em consideração séries com pelo menos 1 temporada, concluída a 1 de Outubro de 2015. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou às séries que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário