8 de agosto de 2015

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 8



Filme: Star Wars
Actor: David Prowse/ James Earl Jones (voz)

por Miguel Pontares

Chamem-me geek mas o universo 'Star Wars' é especial para mim. Foi há muito tempo atrás, numa galáxia muito, muito distante, que comecei a viver as aventuras de jedis e siths.
    Julgo que sentem maior apego em relação à odisseia de George Lucas, aqueles que já tinham visto os episódios IV, V e VI, e só depois assistiram aos mais recentes (e piores, exceptuando o que liga tudo) I, II e III.
    O comportamento tradicional é gostar do herói, querer ser um Skywalker como Luke, venerar o fanfarrão Han Solo ou simpatizar com o verdinho Yoda. Mas A Força atraiu-me para o lord Sith Darth Vader (curiosamente ele também um Skywalker).
    O homem de sabre de luz vermelho e respiração abafada e mecânica toma, ao longo dos seis filmes, quase somente decisões erradas, mas algumas com um propósito são e puro. Dito de antemão, Darth Vader é o jedi que quis amar e o pai que cumpriu a Profecia ao salvar o seu filho.
    Nascido Anakin Skywalker, em Tatooine, foi descoberto por Qui-Gon Jinn e treinado por Obi-Wan Kenobi. A sua brutal contagem de midichlorianos precipitou o seu treino como Jedi, presumindo-se que seria O Escolhido da profecia, aquele capaz de trazer equilíbrio à Força e de destruir os Sith. Ainda enquanto Jedi, Anakin apaixona-se por Padmé Amidala e casa-se em segredo com ela. O facto de um Jedi não poder amar foi um dos motivos que o fez deixar-se seduzir pelo Chanceler Palpatine aka Darth Sidious, dizendo-lhe este que no Lado Negro o amor era possível, legítimo. Anakin tinha medo de perder quem amava, explicando-lhe Yoda que o medo conduz à raiva, a raiva ao ódio e o ódio ao sofrimento. Na transição de Anakin para o Lado Negro, no qual lhe fora prometido maior poder, impressionam vários momentos: quando se deixa corromper pelo ódio chacinando uma aldeia ao descobrir a mãe morta, quando ficam subentendidas as mortes de crianças jedi que provocou, e finalmente o seu embate épico com Obi-Wan Kenobi (You were the chosen one! You were my brother, Anakin. I loved you!), que deixa Anakin queimado, à beira da morte e da sua transformação em Darth Vader.
    Nos episódios IV, V e VI - lançados em 1977, 1980 e 1983 - enquanto Darth Vader, apresenta-se com o seu capacete negro, com o objectivo de servir o Imperador, e destruir os Jedi e os rebeldes. Foram esses três filmes ('A New Hope', 'The Empire Strikes Back' e 'Return of the Jedi') que serviram para fazer de Darth Vader uma das personagens mais marcantes do Cinema - senhor do inesquecível "I am your father" - cumprindo a profecia no sexto episódio, ao evitar a morte do filho Luke, destruindo o Imperador e os Sith. Anakin Skywalker ou Darth Vader morre no final, e junta-se em espírito a Obi-Wan e Yoda, acabando no lado certo da Força.

    David Prowse e Sebastian Shaw deram corpo à personagem nos filmes dos anos 70 e 80, o pequeno Jake Lloyd e Hayden Christensen (ao contrário de muita gente, acho que fez um trabalho positivo neste papel) foram Anakin no seu caminho até ao Lado Negro, mas a personagem não seria igual sem a voz de James Earl Jones. Curioso como o actor de 84 anos foi o pai de Simba e o pai de Luke Skywalker.
    Darth Vader é o emblema maior da ficção científica cinematográfica. O pai de Luke e Leia, nasceu escravo mas morreu a libertar a Galáxia. Pelo meio, amou e odiou. Atreveu-se a sentir mais do que um cavaleiro Jedi poderia.
    Neste Top-100 não colocámos figuras marcantes como Yoda, Han Solo (optámos por Indiana Jones porque as personagens não diferem na abordagem mas sim no contexto), Chewbacca ou os robôs R2-D2 e C-3PO. Tornámos Vader o nosso Escolhido, concentrámos A Força no antagonista. Que Ela esteja com o seu herdeiro (Kylo Ren?) nos próximos capítulos.

← Anterior (9)                                                                                                                                                                                                                   Seguinte (7) →                                                                                                                                                                                       

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário