12 de agosto de 2015

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 6



Filme: Harry Potter
Actor: Alan Rickman

por Lorena Wildering (Escritora Convidada)

Snape. Snape. Se-ve-rus Snape.

    Chegámos finalmente à parte mais importante deste Top. Eis que entramos no mundo mágico de “Harry Potter” que, pessoalmente, me diz muito há já 14 anos. Quem me conhece, bem ou mal, sabe do meu eterno amor por ele, mas talvez não saberão o quanto significa para mim. Como disse Harry, Hogwarts is my home.
    Uma das mais complexas e principais personagens desta história é interpretada pelo brilhante e assustador Alan Rickman, com algumas das frases mais citadas como “turn to page...three hundred and ninety...four”, “ob...viously” e “out for a little walk… in… the moonligh...t”.

    Quem foi Severus Snape? Sem vos querer resumir os sete livros, há muito que se coloca um debate acerca desta personagem desde que a autora, (Rainha) JK Rowling, revelou o seu segredo. Foi, ou não, um herói? É uma questão que dividirá esta fandom para sempre.
    O ter sido um Slytherin não melhorou em nada o seu charme e é um facto que, ao longo dos 6 anos que Harry o tem como Professor de Poções, é tratado abaixo de Fluffy (perdoem-me).
    Mas voltemos ao início. Snape fora amigo de infância da mãe de Harry, Lily, apaixonando-se profundamente por ela com o passar dos anos. Ambos já em Hogwarts, Snape era gozado por James Potter, futuro marido de Lily, ficando cada vez mais envolvido com a supremacia “pure-blood”. Acabou por se tornar um “Death Eater” na primeira “Wizarding War”.
    Ao servir de espião, soube que alguém com o poder de derrotar Voldemort em breve nasceria: Harry. Assim que soube que a sua querida Lily corria perigo iminente, pediu ao único outro feiticeiro mais poderoso que conhecia, o Professor Albus Dumbledore, para mantê-la segura. Não tinha como saber que Lily tinha depositado a sua confiança na pessoa errada, acabando por ser assassinada junto com James. Tendo o bebé Harry involuntariamente derrotado o “Dark Lord”, Snape passou o resto da sua vida a servir de agente duplo, providenciando a Dumbledore informação acerca dos planos de Voldemort, quem eles sabiam que um dia voltaria para terminar o que tinha iniciado.

    Onze anos depois, Snape só conseguia ver James da primeira vez que olhou para Harry, não conseguindo esconder o seu rancor. Acredito que a primeira vez que se olharam olhos nos olhos, o coração de Snape vacilou quando reconheceu o olhar de Lily. Acredito que foi esse olhar que se agarrou a ele de tal forma que sentiu que lho devia a ela proteger o seu filho.
    Os que conhecem a história, sabem da profecia. Teria esta história acabado bem se tivesse sido o esquecido e gorducho Neville a ser o “Chosen One”? Teria Snape sacrificado tanto de si próprio, ou teria continuado a obedecer ao seu amor egoísta por Lily, continuando a odiar James? Provavelmente, apenas o último. Mas não é também o curso de acontecimentos que influencia as decisões da vida de uma pessoa? Não é também um facto que um adolescente de coração partido, tendo vivido uma vida solitária com amor não correspondido, é uma ameaça para si mesmo? Como tantos outros, uma vida escura leva-nos a caminhos obscuros, e Snape percorreu-os.

    Não nos esqueçamos de que, no final, os nomes Albus, Severus e Potter acabam por viver lado a lado. Harry Potter considerou-o "o homem mais corajoso que eu já conheci". Apesar de ter sido maltratado pelo próprio, honrou-o da maneira mais meritória possível.

    Severus Snape foi o homem mais corajoso de toda esta história. Um homem que viveu uma vida miserável e solitária, desejando alguém que nunca seria dele. Um homem que sofreu uma morte cruel, traído por aquele que sempre confiou nele. Pode não ter sido um herói no sentido que conferimos à palavra. Mas quiçá apenas um herói, não obstante o seu lado escuro, poderia decidir tomar o caminho certo e ser aquele que salva o dia, não querendo ser relembrado por isso. Apesar do seu passado, Severus Snape foi o personagem que, directa e indirectamente, influenciou o desfecho do “Wizarding World”. Lembrar-me-ei dele como o homem que encontrou a força para lutar a escuridão que matou o seu único amor, sabendo que o mesmo nunca seria sentido de volta. Ficará trancado no meu coração...

Always.

← Anterior (7)                                                                                                                                                                                                                   Seguinte (5) →                                                                                                                                                                                       

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário