17 de agosto de 2015

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 4



Filme: The Godfather
Actor: Marlon Brando

por Miguel Pontares

    A trilogia de Francis Ford Coppola é, principalmente, sobre Michael Corleone, mas quando se fala n'O Padrinho é Don Vito que nos assalta a mente. Aquele rosto carregado de quem já viveu muito, de bochechas preenchidas e maxilar inferior proeminente, e o cabelo puxado para trás. Poucos actores houve e haverá como Marlon Brando. Vito foi um dos seus melhores papéis, e a melhor personagem que vestiu.
    Aquilo que nos acontece com o seu filho Michael - vemo-lo vezes e vezes sem conta envolvido em actos criminosos mas mesmo assim reconhecemos-lhe, vá-se lá saber como, alguns valores, sendo o da Família o mais alto - é expresso de uma forma ainda mais intensa pelo primeiro chefe da família. Don Vito Corleone, nascido Vito Andolini, é o menino que vê a sua mãe a morrer às mãos dos homens de Don Ciccio - que matara o seu pai e irmão - e que anos mais tarde se vinga no regresso à sua Sicília; é o homem que só respeita e considera verdadeiros homens aqueles que passam tempo e estimam as suas famílias; é aquele que quer o melhor para o filho Michael (Al Pacino), por ter maior potencial e não se querer envolver tanto nos negócios da família, e que por isso sofre quando o vê a seguir as suas pisadas, com simultâneo alívio por poder partir em paz, estando a família protegida e em segurança.
    No Cinema, como em todas as narrativas escritas ou projectadas de forma audiovisual, há heróis e vilões. Don Vito Corleone move-se numa linha fina, num limbo perfeito em equilíbrio entre as duas dimensões. A sua afirmação, económica e social, faz-se graças à ilegalidade, com roubo (o famoso tapete) ou o assassínio de Don Fanucci, mas no limite pode-se dizer que o mafioso jogo de favores que desenhou, tinha como propósito principal garantir que a sua descendência não teria que viver do mesmo modo. Na percepção global da personagem, para além de ser valorizada pela versão jovem de Vito (magnífica interpretação de Robert De Niro) no segundo filme, pesa muito o facto de o conhecermos inicialmente na fase final da sua vida: vemos um senhor, sensato e ponderado, capaz de ler os outros,  a saber ouvir e saber discutir, porventura arrependido e sempre preocupado com os seus. 
    Uma das melhores ilustrações da personagem é mesmo o momento em que está no seu escritório, a discutir negócios e a "amizade", enquanto carinhosamente afaga o pêlo do gato que tem ao colo. Um pormenor extra-guião, aproveitado pelo realizador Coppola depois de num intervalo das gravações Marlon Brando ter começado a brincar com um gato transeunte. E sim, é a primeira vez que alguém escreve "um gato transeunte".
    
    O chefe da família Corleone, a única personagem da História do Cinema a valer 2 óscares aos dois actores que a interpretaram (Brando, que rejeitou o óscar, e De Niro), é acima de tudo uma personagem marcante e completa. Tem uma primeira cena/ impressão forte e distintiva, umas quantas quotes para a posteridade, é facilmente identificável através do seu timbre ou da sua figura, e tem uma das mortes mais tocantes de sempre: traído pelo coração enquanto brinca com o neto no jardim.
    Toda a gente sabe quem é o Padrinho. Se isso chega para fazer dele o nosso 4.º classificado? Não, mas é melhor jogar pelo seguro, antes que nos faça uma proposta que não podemos recusar. Acordar com cabeças de cavalo na cama não faz parte dos meus planos.

← Anterior (5)                                                                                                                                                                                                                   Seguinte (3) →                                                                                                                                                                                       

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário