13 de julho de 2015

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 19



Filme: Braveheart
Actor: Mel Gibson

por Tiago Moreira

    Estamos na recta final do nosso Top 100 e hoje presenteamo-vos com uma das personagens mais míticas do cinema mundial. Na verdade, não se trata apenas de uma personagem fictícia. William Wallace não surgiu da cabeça de ninguém. Foi uma figura importantíssima na História da Escócia, à qual possibilitou a sua independência perante os ingleses.
    O filme que é - praticamente - uma biografia de William Wallace é Braveheart - que em 1996 ganhou o Óscar de melhor filme entre outros galardões. Quem realizou o filme foi também quem deu corpo ao nosso herói - Mel Gibson. Neste caso, nosso pequeno herói.
    William Wallace foi determinante na independência da Escócia e para isso teve que derramar muito sangue. Porém, o escritor Randall Wallace (também com dedo em filmes como Pearl Harbor ou We Were Soldiers) decidiu mostrar uma versão mais romântica do que foi na realidade William Wallace. O sangue - esse - foi à mesma derramado, mas o enredo foi criado para que tivesse mais impacto sentimental para com o público alvo. No fundo, não queriam apenas transmitir por imagens um relato duma parte importante da História da Escócia, mas que esse mesmo segmento da História Mundial se tornasse um sucesso perante os nossos olhos. Isto sem que nada fugisse à realidade daquilo que representou a nossa personagem de hoje.
    Quanto à personagem propriamente dita é a representação perfeita de que a união e a persistência têm resultados evidentes. Após ter visto o seu pai morrer nas mãos de ingleses, Wallace viu ainda a morte da mulher que amava pelas mesmas mãos. Estava em pleno século XIII, tempo em que os rebeldes escoceses lutavam contra as tropas de Eduardo I. Decidido em iniciar uma revolta, William conseguiu unir um exército de camponeses para que juntos derrotassem os ingleses em diversas batalhas. A mais conhecida teve o nome de Batalha de Stirling Bridge, mas a verdade é que não conseguiu, em vida, cumprir o seu objectivo. Porém, ao ter simbolizado a revolta escocesa na perfeição, todo o seu esforço deu resultados mais tarde já que a Escócia viria a celebrar a sua independência. Tudo isto não era possível se não fosse William Wallace. Um verdadeiro patriota que se queria ver livre das tiranas mentes inglesas daquele tempo e que lutou fielmente até ao último segundo de vida pelo sangue que lhe corria nas veias.

← Anterior (20)                                                                                                                                                                                                              Seguinte (18) →                                                                                                                                                                                       

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário