20 de julho de 2015

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 16



Filme: Pulp Fiction
Actor: Samuel L. Jackson

por Tiago Moreira

    Chegámos a mais uma personagem vinda da louca cabeça de Quentin Tarantino. Um dos filmes mais badalados a nível mundial e que teve a participação da portuguesa Maria de Medeiros - Pulp Fiction. A nossa personagem é Jules Winnfield e o seu impacto visual (juntamente com Travolta) é tanto que conseguimos logo associar o filme à sua imagem, num piscar de olhos. O seu cabelo semi-afro, a sua peculiar barba e o seu fato clássico não prevêem que estamos perante um assassino. Mas a verdade é que estamos.
    O filme relata 3 histórias diferentes, mas sempre entrelaçadas: a de um pugilista pago para perder um combate, a de um casal que assalta um restaurante e a de dois assassinos profissionais, o seu chefe a esposa deste. E é nesta última história que está presente o nosso Jules Winnfield. Samuel L. Jackson e John Travolta representam - provavelmente - os dois assassinos mais carismáticos da sétima arte. Sempre com um ar tresloucado e frio, mas com retóricas brilhantes pelo meio. Mais concretamente as de Jules Winnfield daí figurar num lugar tão alto do nosso top.
    Jules balanceia entre o sadismo e o humor. Entre boas retóricas e actos mais impulsivos. É o nosso assassino tresloucado que tanto fez furor nas salas de cinema dos anos 90 e que tantos galardões mereceu.


← Anterior (17)                                                                                                                                                                                                             Seguinte (15) →                                                                                                                                                                                    

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário