25 de julho de 2015

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 14



Filme: Gladiator
Actor: Russell Crowe

por Tiago Moreira

    É praticamente unânime que este é um dos melhores filmes de sempre. Dos mais emotivos desde que há memória. Baseado na História de Roma - embora o enredo não tenha sido verídico -, Gladiador foi um dos filmes mais galardoados de sempre onde - entre outros prémios - recebeu 5 Óscares, incluindo o de melhor filme, em 12 nomeações. Já a nossa personagem levou a que Russell Crowe vencesse o papel de melhor actor principal. Tudo isto em 2001, ano posterior ao lançamento do filme.
    Quanto ao enredo, remonta ao ano 180 d.C. em que Cómodo viria a ser imperador romano. Fugindo à história original, no filme, Cómodo viria a matar o seu pai Marco Aurélio para poder ser o herdeiro de todo o império romano, que passaria para Maximus - o nosso personagem de hoje. A história de Maximus viria a complicar-se depois da perda do seu imperador e fiel amigo Marco Aurélio, já que Cómodo era dono e senhor de toda uma mente vil e sádica. O caos instalou-se na cidade e alguns dos seus súbditos viriam a atacar a aldeia onde estava instalada a família de Maximus, a mando do próprio herdeiro de Marco Aurélio. O nosso lutador viria a ser escravo e inserido no espectáculo de entretenimento da altura, no Coliseu de Roma, como gladiador. Travou inúmeras batalhas sangrentas tornando-se um herói para o público. Completamente destroçado, viu em cada batalha um degrau para poder vingar a sua família daquele trágico massacre.
    E é isto que nos cativa ao longo do filme - a personalidade de Maximus. Um homem como há poucos na actualidade que privilegia a família acima de qualquer coisa. Perdendo o motivo de viver e sempre com a sua família em pensamento, Maximus não descansou até vingar aqueles que perdeu. Um homem com valores e que é a demonstração que nada é impossível. Há motivos que nos elevam para além daquilo que pensamos ser exequível. E para Maximus, não havia motivo maior que a sua mulher e o seu amado filho.


← Anterior (15)                                                                                                                                                                                                              Seguinte (13) →                                                                                                                                                                                       

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário