28 de julho de 2015

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 13



Filme: The Shawshank Redemption
Actor: Morgan Freeman

por Tiago Moreira

    Estamos na recta final do nosso top 100 e hoje temos mais um repetente no que toca aos filmes. Já aqui vos presenteámos com Andy Dufresne, hoje estendemos o tapete para aquele que foi o narrador em The Shawshank Redemption - mais concretamente da estadia de Andy naquele estabelecimento prisional.
    Ellis Redding, mais conhecido por Red, era um dos prisioneiros mais influentes de Shawshank. Especialmente porque era o contrabandista de serviço ao fornecer aos outros prisioneiros praticamente tudo o que pediam em troca de algo - como é óbvio.
    Desde cedo nos apercebemos que Red não é um recluso qualquer. A sua ética e valores sobressaem entre todos os outros prisioneiros. Não se sabe ao certo o que o levou a ser detido - ainda por cima com uma sentença tão longa -, mas a nota-se que o agora velho e maduro Ellis Redding se sente extremamente arrependido dos actos de que foi acusado quando era muito novo. Mas como todas as nossas acções se ecoam na eternidade, Red teve que pagar caro pelos seus actos. No enredo acaba por ser dos poucos reclusos a dar a mão a Andy Dufresne, considerando-o mesmo como um amigo. Red pensava que iria ficar toda a vida na prisão já que sempre que iria dar a sua palavra de honra de como estava reabilitado, a sua libertação era negada. Por mais que ele fosse sincero sobre o seu percurso, o júri interpretava tudo como um momento de actuação por - muito provavelmente - se assemelhar ao discurso de todos os reclusos. Isto, até ao dia em que Redding se fartou e descarregou tudo o que pensava à frente dos jurados. As expectativas eram baixas, mas Red acabou por sair com uma boa surpresa.
    É provavelmente o melhor papel de Morgan Freeman, dos poucos que foge ao rótulo de Deus do actor. Embora nos momentos em que narra, é impossível não pensar que é Deus que está a narrar o percurso de Dufresne...

← Anterior (14)                                                                                                                                                                                                              Seguinte (12) →                                                                                                                                                                                       

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário