26 de junho de 2015

Revisão: 'Game of Thrones' (5.ª Temporada)

Criado por
David Benioff e D.B. Weiss

Elenco
Peter Dinklage, Emilia Clarke, Kit Harington, Lena Headey, Nikolaj Coster-Waldau, Stephen Dillane, Maisie Williams, Sophie Turner, Alfie Allen, Aidan Gillen, Conleth Hill, Liam Cunningham.

Canal: HBO

Classificação IMDb: 9.5 | Metascore: 91 | RottenTomatoes: 95%
Classificação Barba Por Fazer: 83


- Abaixo podem encontrar Spoilers - 
A História: 
    A quarta temporada de Game of Thrones acabou com algum suspense - de resto - como tem sido habitual. No fim ficámos na dúvida que impacto teria Stannis em Castle Black, como iria evoluir o império de Daenerys Targaryen, o que seria de Tyrion após matar o seu pai e tendo como fiel advisor Varys... Estas provavelmente eram as questões mais expectantes a par do que iria acontecer a Bran (que já sabíamos de antemão que não faria parte desta Season 5).
    Porém, o início desta temporada foi bem calmo e só no quarto episódio é que ganhou alguma vida com a incerteza criada em torno da morte ou não de Torgo Nudho e Ser Barristan Selmy. Episódios calmos, mas essenciais para mostrar a evolução de Jon Snow.
    E é por aí mesmo que começamos - pelo Norte. Com os selvagens a perderem a batalha contra todo o exército da Night's Watch e contra Stannis. Stannis Baratheon pretendia com isto aumentar o seu exército com os selvagens, mas a verdade é que Mance Rayder não se ajoelhou e preferiu ser sentenciado à morte do que lutar pelo legítimo rei. É aqui que Jon Snow ganha alguma preponderância perante os selvagens ao dar uma morte piedosa ao rei para lá da muralha. Jon que se tinha tornado Lord Commander of the Night's Watch e os primeiros episódios são praticamente a sua ascensão como personagem. Após os caminhos de Jon e Stannis se cruzarem, o filho bastardo de Ned Stark partiu para lá da muralha com o objectivo de convencer o restante povo selvagem a lutar pelos vivos, enquanto que Stannis Baratheon partiria para Winterfell com o objectivo de tomar o Norte agora pertencente aos Bolton. E é por aí que seguimos. Theon continua irreconhecível nas mãos de Ramsey como Reek, mas agora torna-se ainda mais insuportável a sua existência por se mostrar sempre apático mesmo com Sansa Stark - com quem cresceu - perto de si... e também nas mãos e mente sempre perversa de Ramsey Bolton. Sim... Sansa acabou em casa, mas não da melhor forma. Casou-se com Ramsey Bolton e tornou-se numa das mais recentes jogadas de xadrez de Petyr Baelish.
    Mais a sul, em King's Landing, o caos instala-se quando menos se esperava. Com as recentes mortes de Joffrey e Tywin Lannister é Tommen quem sobe ao trono. No fundo, é Cersei que tem o poder nas mãos já que Tommen não tem o mínimo da autoridade de Joffrey. Ainda assim, a guerra cínica entre Cersei e Margaery chega ao extremo. Ao aparecer um novo "exército" movido pela religião comandado por uma personagem denominada High Sparrow, Cersei acaba por usar isso a seu favor e consegue afastar Loras e Margaery do seu caminho devido aos seus pecados. Era o motivo ideal para que a sua vontade se pudesse concretizar sem que o povo se opusesse. Afinal de contas... São pecados e devem ser punidos. Todavia, esqueceu-se que ela própria também tem os seus pecados e o motivo que a ajudou a subir ao poder, era o mesmo que viria a virar-se contra ela.
    A acção continuou em terras mais sulistas com Jaime e Bronn a partirem de King's Landing com destino a Dorne - com o intuito de resgatar a princesa Myrcella (e filha de Jaime, fruto de incesto com Cersei). Dois contra muitos... era demasiado óbvio que não iria correr bem. Ainda por cima com a sede de vingança que Ellaria Sand tinha para com todos os Lannister's depois de ter visto o seu amado príncipe Oberyn morrer em King's Landing, num combate contra The Mountain.
   É necessário passarmos para a outra margem do Mar Estreito para encontrarmos Arya. Com uma sede de vingança imensa, Arya partiu para Braavos para se tornar aprendiz de Jaqen H'ghar e fiel ao Many-faced God. Para isso, Arya sujeitou-se a um treino específico para se tornar em "ninguém". Teria que se esquecer de quem era para servir o Many-faced God.
    E finalmente chegamos a Meereen. Com Daenerys Targaryen a padecer de uma guerra civil no seu império juntamente com um ataque dos Sons of Harpy. Talvez seja o primeiro pico no gráfico de ascensão de Daenerys, que acabaria por receber das mãos de Jorah Mormont um Lannister - Tyrion. Jorah acabaria por raptar o assassino de Tywin das mãos de Varys para que a única Targaryen viva lhe perdoasse... Porém, nem tudo corre como planeado e os diálogos de Tyrion e Daenerys acabaram por ser dos mais interessantes de toda a série.
    Não foi das temporadas mais empolgantes de Game of Thrones, mas - na nossa opinião - acabou por ter o melhor final de temporada de sempre com os três últimos episódios a serem memoráveis.
    
A Personagem: Jon Snow (Kit Harington).
    Daenerys, Theon, Baelish ou Jaime. Eram estas as nossas apostas à priori para a melhor personagem desta temporada que passou. Contudo, Daenerys sofreu um revés na sua ascensão, Theon não "explodiu" como personagem depois de tudo o que passou, Baelish foi importante para o enredo, mas não assumiu a preponderância esperada no mesmo e Jaime acabou por cair num segmento mais enfadonho da série ao partir para Dorne com Bronn e a cruzar-se com as não deslumbrantes Sand Snakes.
    Coube a Jon Snow ser a surpresa total desta Season. Verdadeiramente fiel aos seus irmãos de Castle Black, Jon Snow liderou as tropas contra os selvagens - ainda na temporada anterior - e venceu a mesma. Para espanto de Ser Alliser Thorne, tornou-se Lord Commander of the Night's Watch com a ajuda de Maester Aemon - o membro mais respeitado em Castle Black. Sempre vimos um Jon Snow muito preso nas suas acções com medo das consequências. O facto de querer agradar a gregos e troianos ao se limitar a não agir, fazia com que os outros olhassem para ele como um homem sem qualquer autoridade. No entanto, foi na batalha de Castle Black - ainda antes de se tornar comandante - que começou a ganhar alguma preponderância perante todos os seus irmãos. O momento da viragem foi quando Snow executou Janos Slynt após este ter desobedecido a uma ordem. Slynt ainda pediu misericórdia, mas Jon cumpriu o seu dever fazendo lembrar o seu honrado pai Eddard Stark logo no primeiro episódio - tudo isto perante o olhar orgulhoso de Stannis Baratheon. Mais tarde tomou a decisão mais difícil de todas: partir para lá da muralha para salvar todos os selvagens da morte e convencendo-os a lutar pelos vivos contra os White Walkers. Alliser obviamente sempre se opôs e com ele a grande maioria dos seus "irmãos". A dúvida gerou-se na cabeça de Snow, mas Maester Aemon desfez todas essas dúvidas com uma das citações mais fortes desta 5ª temporada: «Kill the boy and let the man be born». Jon acaba por partir com Tormund e mais alguns aliados e juntos acabam por cumprir o objectivo ainda que com uma batalha inesperada pelo caminho. Ser Alliser Thorne não esperava que Snow retornasse vivo e muito menos que regressasse com um exército. A ascensão de Jon parecia cada vez mais evidente até que o mesmo sofre uma traição nada esperada.
    Não há melhor personagem desta temporada do que Jon Snow. Teve um impacto gigante na história e os melhores episódios foram feitos à volta da sua personagem. Não só vimos a ascensão que todos esperávamos que acontecesse como também ficou uma grande incógnita quanto à sua personagem.

O Episódio: 10 'Mother's Mercy'.
    Os últimos três episódios foram verdadeiramente épicos. Tivemos alguma dificuldade em escolher o melhor, mas - de facto - o último teve um impacto gigante perante o público. Não só pelo facto de ser o mais emocionante e inesperado, como também por ser o último - o que significa que temos que esperar um ano para saber o que vai acontecer a seguir. Nem os fãs dos livros sabem mais do que aqueles que só acompanham a série.
    O último episódio - Mother's Mercy - acabou por conter algumas surpresas. Algumas boas outras exasperantes. Stannis acabaria por ser refém da sua teimosia e de toda a sua ambição que se sobrepunha a tudo e a todos ao arriscar em travar uma batalha com os Bolton, mesmo em inferioridade numérica. Theon aproveitou essa mesma distracção para finalmente dar um ar da sua graça que tantos de nós esperávamos, mas uma atitude que só saberemos as suas repercussões na próxima temporada. Quem está na mesma situação é Arya. Depois de ter sido submetida a um treino intensivo sob o olhar atendo do Many-faced God, não conseguiu abstrair-se do seu passado e acabou por infringir um código implícito por Jaqen H'ghar, tendo sido castigada por isso mesmo sendo que temos que esperar 1 ano para saber as suas consequências. Em King's Landing, Cersei acabou por fazer parte de uma das cenas mais fortes desta temporada. Ao ter que fazer uma longa caminhada desprovida de roupa, para ser absolvida de todos os seus pecados. Apesar de "ferida", ficou bem claro que não ficou "morta" e avizinha-se uma vingança. Já o seu amado Jaime, acabou por ter um momento inesperado de afecto, mas que duraria pouco tempo. Haverá certamente, uma investida de Jaime na sexta temporada.
    Por fim, os destinos mais inesperados neste episódio 10 foram o de Daenerys e Jon Snow. Enquanto que a Khaleesi acabou numa situação desesperante, Jon Snow acabou traído por quem se esperava e por quem não se esperava assim tanto.

O Futuro: 
    Ponto positivo: a partir de agora George R. R. Martin não participa mais na construção dos argumentos. Portanto, julgamos que podemos contar com um desenrolar do enredo mais interessante e não tão destrutivo como aquele que o escritor nos habituou.
    A nossa teoria vai um pouco de encontro com a maioria dos fãs dos livros de George R. R. Martin. Tentámos juntar todas as peças do puzzle que nos deram e decidimos dar numa de profetas. Mas vamos por partes:
    Cersei e Jaime terão algo em comum - vingança. Cersei por tudo o que passou com a Faith of the Seven e Jaime por ter perdido a sua filha por envenenamento após uma confissão da mesma que o deixou extremamente feliz. Apostamos em Jaime como uma das personagens mais relevantes da próxima temporada, onde travará uma guerra com as Sand Snakes e quiçá contará com a ajuda de Trystane.
    Quanto a Theon, Sansa, Tyrion e Daenerys não temos qualquer palpite. São quatro personagens que acabaram praticamente numa verdadeira incógnita. Com Theon e Sansa a terem uma atitude suicida e Daenerys a reencontrar-se - sozinha - com um exército Dothraki, não nos sobra qualquer palpite para o desenrolar das suas personagens. Já de Tyrion, o pouco que poderemos prever é que tomando a liderança de Meereen na ausência de Daenerys voltaremos a reaver o pequeno líder que encontrámos na Season 4, mas agora a tempo inteiro e sem qualquer restrição (como Joffrey). Varys será importantíssimo e extremamente relevante no que se avizinha.
    Por fim, apresentamos agora a nossa - e a da maioria dos fãs dos livros - grande teoria. E a teoria rebate-se na morte de Jon Snow. Traído pelos seus irmãos de Castle Black por quem foi diversas vezes esfaqueado, Jon viu a sua vida sucumbir numa emboscada encabeçada por Alliser e na qual Olly foi fulcral. Pois bem... No nosso entender, Jon Snow não estará fora das próximas séries e voltará à vida pelas mãos de Melisandre. A sacerdotisa não faz nada por acaso. Mede sempre todos os seus passos. E após verificar que se equivocou com Stannis Baratheon, voltou a Castle Black. Movida pelo seu Lord of the Light, Melisandre busca a reencarnação do Azor Ahai - um herói que derrotará o Great Other - o grande inimigo do Lord of the Light e que representa o Deus da escuridão, frio e morte. Com o decorrer da história de Stannis, Melisandre foi apercebendo-se que se equivocou e desertou quando o sacrifício da princesa Shireen não deu resultado. Nesse momento, juntou todas as peças que o seu Deus lhe tinha dado e que vos fazemos recordar com citações suas:

"It is not the foes who curse you to your face that you must fear, but those who smile when you are looking and sharpen their knives when you turn your back. You would do well to keep your wolf close beside you. Ice, I see, and daggers in the dark. Blood frozen red and hard, and naked steel. It was very cold"

"I pray for a glimpse of Azor Ahai, and R'hllor shows me only snow (Snow)."

"When the red star bleeds and the darkness gathers, Azor Ahai shall be born again amidst smoke and salt to wake dragons out of stone."

    A primeira citação remete-nos a um diálogo entre Melisandre e Snow, em Castle Black, onde a mesma já previa qual seria o seu destino. Ao mesmo tempo que avisava Snow de forma indirecta, anteriormente já tinha afirmado perante Stannis - num momento de introspecção em que olhava as chamas - que rezava por uma pista de Azor Ahai, mas R'hllor só lhe mostrava neve (Snow). E finalmente juntamos a última peça em que Melisandre havia declarado a terceira citação também a Jon. Tudo isto faz com que acreditemos que Jon Snow voltará à vida pelas mãos de Melisandre e que o mesmo tem sangue Targaryen. Significa então que não interpretamos a parte "to wake dragons out of stone" como apenas uma afirmação metafórica. Voltando a fita um pouco atrás, sempre conhecemos Jon Snow como o filho bastardo de Ned Stark. Mas traçando o perfil do honrado Eddard, o facto de ter um filho bastardo é uma contradição à sua personalidade. Com a ajuda de outros opinadores, chegámos à conclusão de que Jon poderá não ser filho de Ned, mas sim seu sobrinho fruto da relação de Lyanna Stark (falecida irmã de Ned) e Rhaegar Targaryen (irmão falecido de Daenerys). Rhaegar, apesar de casado com Elia Martell, teve em Lyanna a sua grande paixão. Uma paixão que acabou por derramar muito sangue, já que o mesmo Rhaegar decidiu raptar a irmã de Ned como uma grande prova de amor segundo a tradição Targaryen. Esta atitude inesperada levou a uma rebelião pelas mãos de Robert Baratheon onde culminou na morte do mad king Aerys II Targaryen e num reinado de Robert. Rhaegar acabaria por falecer num combate com o "pai" de Joffrey, Elia Martell também acabaria brutalmente assassinada pelo The Mountain (o grande motivo de vingança de Oberyn) e Lyanna - alojada em Dorne - morreria pouco tempo depois, mas ainda a tempo de uma visita do seu irmão Ned. Lyanna fez com que o irmão fizesse uma promessa e como honrado que é, Ned cumpriu. Nem nós - acompanhantes da série - nem os fãs dos livros sabem no que consistiu essa promessa. Mas juntando um mais um, deduzimos que Jon é essa mesma promessa. Sendo assim fruto de uma relação entre Lyanna e Rhaegar e não duma relação extra-conjugal de Ned Stark. E para salvar a vida de Jon, Lyanna fez desse o seu último desejo perante Ned. A palavra de Eddard permaneceu até ao fim, mesmo que isso mexesse com o valor sentimental da sua família. Uma atitude que se encaixa mais no perfil do senhor de Winterfell, do que propriamente ter um caso extra-conjugal.
    Para finalizar, tendo Daenerys apenas controlo de Drogon, acreditamos que Viserion e Rhaegal pertencerão a Jon Snow e a Bran Stark. A Jon por ter sangue Targaryen e a Bran por ser um warg, um dos escolhidos pelo corvo de três olhos (o mesmo que acabaria - na Season 4 - por dizer que Bran iria aprender a voar) e também por uma das suas visões consistir num voo sobre King's Landing do ponto de vista de um dragão.

0 comentários:

Enviar um comentário