3 de junho de 2015

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 29



Filme: Raiders of the Lost Ark
Actor: Harrison Ford

por Miguel Pontares

    É praticamente criminoso, em qualquer tentativa de encontrar o conjunto das melhores personagens de sempre do Cinema, não constar Indiana Jones.
    Harrison Ford, actualmente com 72 anos, nunca ganhou um óscar e foi nomeado somente para 1, mas poucos actores conseguiram até hoje atravessar um período tão fértil em termos de projectos marcantes como Ford. Nos anos 70 e 80, Ford destacou-se como Han Solo em 'Star Wars', aceitou ser a estrela da dupla Lucas/ Spielberg como Indy, e ainda foi Rick Deckard em 'Blade Runner'. As 3 personagens têm uma abordagem semelhante, sempre com o humor confiante e arrogante (no bom sentido) do actor, e conseguindo em cada acção ser ainda mais cool do que na anterior. Precisamente por não haver assim tanto a afastar Han Solo de Indiana Jones - tirando a amizade do primeiro com o peludo Chewbacca - optámos por colocar aqui a personagem de Ford que mais marcou o Cinema, talvez por partir de um conceito mais original. George Lucas, o realizador de 'Star Wars', criou Indiana Jones (inicialmente Indiana Smith, até Spielberg sugerir a mudança) e acertou em cheio: um professor de Arqueologia que tem uma vida dupla, assumindo-se nas horas vagas como um aventureiro que procura descobrir tesouros e impedi-los de caírem nas mãos erradas. Tinha tudo para resultar. E resultou.
    É mais ou menos unânime que, entre os quatro filmes do homem que não se separa do seu chapéu, do revólver e do chicote, 'Raiders of the Lost Ark' e 'Indiana Jones and the Last Crusade' são os dois melhores, curiosamente ambos marcados pela oposição nazi; e o último (2008) é algo que era preferível não ter acontecido. Inevitavelmente, o 1.º contacto com Jones é o mais marcante. É em Raiders que o vemos acompanhado por Marion e Sallah, tendo a Arca da Aliança como objectivo. É nesse filme que Ford improvisa uma das cenas que se tornou célebre - numa praça, surge um egípcio com uma espada, e embora estivesse planeado haver uma longa luta entre ele e Indiana Jones, o actor não tinha energia por estar com uma intoxicação alimentar e mudou o guião, sacando do revólver, matando o oponente num instante e seguindo em frente.
    Indiana Jones esteve para ser interpretado por Tom Selleck (Três Homens e um Bebé) porque George Lucas não queria que Ford se tornasse para ele o que De Niro era na altura para Scorsese, mas por insistência do realizador Spielberg acabou mesmo por ser Ford o escolhido. A árvore genealógica de Indy também é curiosa: é filho do actor Sean Connery, pai de Shia LaBeouf e a versão jovem de Henry Walton "Indiana" Jones, Jr. ficou a cargo de River Phoenix, o irmão mais velho de Joaquin Phoenix, que morreu de overdose com apenas 23 anos e toda uma carreira pela frente.
    É difícil encontrar personagem mais interessante - desde a concepção até à forma como Ford o veste - em filmes de Aventura e Acção. Nos anos 80 muita gente ficou fascinada e tentada a abraçar a Arqueologia. Julgo que isso diz bastante sobre a influência cultural e social do homem que não temia nada, excepto cobras.


← Anterior (30)                                                                                                                                                                                                              Seguinte (28) →                                                                                                                                                                                       

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário