15 de junho de 2015

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 28



Filme: Goodfellas
Actor: Joe Pesci

por Nuno Cunha (Escritor Convidado)

    No lote das melhores obras cinematográficas de sempre, é frequente incluirmos 'Goodfellas'. Sobretudo se tivermos um fraquinho por filmes sobre a máfia. 'Goodfellas' marcou a primeira de duas bem-sucedidas colaborações entre o realizador Martin Scorsese e o escritor Nicholas Pilleggi, autor do livro 'Wiseguy', no qual o filme se baseia e corresponsável pelo guião do mesmo. Depois de Goodfellas (1990), também em Casino (1995), decidiram repetir a fórmula mágica: Pilleggi escreve o livro, Scorsese decide adaptá-lo para filme e ambos escrevem o guião.
    Como qualquer verdadeiro fã de filmes sobre a máfia sabe, as conexões entre 'Goodfellas' e a série Os Sopranos (2007) são intermináveis, a começar pelos 24 actores e actrizes que entraram no elenco dos dois projetos! Muitas são, também, as referências a nível de enredo que a série faz ao filme, como por exemplo a cena em que Christopher (Michael Imperioli) dá um tiro no pé de um empregado por este o fazer esperar demasiado tempo para ser atendido, quando 10 anos antes, em 'Goodfellas', foi Spider (Michael Imperioli) quem foi baleado no pé por DeVito, pelo mesmo motivo.
    Num filme que tem Henry Hill (Ray Liotta) como personagem principal e Jimmy Conway (Robert De Niro) como seu mentor no mundo da máfia, é Tommy DeVito, a personagem de Joe Pesci, quem mais sobressai. Na pele de um gangster que tão depressa está a contar uma piada como a disparar sobre alguém, DeVito mostra-se como um italiano com temperamento forte e imprevisível.
    Muito do sucesso de 'Goodfellas' pode ser explicado pela liberdade que Scorsese decidiu dar aos seus actores para improvisarem, tornando as cenas mais genuínas e autênticas. E foi nas cenas de improviso que Joe Pesci mais brilhou e melhor conseguiu representar os bastidores da máfia de Nova Iorque nos anos 50.
    Uma das cenas mais icónicas de 'Goodfellas' acontece quando DeVito decide “apertar” com o jovem Hill durante um jantar. Esta cena, que foi inspirada num episódio da juventude de Joe Pesci, foi parcialmente improvisada. Apesar de não estar escrita no guião, Pesci e Liotta ensaiaram o diálogo antes de entrarem em cena, mas Scorsese insistiu para que o resto dos actores presentes só o ouvissem pela primeira vez durante as gravações, para que as suas reações fossem o mais reais possível.
    Tal como outras personagens do filme, Tommy DeVito foi inspirado num gangster real, de seu nome Thomas DeSimone. Fisicamente, a personagem de Pesci não podia ser mais diferente de DeSimone, já que este último era alto e pesado. Mas isso não serviu de desculpa a Joe Pesci para deixar de protagonizar um dos melhores desempenhos de sempre do cinema, que segundo o verdadeiro Henry Hill, conseguiu retratar 90 a 99% as características de DeSimone.
    Tommy DeVito valeu a Joe Pesci o único Óscar da sua carreira (e o único Óscar de 'Goodfellas'), na categoria de Melhor Actor Secundário. No momento de agradecer, Pesci bateu o recorde do discurso mais rápido de sempre, dizendo apenas “It's my privilege. Thank you”.

← Anterior (29)                                                                                                                                                                                                              Seguinte (27) →                                                                                                                                                                                    

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário