20 de junho de 2015

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 26



Filme: Raging Bull
Actor: Robert DeNiro

por Miguel Pontares

    Sangue e cabeça quente, um fervilhar de emoções, um homem para quem todo e qualquer momento pedia um ringue, palco para entrar em ebulição.
    Até hoje Robert DeNiro e Martin Scorsese colaboraram por oito ocasiões. Uma ligação que se iniciou nos anos 70 com 'Mean Streets', com 'Casino' (1995) a ser a última cartada. Se neste século a musa do realizador ítalo-americano dá pelo nome de Leonardo DiCaprio, no anterior o sucesso de DeNiro e Scorsese esteve sempre de mãos dadas.
    Nestas 100 Personagens tentámos ao máximo privilegiar criações originais, saídas do imaginário, mas há casos pontuais que não poderiam ficar de fora, mediante o incrível desempenho dos actores, capaz de imortalizar determinadas personalidades no Cinema. Jake LaMotta é um desses casos. A alcunha de touro enraivecido assenta na perfeição a uma força da natureza, um campeão guiado pelo impulso e incapaz de se auto-controlar. Ganhou 83 dos seus 106 combates, mas foi também um exemplo de uma carreira abaixo do potencial. Está longe de ser uma figura reconhecida pela sua incrível nobreza, tendo tido inclusive ligações à máfia, mas é indiscutivelmente - mérito de DeNiro e Scorsese - um marco no Cinema norte-americano.
    'Raging Bull' visita os feitos da carreira de LaMotta, mas explora igual e principalmente a capacidade auto-destrutiva de Jake. Se o seu temperamento incontrolável e instinto violento foram a base do sucesso de luvas calçadas, foi também o que o fez destruir tudo e todos em seu redor. No filme de Scorsese, destaca-se a relação de Jake com o irmão, Joey LaMotta (Joe Pesci), e com a mulher Vikki. A aventura do "touro" define o clássico sonho americano, embora acabando por afastar as bases do seu sucesso, suspeitando de múltiplas infidelidades. Paranóico, aquilo que faz LaMotta brilhar no ringue é também aquilo que mina a sua vida pessoal e afectiva.
    Como em tantos outros, este foi mais um dos papéis no qual Robert DeNiro colocou tudo o que tinha. Valeu-lhe o seu único óscar de Melhor Actor, treinando com o próprio Jake LaMotta até este o considerar pronto para ser um boxer profissional; e engordando nos melhores restaurantes de Paris para filmar LaMotta no pós-carreira, um comediante dono de bares nocturnos. Interessante é também o olho de DeNiro para actores, porque para além de ter sido ele a recomendar a Scorsese o potencial de um jovem menino chamado Leonardo DiCaprio, foi também ele que sugeriu a escolha de Joe Pesci para 'Raging Bull', o actor que dez anos mais tarde "partiu tudo" em 'Goodfellas'. E nestas descobertas em cadeia, foi Pesci que descobriu Cathy Moriarty, a actriz que interpretou Vikki LaMotta.
    É com tristeza que vemos DeNiro já com 71 anos, Pacino com 75, Pesci com 72 e Jack Nicholson com 78. Actores assim deviam durar para sempre, e em memória aos grandes filmes que fizeram com a máfia como tema central, fazia sentido alguém criar um bom conceito para uma nova geração.
    Podemos guardar muita coisa que DeNiro deu ao Cinema, mas um dos seus momentos mais especiais é sem dúvida na pele de Jake LaMotta, numa cela escura, a esmurrar e cabecear desenfreadamente uma parede. Intenso, como a personagem e como vários dos principais papéis do homem que nasceu em Agosto de 1943.
    
← Anterior (27)                                                                                                                                                                                                              Seguinte (25) →                                                                                                                                                                                      

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário