7 de maio de 2015

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 40



Filme: Rain Man
Actor: Dustin Hoffman

por Tiago Moreira

    Caros leitores, hoje estamos perante uma das mentes mais brilhantes entre os nossos 100 personagens. E o mais fantástico é que a nossa personagem também é real. Raymond Babbitt foi inspirado em Kim Peek, um norte-americano com síndrome de Savant. O actor que deu corpo ao nosso Raymond ganhou o Óscar de melhor actor em 1989 - Dustin Hoffman. Já a película em si acabou também por ser premiada com o Óscar de melhor filme, melhor realizador (Barry Levinson) e melhor argumento original.  
    Para contextualizar um pouco, Raymond Babbitt viu a fortuna do seu falecido pai ir para o seu nome, apesar de não viver com o mesmo. E como o dinheiro movimenta sempre os interesseiros, acaba por receber a visita do seu irmão Charlie (Tom Cruise), que desconhecia a sua existência. Charlie tenta ficar com a custódia do irmão para simplesmente controlar todo o dinheiro que dispunha. Só que isso não se verificou. Ainda assim, Charlie decide passar mais tempo com o irmão e descobre que o mesmo era o seu suposto amigo imaginário a quem chamava de Rain Man. Fascinado com a mente e história do próprio irmão, Charlie tenta mesmo convencer Raymond a ir viver com ele, sem sucesso. Contudo, Charlie deixou de ter como objectivo recuperar a fortuna e prometeu ao seu irmão visitá-lo sempre que puder.
    Este nosso personagem, apesar das suas evidentes limitações sociais e emocionais, acaba por ter uma memória quase que comparada à de um computador. Um ser-humano comum apenas consegue reter 45% da informação que lê e ouve, mas uma pessoa com síndrome de Savant consegue reter até 98%... São casos muito raros em toda a humanidade e normalmente passam ao lado da maior parte das pessoas. Contudo, merecem ser reconhecidos pelo brilhante cérebro que têm e é aí que filmes como Rain Man entram. Não se trata apenas de bom cinema, como também é um enriquecer da nossa cultura.

← Anterior (41)                                                                                                                                                                                                              Seguinte (39) →                                                                                                                                                                                       

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário