16 de maio de 2015

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 37



Filme: Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain
Actriz: Audrey Tautou

por Miguel Pontares

    É bastante difícil encontrar uma personagem tão doce e genuína nas suas boas intenções, comparável a Amélie Poulain. Tudo em Amélie é mágico, invulgar mas especial.
    Amélie Poulain cresceu sem ter contacto com outras crianças, isolada pelo facto dos seus pais acharem que sofria de uma anomalia no coração. A solidão faz com que Amélie desenvolva uma imaginação acima da média, uma criatividade capaz de orquestrar os mais bonitos gestos de formas improváveis mas funcionais.
    Desde que se multiplica em esforços para entregar com sucesso uma caixa perdida a Dominique Bretodeau, que o faz reconciliar com a sua filha e conhecer o seu neto, Amélie passa a querer corrigir o mundo através de pequenas coisas. Arranja um esquema para o seu pai cumprir o sonho de viajar mundo fora, leva o senhor Collignon a duvidar da sua própria sanidade através de uma série de cómicas partidas, protegendo o empregado de Collignon, Lucien; e ainda acaba por juntar uma das suas colegas de trabalho no Café des 2 Moulins com um cliente que não "desampara a loja".
    Os pequenos feitos da boa samaritana Amélie, autêntica heroína sem capa nem poderes, são observados pelo velho pintor Dufayel que, qual Amélie Poulain, incentiva-a numa aventura que a leva até Nino, um rapaz que colecciona as fotos tipo-passe que ninguém recolhe. A relação de Amélie e Nino é uma das mais bonitas e suaves histórias de amor, assente naquele humor rápido e no universo muito próprio do Fabuloso Destino da personagem de Audrey Tautou, com Amélie a tornar-se numa das figuras femininas mais fáceis de gostar desde a primeira impressão à última. Com ela, é amor à primeira vista.
    'Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain' é apenas mais um dos bons filmes que o Cinema francês já deu. Talvez o mais mágico, acompanhado de pares como o galardoado 'The Artist', o estiloso 'Léon: The Professional', o polémico 'La vie d'Adèle' e 'Intouchables', muito provavelmente o mais completo e profundo deste conjunto. Que haja mais assim.

← Anterior (38)                                                                                                                                                                                                              Seguinte (36) →                                                                                                                                                                                       

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário