18 de maio de 2015

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 36



Filme: Intouchables
Actor: Omar Sy

por Tiago Moreira

    Estamos perante um dos melhores filmes franceses da actualidade. Um obrigatório de ver por conseguir relacionar dois mundos distintos, drama e muita comédia pelo meio. Comédia essa que geralmente é proporcionada pelo nosso Driss. O filme - esse - é Intouchables que foi baseado no livro autobiográfico "Le Second Souffle" de Philippe Pozzo di Borgo - membro da alta aristocracia francesa (também tendo sido director da conceituada casa de champanhes Pommmery) que mais tarde sofreu um grave acidente ficando tetraplégico. Um dos filmes franceses com maior sucesso na actualidade a nível mundial, tendo sido recordista de bilheteira em vários países.
    Quanto ao filme propriamente dito, Philippe necessitava de alguém que cuidasse dele. Alguém que o auxiliasse em tudo o que tinha dificuldade a fazer. Assim sendo, é-lhe apresentado inúmeros candidatos, mas Philippe acaba por escolher o ajudante mais improvável. Driss era um rapaz do bairro - rebelde - que em tudo contrastava com a vida recheada de luxúrias de Philippe. Juntos acabam por desfrutar de vários momentos de pura diversão, mas também de alguma melancolia.
    Um filme que acabou por ser um retrato daquilo que aconteceu na realidade. Ainda existem pessoas que se julgam superiores por terem mais posses do que o comum dos mortais. Apresentam-se com algum sobranceio e algum desprezo por quem não partilha dos mesmos costumes, das mesmas vestes ou até da mesma forma de falar. E Driss representa a classe social que é olhada com desdém pelos que ocupam cargos da mais alta sociedade. Só que também é um exemplo de alguém com um grande coração e que apesar das dificuldades que a vida lhe proporciona a nível monetário, não deixa de ser alguém alegre. Em alguns casos - não querendo ser generalista - quem representa patamares mais altos da sociedade acaba por se reprimir de fazer A ou B com medo de manchar o seu perfil perante os olhos dos outros. No fundo, acabam por perder pequenos momentos da vida que acabam sempre por ser os melhores. Acabam por se privar de viver no verdadeiro sentido da palavra, se me permitem a hipérbole. Porém, somos todos iguais. Pertencer a pólos opostos da sociedade, não é sinónimo de viver em mundos diferentes. Todos temos sentimentos. Não são os bens materiais que possuímos que nos definem como pessoa. São os nossos valores. A nossa personalidade. E a amizade... A amizade está onde menos se espera.


← Anterior (37)                                                                                                                                                                                                              Seguinte (35) →                                                                                                                                                                                       

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário