22 de maio de 2015

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 35



Filme: The Big Lebowski
Actor: Jeff Bridges

por Tiago Moreira

    Senhoras e senhores, meninos e meninas... Apresento-vos: Eddie Vedder todo drogado!... Menti-vos. Acreditaram? É o que dá acreditarem em tudo o que lêem na internet. Não podem acreditar em tudo o que vos dizem... Não é Eddie Vedder, mas é um pouco parecido. O actor que aqui podem vislumbrar do lado esquerdo é Jeff Bridges - actor que, não há muito tempo, foi galardoado com o Óscar de melhor actor principal no filme "Crazy Heart".
    Todavia, o filme onde se insere a nossa personagem de hoje em nada tem a ver com "Crazy Heart". "The Big Lebowski" nada tem a ver com romance e dramas relacionados com a vida profissional. Esta película onde integra Jeffrey Lebowski tem todo um dramatismo bem mais profundo. No caso, dois indivíduos entraram em sua casa por engano a pedir-lhe dinheiro e mesmo sabendo que erraram, urinaram no seu tapete da sala. E é aqui que tudo começa. Jeffrey - que se recusa a ser conhecido como tal e prefere ser chamado de The Dude - ficou bastante transtornado e decidiu averiguar quem era o Lebowski de que ambos os indivíduos procuravam. Assim sendo, largou a sua rotina que consistia em se drogar deitado no tapete - agora urinado - e partiu para a aventura da sua vida. Depois de conseguir reclamar um tapete da grande mansão do verdadeiro Lebowski, é assaltado onde lhe levam de novo o seu tapete - pelo menos desta vez não lhe causaram aquela sensação de «tão perto, mas tão longe» ao não urinarem no dito. The Dude é contactado pelo Big Lebowski para que este entregasse 1 milhão de dólares aos raptores da sua mulher (supostamente tinha sido raptada). The Dude aceita e juntamente com o seu parceiro tresloucado Walter acabam por inventar um plano em que levariam Bunny (mulher de Lebowski) e a mala com o dinheiro para casa enganando os criminosos com uma mala cheia de cuecas sujas de Walter. Um plano que tem tudo para correr mal e corre mesmo. Com um grau humorístico elevado já que Walter é um ser imprevisivelmente humorístico. Tem um pequeno toque de Alan de «The Hangover».
    The Dude é um clássico do cinema. Um verdadeiro hippie que não quer trabalhar e que passa os dias a drogar-se e a ouvir música com o seu walkman. Também é um amante do bowling tal como os seus 2 fiéis companheiros. Haverá sempre um acaso que rompa a rotina até dos seres mais preguiçosos. Neste preciso caso, foi um tapete urinado.


← Anterior (36)                                                                                                                                                                                                              Seguinte (34) →                                                                                                                                                                                       

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário