15 de abril de 2015

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 49



Filme: Seven Pounds
Actor: Will Smith

por Tiago Moreira


    Quando ouvimos falar do nome de Will Smith lembramo-nos logo da sua personagem em "Pursuit of Happiness". De facto, é das melhores interpretações do actor - senão a melhor. Contudo, existe uma outra que escapou a muito boa gente amante do cinema. A história de Grant Nieporte e realizada por Gabriele Muccino teve um impacto misto na crítica, alternando entre boas e más pontuações ao filme.
    É um filme com emoção do início ao fim e que Will Smith consegue brilhantemente transparecer. Quase que conseguimos sentir as emoções interpretadas pelo actor e a banda sonora acaba por se tornar numa fiel aliada de Will ao longo da película.
    Para nos contextualizarmos um pouco, Will Smith dá-se a conhecer como Ben Thomas. Um homem que tinha praticamente tudo na vida. Uma casa fabulosa e uma mulher que amava. Contudo, uma distracção na estrada acaba por virar a vida de Ben do avesso. Ele acaba por sair praticamente ileso, mas vitimou sete pessoas inocentes - incluindo a sua mulher. Ben passa duma vida perfeita a uma profunda depressão. Para se sentir bem consigo próprio, Thomas decidiu que iria mudar a vida a outras sete pessoas que estariam em extremas dificuldades - quer física, quer mentalmente -, mas para isso queria certificar-se que as mesmas mereciam essa oportunidade única na vida - a oportunidade de viver em condições normais, a oportunidade de pura e simplesmente viver. Para isso usou os meios que tinha à sua mercê - ilegalmente. O resto depois vocês vêem. Vale a pena.
    A frase inicial de Will Smith no filme resume tudo: "In seven days, God created the world. And in seven seconds, I shattered mine." - E é algo que pode ser usado em qualquer contexto. Algo bom demora sempre muito tempo para que se torne bom, mas basta um pequeno deslize certeiro para que tudo se desmorone. É como se nós estivéssemos a construir um castelo de pedra com todo o esforço e que o mesmo se tornasse num castelo de cartas que desaba ao mínimo sopro, ao mínimo erro grave.
    Ben - que não é Ben - optou por redimir-se do seu erro devolvendo a vida a sete outras pessoas. Por uma delas acaba mesmo por se apaixonar. Uma das mais emocionantes histórias de amor, sem a purpurina que os romances de hoje em dia têm.
    Ben deu tudo de si. Literalmente tudo de si.


← Anterior (50)                                                                                                                                                                                                              Seguinte (48) →                                                                                                                                                                                     

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário